28 junho, 2021

# @André Gama # Augusto Alvarenga

Resenha :: 1+1 - A Matemática do Amor


Eu ganhei o Box Romances de Verão (1+1: A Matemática do AmorO Garoto Quase Atropelado e O Verão em que Tudo Mudou) da grande Bete. Enrolei um pouco para ler, mas finalmente li 1+1: A Matemática do Amor.

 

Lucas e Bernardo são melhores amigos desde muito pequenos. De repente, ficam sabendo que Bernardo terá que se mudar com a família para Portugal. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe o quanto valiosa é aquela amizade. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra como um cronômetro lembrando que o tempo está se esgotando. Durante esse tempo, os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos?



1+1: A Matemática do Amor me lembrou muito os livros do autor Victor Martins (15 Dias e Um Milhão de Finais Felizes) por ser uma história singela, porém repleta de sentimentos. Eu adoro histórias de amigos que se apaixonam, sejam elas romances héteros ou homo afetivos. 

 

Bernardo e Lucas são dois personagens apaixonantes. Me identifiquei muito com o Lucas que é um pouco mais introspectivo e muito sentimental. Bernardo é do verão enquanto Lucas é do inverno. Bernardo se revolta com seus pais por causa da mudança e Lucas tenta fazer de tudo para alegrar o amigo. Os pais dos meninos também são personagens bem queridos, mas o que dizer da tia Sarah? Ela é perfeita! Amei ela!



Os capítulos são alternados entre os pontos de vista do Lucas e do Bernardo. Não sei quem escreveu quem, mas é fácil identificar os personagens só pela narrativa. A escrita dos autores Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga é bem fluida e emocionante. Sorri e chorei muito durante a leitura. 

 

Me surpreendi positivamente com a ótima diagramação feita pela editora Faro Editorial. Há algumas ilustrações espalhadas por todo o livro e a capa tem alto relevo e verniz localizado. Muito bonita e colorida.



Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato que estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas, variações e estatísticas, mas no amor nem sempre 1+1=2. 

  

1+1: A Matemática do Amor é um romance juvenil muito bem escrito, por isso indico para todas as idades. Venha se emocionar com esta linda história de amizade, de amor e sobre como a vida é cheia de surpresas, chegadas e partidas. 

 

Com amor, André



Informações Técnicas do livro

1+1: A Matemática do Amor

Box Romances de Verão 

Vinicius Grossos e Augusto Alvarenga

Ano: 2016 

Páginas: 256 

Editora: Faro Editorial 

Sinopse: 

Lucas e Bernardo são dois garotos, melhores amigos um do outro de toda a vida. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. Nesse momento, cada um a seu modo, percebe como valiosa era aquela amizade, algo que não queriam perder. Bernardo reage mal e se revolta. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas. Ele escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Mas, a cada dia, o fantasma da separação os assombra com um cronômetro lembrando que o tempo se esgota e, ainda assim, os dois passam por grandes momentos juntos. Então os meninos percebem que há algo mais entre eles... um sentimento profundo, que não conseguem explicar e tornam todas aquelas experiências ainda mais intensas. Mas o que fazer com tudo isso quando se tem apenas 16 anos? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!