Olá, pessoa! Essa é uma resenha diferente, porque quero falar não apenas com quem vai ler, mas também com quem vai presentear ou ler junto, afinal livros infantis, além de criar o hábito da leitura nos pequenos, também são a oportunidade perfeita para gerar memórias afetivas e dar a hora de dormir, um doce motivo para o infantil correr para a cama. Ou transformar um momento fora das telas em algo mais que especial.
Valente como leão, sábio como a corujinha.
●Para os pais e responsáveis: "Meu coração é um Zoológico" brinca com quem lê e cria um ambiente educativo de uma forma muito interessante. Além de imagens belíssimas feitas usando o título como motivo, temos ainda uma combinação deliciosa de cores. Os textos curtos e rimados soam como poesias e rendem boas risadas quando fazem uma gostosa cacofonia, por pura distração de quem está lendo.
Os textos curtos, além de manterem a atenção, também deixam aquela gostosa sensação de que será uma história lida e relida várias vezes, sem se tornar chata ou repetitiva. Afinal houveram várias pausas com os mais variados assuntos a cada novo animal na história. Como, por exemplo, a diferença entre sapo e rã.
Ou seja, a imaginação e curiosidade vai para além do texto. Nada poderia ser melhor, não é mesmo? Eu recomendo a leitura para crianças de zero a dez anos. A maior diferença pode ser que com dez anos surjam perguntas sobre esse livro, que foi traduzido, então de onde era quem escreveu, quando escreveu e algumas percepções bastante interessantes. Ou seja, todo um olhar totalmente diferente do nosso, enriquecendo a leitura.
●Sugestão de atividades: criar desenhos com formas geométricas, contar os corações (sugestão da contracapa), fazer pintura de animais com diferentes materiais.
belo como o lobo na neblina da manhã
● Para os pequenos leitores: Creio que de cara vocês vão notar as formas geométricas, talvez pela natureza curiosa ou interativa por natureza, queiram aceitar o desafio na contracapa e sair contando. Os adultos vão adorar tanta interação. O passeio pelas páginas do livro também rendem uma visita a vários animais.
Que tal me contar qual o seu favorito depois da leitura?
Espero que você também se divirta como meu Sam, que sinceramente não curtiu o suco favorito dos hipopótamos, mas como prometi que ele não vai precisar tomar, ficou tudo bem. E você, será que gostaria de beber esse suco?
Por aqui, decidimos que vamos ler de novo depois de um passeio no parque, assim poderemos pensar sobre novas descobertas de animais e insetos e teremos a oportunidade de comparar com as belas ilustrações. E, você, gosta de passear em lugares com animais?
Espero que vocês, assim como Sam e eu, se encantem com essa história.
Informações Técnicas do livro
Meu Coração é um Zoológico
Michael Hall
Título Original: My Heart Is Like a Zoo
Tradução: Marília Garcia
Ano: 2012
Páginas: 32
Editora: Reco-reco
Sinopse:
Você sabe qual é o animal que é forte porque toma suco de alface? Ou o que é mansinho e adora pegar uma corzinha? Tem um que é arisco, outro, tagarela, e outro ainda que é elegante. Você consegue adivinhar quais são? Em Meu coração é um zoológico, livro que vem arrebatando elogios de pais, professores, e, principalmente, a admiração das crianças em todo o mundo, Michael Hall cria um zoológico inusitado, com todos os animais preferidos de um menino. As rimas simples, precisas e inteligentes dão a cada animal um adjetivo que lhe é peculiar. E o que é ainda mais legal: Michael desenha todos eles apenas usando vários corações. Quer saber como? Veja o vídeo aqui Na imprensa”Animais, adjetivos e corações – um monte de corações – se misturam neste livro brilhante e atraente.”Kirkus Reviews”Este livro vai encontrar muitos leitores, tanto na sala de aula como em casa. É uma escolha excelente para compartilhar experiências e sensações com as crianças.”School Library Journal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!