10 setembro, 2022

# @Danii # Fantasia

Resenha :: Valente (Contos de Fadas Modernos #2)



Oi, serzinho! Voltei ao Reino das Fadas da Holly Black, dessa vez lendo Valente, segundo livro da série Contos de Fadas Modernos, não foi exatamente o que eu esperava, mas vamos à resenha.

 

Nada daquilo parecia real, mas o mundo com certeza seria mais legal com algo tão irreal dentro dele.



Nesse segundo livro, vamos conhecer Valerie, que sofre uma grande decepção e decide fugir rumo à Nova York, primeiramente pensando ser por algumas horas, mas depois não conseguindo nem pensar em voltar. Em NY, ela conhece Lolli e Dave, e logo depois Luis, que vivem em uma estação de metrô abandonada (sim, ela se junta a jovens sem teto que não conhece direito). Logo ela descobre que Luis, às vezes o Dave também, faz entregas para fadas (que ela não acreditava existirem), que vivem em NY, de poções feitas por um troll, que ajuda as fadas a sofrerem menos com o ferro que tanto as prejudicam, poções que apelidaram de Nuncamais. Ela descobre também que Lolli e Dave roubam sempre um pouco de Nuncamais para eles mesmos usarem, porque ela dá "poderes especiais" aos humanos, mesmo não sendo indicada para eles. Vendo eles "usarem" Nuncamais, ela também decide experimentar, mas depois da primeira vez, pode ser difícil não querer mais.

 

— Só porque uma coisa não é uma boa ideia não significa que você consiga evitá-la.



Em um ato impensado, Valerie acaba conhecendo o troll, Ravus, e acaba também fazendo entregas. Mas logo se vê em um emaranhado de problemas que não pode fugir, como esclarecer assassinatos de fadas, enfrentar traumas e lidar com uma surpreendente paixão por um troll. 

  

Cada pessoa parecia ter um destino, mas Val era um pedaço de madeira à deriva, girando na correnteza de um rio, sem ter certeza de para onde se movia. Tudo o que sabia era como fazer para girar mais rápido.


A Holly Black, com certeza, desde quando começou a escrever, tem um dom para escrever coisas inusitadas e criativas, com boas chances de nos surpreender, como é o que acontece em Valente. 

  

Pela sinopse, eu já imaginava que os personagens de Tithe (resenha aqui) não seriam protagonistas nesse livro, mas eu esperava ter boas doses do meu querido Roiben e da Kaye mesmo assim. Se você pudesse olhar para mim agora, veria a minha cara de palhaça. Porque foi quase uma curta participação especial, que não deu para acrescentar muita coisa na história do livro anterior, mesmo eu querendo muito saber mais.



Enfim, focando em Valente, preciso dizer que achei esse livro mais pesado que Tithe, porque de certa forma fala sobre drogas, mesmo que "drogas de fadas", sobre o abuso, a dependência, o entorpecimento, a falta de controle sobre corpo e a mente e uma possível overdose. Algumas coisas desse livro me incomodaram bastante, não acho que a autora tenha tentado romantizar o uso de drogas, nem nada do tipo, até porque ela mostra, de certa forma, as consequências, mas que tem um abuso descarado de drogas (de fadas), isso tem. Porém tem uma certa cena que me incomodou muito, mais que outras, que foi difícil de engolir, não vou falar qual por motivos de spoiler, não sei se incomodaria todos, mas no meu caso, me deu muita raiva. 

  

Esse livro também não nos leva tanto ao "Reino das Fadas" propriamente dito como Tithe, se passa mais nas ruas de Nova York mesmo, com as fadas que vivem exiladas ou escondidas lá. Mas como é um livro de "contos de fadas", senti falta de mais cenas com fadas e menos com humanos. O que me prendeu mesmo foi o mistério sobre os assassinatos de algumas fadas, que se tivesse mais desse mistério e mais do reino das fadas e menos jovens entorpecidos, eu provavelmente teria gostado bem mais do livro.



Sobre os personagens confesso que foi difícil me apegar e me afeiçoar a eles. Sinceramente, por mim, dos personagens que aparecem mais, tirando o Ravus e, talvez, a Val, o restante podia morrer tudo que eu nem choraria. Meu personagem favorito em Valente, com certeza, é o Ravus, meu troll mais lindo (para um troll) e encantador. A Valerie eu poderia dizer que achei corajosa, "valente", mas na maior parte só achei meio doida e sem juízo mesmo, apesar de ela ter qualidades também, principalmente quando não estava tomando decisões ruins com seus "amigos", mas quando ela estava com o Ravus, por exemplo, ela realmente se tornava alguém melhor de acompanhar. 

  

Mas, apesar de tudo, tem coisas muito interessantes nesse livro, como a Val aprendendo a lutar, a história do Ravus, o desenvolvimento de um romance não instantâneo e o mistério que eu já mencionei, com um final que gostei e achei coerente. Tudo isso regado com a escrita da Holly, que sempre me fisga, sendo um livro que escreveu há anos ou recentemente.



Estudando as próprias mãos, lanhadas e sujas de terra, era difícil imaginar que seriam mãos que salvariam alguém. 

  

Achei Valente uma leitura peculiar e super válida, apesar de não ter gostado de tudo totalmente, sempre é bom visitar o Reino das Fadas criado pela minha amada Holly Black. Não vejo a hora de ler o terceiro livro da série, Reino de Ferro, para reencontrar (de verdade dessa vez) os personagens de Tithe, principalmente o Roiben, não sei se posso esperar reencontrar os de Valente também, mas quem sabe. Até!



Informações Técnicas do livro

Valente 

Contos de Fadas Modernos #2 

Holly Black 

Tradução: Adriana Fidalgo 

Ano: 2022 

Páginas: 208 

Editora: Galera Record 

Sinopse:

O Povo das Fadas está de volta! No segundo volume da série Contos de Fadas Modernos, conheça Valerie Russel, que abre mão de sua vida comum para se aventurar nas ruas de Nova York, onde conhece um grupo de amigos que guardam segredos estranhos, ou melhor, encantados. Valente é uma nova chance de ser fisgado pelo sedutor Reino das Fadas. 

 

Após sofrer uma grande – e terrível – decepção envolvendo a mãe, o namorado e a melhor amiga, Valerie decide fugir para Nova York sem olhar para trás. Lá, conhece Lolli, Dave e Luis, que vivem nos túneis fétidos do metrô, vasculhando latas de lixo em busca de alimentos e objetos para vender. 

Não demora muito para Val descobrir que Luis, que por algum motivo parece detestá-la, sai todas as noites para realizar entregas de uma substância apelidada de “Nuncamais” – que Lolli e Dave roubam discretamente para uso próprio. Val decide também experimentar e percebe que a substância é literalmente mágica, conferindo poderes especiais aos humanos que a usam. Sob o seu efeito, ela e os novos amigos conseguem transformar objetos, fazer com que outras pessoas obedeçam aos seus comandos, dentre outros encantos. 

Val parece atrair problemas, e ela terá que aprender a lidar com eles em vez de fugir, mesmo que isso envolva desvendar os crimes, revisitar traumas e aceitar o desinteresse do troll por quem se apaixonou.  

Contos de Fadas Modernos é a série de estreia de Holly Black, autora #1 do New York Times, responsável pelas sagas As Crônicas de Spidewick e O Povo do Ar, pelas quais atingiu o topo das listas de mais vendidos. Valente chega às livrarias em edição especial em capa dura. 

 

“Sob a camada sombria, os leitores encontram personagens bem desenvolvidos, enredo emocionante e pura magia.”  – School Library Journal



Para comprar:

 Livro Físico

 E-book



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!