26 fevereiro, 2018

# @efinco # Editora Novo Conceito

Resenha :: Garota Replay


Thizi é uma adolescente carioca, que é criada pela empregada da família porque os pais dela estão sempre de malas prontas e passagem reservada para algum lugar do mundo. Além do abandono afetivo ela encontra no amigo Tito seu porto seguro. Mas, apesar de tentar lidar da melhor maneira com sua situação de vida e desde nova aprender a lidar com seus recursos financeiros, ela acaba num relacionamento nada legal com seu namorado Tadeu.

Narrado em primeira pessoa, as situações levaram menos de 03 capítulos para me prender à leitura e não querer largar, mas como a história é narrada pela visão da Thizi, muitos momentos você pode ficar irritado com ela, mas basta lembrar que você está no mundo de uma adolescente filha única e "sozinha".  Foi uma leitura bem leve e extremamente divertida. O texto é fluído e as reviravoltas mesmo não sendo surpreendentes se revelaram encantadoras e super inteligentes da forma em que foram descritas. 

“ – Olha, não seu se posso falar sobre suas escolhas. Elas estão aí dentro. Algumas dores precisam ser vividas. A vida só funciona quando as certezas são maiores que as dores. ” (Página 74)

Não espere grandes personagens ou uma trama densa, é uma leitura tranquila com uma boa história, mas os personagens são o que são, adolescentes. A narrativa fica entre pensamentos e descrições, então vale manter a atenção para não perder os detalhes. Eu achei que ficou com um tom de episódio de seriado.

Graças a Deus, a autora não nos fez sofrer com um excesso de gírias ou falas que tentam tornar os adolescentes oriundos de alguma tribo, o foco fica na trama da história. Conforme ia lendo eu me lembrei de uma canção que diz "meu melhor amigo é o meu amor" e de há muito tempo Humberto Gessinguer já alardeava que precisamos de alguém que nos de segurança.

Tito é aquele melhor amigo gato dela que está sempre por perto e de cara ajuda a Thizy a lidar com a ausência dos pais e também com o namorado traidor. Mas para isso, foi preciso que Tito levasse um soco de Tadeu e um grave acidente de carro para que ela finalmente acordasse para a vida.  Eu me apaixonei pelo Tito, enquanto o "Tadeu" ia mudando de nome à medida que minha mente me lembrava outras pessoas tão iguais a ele. Fica muito mais fácil acreditar na história quando a sua própria adolescência foi recheada de pessoas que lembram os personagens.

"Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias...?" Garota Replay (Página 94)

No meio desses conflitos entre o amigo e o ex-namorado, Thizi resolve ir a uma boate sozinha, na esperança de “fugir” dos problemas, mas tem uma surpresa ao se deparar com sua cópia, dançando livre, leve e solta – e parecendo muito mais TUDO que ela, bonita, feliz, bem resolvida – da pista de dança. A partir daí, em diversas outras ocasiões ela encontra a garota, sua cópia, sempre reparando que a Replay, apesar de ter a sua cara, é bem mais cuidada e bonita que ela. Intrigada com essa cópia que surgiu do nada, Thizi quer saber qual a relação entre as duas e vai em busca de respostas, que só a Replay pode lhe fornecer.

Lembram-se do grave acidente de carro que narrei no início? Ele volta a cena do livro e quando vamos conhecendo mais do que realmente aconteceu naquela noite o livro sofre a reviravolta que vai esclarecer todos os pontos, incluindo que é a Replay. Só esse final já valeria a leitura do livro, mas sinceramente eu recomendo o livro todo. Thizi é uma garota real que precisa tomar decisões que afetarão seu futuro. E que ainda, precisa entender que nada mudará o passado e que o único tempo que temos é o presente.

"O mais difícil da vida acontece sem o nosso controle, sem a nossa chance de voltar atrás. Podemos rever o passo das palavras, pedindo desculpas por ofensas ou afirmações mal-educadas. Tentamos e podemos consertar certos erros, mas não podemos reviver um corpo sem vida." (Página 88)

A edição do livro é muito bem trabalhada, com uma capa que faz parte da história e isso já é maravilhoso. aA encadernação é ótima, papel amarelo e letra que ajuda demais na leitura. A revisão foi super bem-feita.  Esse é um livro para um público jovem, com uma história para todas as idades. Talvez, como eu, você pense que gostaria de ter lido aos 16 anos e ter se feito algumas das perguntas que a Thizi se fez. Ou ter se encontrado com a sua Replay e ter alguns spoilers para te ajudar a errar menos. Mas, mesmo com a idade e experiência atual eu me diverti muito.

Seja feliz e divirta-se! 

Confira o Book Trailer do Livro:



Nota :: 


Baixe um trecho do livro: download


Informações Técnicas do livro

Garota Replay
O que você faria se encontrasse você mesma?
Ano: 2012
Páginas: 144
Editora: Novo Conceito Jovem
Sinopse (Skoob):
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...
  

Livro da parceria com o projeto Amigo Livro ES – 15ª. Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!