12 novembro, 2022

# @efinco # Clássico

Resenha :: A Fantástica Fábrica de Chocolate



Eu imagino que essa história já chegou a todas as gerações, ao menos através do cinema. Comigo não foi diferente, porém eu sempre me senti muito próxima a Charlie, por crescer em uma cidade que também tem uma imensa fábrica de chocolate e deixar no ar de todo um bairro um delicioso cheiro de chocolate meio amargo, castanhas e açúcar. E assim, quando vi que a editora traria uma nova publicação desse livro, foi impossível não querer ler.



Temos um narrador que nos conta o que acontece e faz alguns comentários sobre os acontecimentos, presentes e futuros. De modo que além de aumentar a curiosidade, cria pontos de agilidade na trama, adiantando pequenos fatos futuros. 

  

Amo com o Willy Wonka é tão original e, ao mesmo tempo, me lembra uma releitura de Papai Noel, dando a cada um conforme suas ações e criando maravilhas e surpresas com seus assistentes quase mágicos e nada convencionais. Claro que nessa história não basta apenas ser bom ou má, a recompensa de cada um será segundo suas ações e o comportamento, que claramente é um reflexo dos adultos e não das próprias crianças. 

  

Então, calmamente, com aquela estranha sabedoria que, com frequência, parece tomar conta das crianças em épocas de dificuldade, ele começou a mudar algumas coisas em sua vida, para poupar forças. 



Contudo, preciso dizer, que é ainda mais maravilhoso ler o texto, porque a escrita do autor mais uma vez é impecável! Com todo o conjunto perfeito para ser impossível parar de ler ou terminar a leitura sem se apaixonar profundamente pela história. A carga dramática tanto de Charlie, quanto do próprio Wonka, é perfeita para além de uma mensagem sempre atual trazer a discussão diversos temas pertinentes, tanto ao mundo dos adultos quanto das crianças. Pequenos e grandes “pecados capitais” tem maior ou menor destaque, mas são tão verossímeis que ganham aquele senso de realidade e urgência, para uma sociedade que evolua para algo melhor do que já foi ou ainda é. 

  

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para acompanhar a história, mas recomendo fortemente um delicioso acompanhamento, seja ao leite ou branco. Seja líquido, quente ou frio, em barra ou tablete, não deixe de ter um delicioso chocolate perto de você, porque te garanto ser impossível não desejar saborear esse produto que vem do cacau durante a leitura.



Charlie agarrou o chocolate mais que depressa, num segundo rasgou o papel e deu uma supermordida. Depois mais uma... e mais outra... ah, que felicidade ter aqueles pedaços grandes, doces e substanciosos dentro da boca! A felicidade abençoada de estar com a boca cheia de comida! 

  

Adoro como ele coloca que a sorte pode ser uma questão de esforço, como o pai que comprou quilos e quilos de chocolate a procura do cupom, quando daquele acaso que junta oportunidade com ação e de repente é o começo de uma mudança inesperada e muito ansiada, não apenas para Charlie. 

  

Claro que diferente das fábricas de chocolate da realidade, temos várias surpresas nesse livro e personagens que tornam a fábrica Willy Wonka a mais maravilhosa e verdadeiramente Fantástica Fábrica de Chocolate. Afinal, em qual outra fábrica seria possível encontrar os Umpa-Lumpas?? Ou mesmo, ter durante a leitura a mesma experiencia fantástica que foi assistir a alguma das adaptações para o cinema?? A resposta é nessa edição maravilhosa! E assim convido você a ler, ler com uma criança, comer chocolate e assistir ao filme. Garanto que o pacote de diversão será completo. Boa leitura e divirta-se! 



A edição merece tantos e tantos elogios, não apenas por ela, mas pelo conjunto que tem marcado as publicações do Roald Dahl na Galera Junior. Uma capa linda e icônica para com a história, ilustrações e apresentação dos personagens da história, uma contracapa lindíssima. Impressão perfeita em papel amarelo, diagramação e fontes que colaboram para uma leitura ainda mais fluida. Uma tradução impecável sem erros ortográficos ou de digitação, em uma revisão excelente. 



Informações Técnicas do livro

A Fantástica Fábrica de Chocolate 

Roald Dahl 

Tradução: Dulce Horta 

Ano: 2022 

Páginas: 160 

Editora: Galera Junior 

Sinopse:

As portas da Fantástica Fábrica de Chocolate vão se abrir! Pegue o seu bilhete dourado e embarque nesta incrível (e muito doce) aventura com Charlie, Willy Wonka e os Umpa-Lumpas. A Fantástica Fábrica de Chocolate, clássico da literatura mundial em uma edição com capa inédita de Isadora Zeferino. 

 

Charlie nunca teve muita sorte na vida. Ele mora em um casebre com os pais e os quatro avós, todos dividindo o parco espaço e tendo que jantar sopa de repolho rala todas as noites. Mas Charlie não quer repolho. O que ele quer, a comida que ele mais ama no mundo, é CHOCOLATE! E o mais triste é que bem pertinho da sua casa existe a enorme, estupenda, magnífica, fantástica Fábrica de Chocolate! O sonho de qualquer criança. 

Mas ninguém entra nem sai da Fábrica há anos. Willy Wonka (simplesmente o maior inventor e fabricante de chocolates que já existiu!) se tornou muito recluso e os portões da Fábrica se abrem apenas para enviar carregamentos de doces e chocolates. É tudo tão misterioso que ninguém nem sabe quem são os funcionários que trabalham lá… 

Porém, tudo muda quando repentinamente Willy Wonka anuncia que vai liberar cinco bilhetes dourados para cinco crianças sortudíssimas poderem visitar a Fantástica Fábrica de Chocolate. Para Charlie, encontrar o bilhete seria melhor do que ganhar na loteria. Basta agora apenas torcer por uma barrinha premiada que seja! 

Um dos maiores clássicos da literatura infantil, A Fantástica Fábrica de Chocolate é uma das obras mais conhecidas de Roald Dahl. Com diversas adaptações para o cinema, a história encanta leitores há gerações.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book


Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!