14 fevereiro, 2017

# @André Gama # Tag Literária

Tag Literária :: O Farol (Blog Convidado)



Oi leitores do Clube do Farol. A Elis me convidou para responder essa TAG para o blog. Foi uma grande honra, mas tenho que confessar que não foi tão fácil como pensei que seria.
Tentei não repetir os livros e aproveitar para indicar boas leituras. Meu nome é André, moro em Vitória ES, e sou apaixonado por livros e filmes. Há pouco tempo criei o blog Garotos Perdidos. Ficaria feliz com a visita de vocês. Um grande beijo em todos e vamos às perguntas.

Encontrando o Farol - Um livro que te deixou em paz 
Sinopse
Aristóteles e Dante Descobrem os segredos do Universo
Benjamin Alire Sáenz
Editora Seguinte

 Difícil pensar em um livro que te deixou em paz, porque, normalmente para chegar à paz desejada, os personagens costumam passar por maus momentos. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Benjamim Alire Sàenz, é uma boa opção porque Sàenz consegue escrever coisas do dia a dia que aparentemente seriam insignificantes,  mas que possuem uma importância fundamental na vida de um se humano: amor! Mas é um tipo de amor que transcende o amor sexual. É o amor pela família, pela amizade, pela vida.
“Aposto que às vezes é possível desvendar todos os mistérios do Universo na mão de uma pessoa.”

Farol Apagado - Um livro que você abandonou
Sinopse
Magimakia: A Busca por Merlin
Rafael Lovato
Chiado Editora

Não sou de abandonar um livro. Vou até o final mesmo o livro sendo ruim, mas não consigo passar das primeiras 20 páginas de Magimakia. Já tentei umas 2 vezes. Não sei se o livro é bom ou ruim, porque não tem como saber pelas poucas páginas lidas, mas ele é bem avaliado tanto no Skoob quanto no Goodreads. Tem algo nele que me impede de seguir em frente.



Farol Caído - Um livro que derrubou todas as suas expectativas
Sinopse
Os Goonies
James Kahn
Darkside

O filme Os Goonies fez parte da minha adolescência, assim como diversos outros filmes do Steven Spielberg. Quando a Darkside trouxe a novelização do filme para o Brasil em uma edição especial linda, comprei imediatamente.
Infelizmente, o texto de James Kahn não conseguiu me fazer sentir a nostalgia que imaginei que iria sentir.



Farol Incendiado - Um livro que te fez sentir muita raiva (por ser bom ou ruim)
Sinopse
Surpreendente
Maurício Gomyde
Editora Intrínseca

Quando o autor Maurício Gomyde veio lançar Surpreendente aqui no estado, fui ao evento e acabei comprando o livro como incentivo. Não era muito de ler livros de autores nacionais (esse livro poderia entrar também na categoria: Luz que te Guia). Pedro, personagem principal, é estudante de cinema, trabalha em uma locadora e organiza um cine clube. Como amo cinema e já trabalhei em locadoras de vídeo, a identificação foi imediata. O livro traz várias citações de filmes e músicas. É o livro com mais post it que tenho. Nunca imaginei que uma simples página colorida fosse me fazer ficar seco de tanto chorar. Amo esse livro!

 Farol Turístico - Um livro que se passa em algum lugar que você quer conhecer
Sinopse
Better Nate Than Ever
Tim Ferdele
Ainda não lançado no Brasil

Gosto muito de Fantasias e Distopias, então, estamos falando de lugares mágicos, fantásticos, paralelos e distópicos. Fica difícil conhecer um lugar desses!
Comprei neste mês o livro Better Nate Than Ever que ainda não foi lançado aqui no Brasil, mas acredito que será em breve porque o autor Tim Ferdele está fazendo muito sucesso nos EUA. O livro conta a história de Nate Foster, um garoto cujo sonho é participar de um espetáculo da Broadway, em Nova York. Como ele mora na Pennsylvania, foge para Nova York para correr atrás de seu sonho.
Nova York, a cidade que nunca dorme. Adoraria conhecer e assistir às peças da Broadway.

 Luz que Te Guia - Um livro que te iniciou em um gênero literário novo
Sinopse

Trilogia Jishu
Josiane Veiga
Clube de Autores

A trilogia Jishu é composta por Rendição, Redenção e Remissão e o gênero deles é Romance Erótico Gay. Já tinha lido alguns contos do gênero antes, mas nenhum com a qualidade dessa trilogia. Se você curte, pare tudo agora e corra pra ler. A história é sobre os cinco integrantes da banda teen japonesa Jishu. Não tem como não shippar o casal formado por Ken Takeshi e Kazuo Ninomura. A autora nos traz personagens bem desenvolvidos, cultura japonesa e os bastidores de uma banda de sucesso.

Falha no Farol - Um livro que todos amam menos você
Sinopse
A Menina que Roubava Livros
Markus Zusak
Editora Intrínseca

Antes que alguém me bata, me deixe esclarecer uma coisa. Não é que eu não goste do livro, simplesmente, não acho essa cocada toda. A história de Liesel que rouba livros para manter a sanidade durante a segunda guerra mundial não me tocou como outros livros de guerra que são contados pela perspectiva de uma criança. Acho que li com a expectativa muito alta, afinal esse livro é amado por tantas pessoas.


Encontro no Farol - Um livro que tem os personagens mais shippaveis
Sinopse
O Príncipe dos Canalhas
Loretta Chase
Editora Arqueiro

Costumo shippar fácil o casal principal de um bom romance.O mais recente foi com o vocalista da banda Four River, Rohan Sen, e Aillen Kern, no livro O Cobiçado: Rohan Sen, da Mari Scotti.
Mas, meu voto vai para o casal Sebastian Ballister e Jessica Trent, de O Príncipe dos Canalhas, escrito por Loretta Chase.
Quase escolhi o casal formado pelo Daemon, um alienígena, e Katy, da série Lux, escrita por Jennifer L. Armentrout. Ficou com a medalha de prata!
Gosto muito de romances sobrenaturais e com bad boys. Clichê eu sei, mas fazer o quê?

Clube do Farol - Um livro que você leu com amigos ou que foi uma indicação do blog (Clube do Farol) 
Fragmentados
Neal Shusterman
Editora Novo Conceito

Li Fragmentados achando que fosse um stand alone, mas a continuação acabou de ser lançada aqui no Brasil. Pesquisando na internet, descobri que a série é composta por 4 livros e todos já foram lançados nos EUA. Fazia tempo que queria ler e é realmente imperdível. Se você gosta de distopia, vai amar. Não é uma história comum, afinal, estamos em uma sociedade onde os jovens rejeitados pelos seus pais podem ser mandados para a fragmentação. Lá, seus corpos serão reduzidos a pedaços que poderão ter melhor utilidade para outras pessoas. Com certeza entrará para a lista dos Melhores do Ano.
“Eu prefiro ser parcialmente grande a ser completamente imprestável.”

Luz do Farol - Um livro que mudou a sua vida
Sinopse
A História Sem Fim
Michael Ende
Martins Fontes

Os livros que li na infância/adolescência são os livros que mais mudaram a minha vida. Talvez por ser um período de descobrimento e formação. Dessa época, destaco A História Sem Fim, de Michael Ende. Acho que gosto de livros de fantasia desde sempre. A edição que tenho é maravilhosa! O texto é escrito em duas cores para diferenciar o que é real e o que se passa no livro que Sebastian está lendo. Quando esses dois mundos começam a se mesclar é quando a aventura realmente começa. O livro já foi adaptado para o cinema em 1984. Acabei de decidir que vou reler A História Sem Fim. ❤️

Farol Perdido - Um livro que você não entendeu nada
Sinopse
Fernão Capelo Gaivota
Richard Bach
Círculo do Livro

Costumo passar longe dos livros muito intelectuais. Simplesmente, não faz meu gênero. Então não me lembro de um livro que não entendi nada, mas há um livro chamado Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach, que li quando jovem e me lembro de não ter gostado muito. Não que não tenha entendido o livro, mas talvez não consegui perceber a mensagem que aquela fábula queria passar.
“Podemos ser livres. Podemos aprender a voar.”

 Farol Impostor - Um livro que você achou que era uma coisa, mas era outra
Sinopse
Os Humanos
Matt Haig
Editora Jangada

Comprei o livro achando que seria uma ficção científica, mas o autor foca mais na relação do extraterrestre com a esposa, o filho e o cachorro de estimação, quando ele assume a forma do professor e matemático que acabou de matar. Foi uma grata surpresa, mas o livro é mais um drama familiar com pitadas de ficção científica do que o contrário.


 
Luz no Meio da Tempestade - Um livro com uma cena ou um acontecimento que salva o restante do livro
Sinopse
Os Imortais
Alyson Noël
Editora Intrínseca

Para uma cena ou um acontecimento salvar o restante do livro é porque o livro é ruim. Olhando na minha estante e no meu kindle, não vejo nenhum livro que se encaixe... bem... na realidade tem a série Os Imortais, da Alyson Noël. É uma série muito fraca, mas o lado sobrenatural me segurou até o final do sexto livro, tendo alguns momentos legais aqui e ali.



Sobre o Convidado,

Todas as crianças cresceram e eu continuei sendo um Garoto Perdido.
O trabalho e as obrigações da vida nos afastam da criança que fomos um dia, mas quando abro um livro ou começo a ver um filme percebo que nunca deixei a Terra do Nunca. Seja bem vindo ao mundo dos Garotos Perdidos.

Acesse o Garotos Perdidos

Conheça as redes sociais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!