16 março, 2023

# @Mah # Editora Parceira

Resenha :: Luzes do Norte


Todo leitor já teve aquele momento que simplesmente enjoou de ler os mesmos clichês de sempre e queria algo diferente, que tirasse da zona de conforto o mesmo ponto de vista do universo fantástico em que os protagonistas são todos hétero, lutando pelo trono. Podemos listas vários que seguem essa linha, agora quantos livros você consegue lembrar do gênero de fantasia, com personagens negros, LGBTQIA+ e nacional?

O livro “Luzes do Norte” da autora Giulianna Domingues foi o primeiro livro que li com protagonistas bissexuais no universo fantástico - na verdade, apenas temos a confirmação de apenas uma das personagens que declarou sua orientação sexual como Bi, mas isso não é de importância -, sem nenhum triangulo amoroso ou luta pelo trono.
A história é do ponto de vista de Dimitria Coromandel, a melhora caçadora do Cantão da Romândia, que após matar um urso para a família mais nobre da cidade, é contratada para ser a chefe de guarda da Aurora Van Vintermer, a filha mais velha e a solteira mais cobiçada da cidade. Logo no primeiro encontro aquela dúvida se instaura na cabeça de Dimitria, se realmente sentiu algo pela Aurora, passando a se questionar cada vez mais que se aproximava intimamente da jovem. O amor até poderia acontecer, mas a consciência não deixa pela lembrança do seu irmão, a quem ela ama incondicionalmente e que é apaixonado platonicamente pela Aurora.

O universo criado tem magia e nobreza, porém não imagine aquele cenário de extrema pobreza e violência que é cada um lutando por si e todos são brutos. A personagem principal tem dificuldade financeira, mas a história parecia mostrar que a vida era boa e que o dinheiro é apenas um problema que pode ser enfrentado e não algo que a consome o tempo todo. Na minha cabeça, enquanto imaginava os locais, pensei em uma vila pequena, com casinhas coloridas e moradores simpáticos que compartilham o pão quente do fogão a lenha.

“Os Coromandel não tinham muito – mas Aurora haveria de ver que, ali, amor não faltava”


Mas calma, eu posso ter romantizada um pouco a história e preciso deixar claro que existem personagens chatos, afinal a história não iria andar se todos fossem bonzinhos. Não só personagens irritantes, como mistérios, que são lentamente jogados a cada capítulo.

A história foi devorada por mim com a ansiedade de saber a cada página se a escritora iria por algum caminho previsível, e pasmem, não foi, se tornando até agora uma das minhas melhores leituras do ano ou se deixar, da vida.

A escrita de Giulianna é doce, um adjetivo estranho de escolher, mas só quem leu irá entender. Os momentos de romance entre as duas personagens são tão simples, sem aquelas tretas e enrolações, é direto, dando até uma respirada no leitor em saber que a história não é pesada na relação da Aurora e Dimitria.

Enquanto lia pensei que a relação homossexual era um tabu no universo criado pela Giulianna, apenas presumi como todos os livros de fantasia acabam seguindo e errei feio, o que novamente deu um ar de leveza a história com a união entre pessoas do mesmo sexo sendo aceito pela sociedade.

Um comentário aleatório sobre minha impressão da leitura é que eu adorei os nomes criados pelos personagens, simplesmente se encaixou com o universo criado. Não sei se isso faz sentido, mas era algo que sentia constantemente.

Um único ponto “negativo” e que foi totalmente compreensível pelo número de páginas do livro é a pouca profundidade no universo mágico, eu entendi completamente a escolha da autora em não se aprofundar e sim focar no mistério e nas relações, porém eu adoraria saber mais se será aprofundado no segundo livro da obra.

Em resumo, se está afim de ler um livro com um romance que não irá dar aquela ansiedade de algo horrível acontecer com eles e com um mistério ao decorrer da história, Luzes do Norte é a escolha perfeita em um universo que parece brilhar em sua mente.

Informações Técnicas do livro

Luzes do Norte
Luzes do Norte
# 1
Giulianna Domingues

Ano: 2022 

Páginas: 280    

Editora: Galera Record

Sinopse:  

Dimitria Coromandel é uma caçadora excepcional, a melhor da região, e, após a morte dos seus pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família. Para ela, o peso da responsabilidade e a necessidade de conseguir dinheiro são os impulsos de sua movimentada rotina, e, no inclemente inverno de Nurensalem, ela precisa caçar durante o dia se quiser trazer comida para a casa à noite. No entanto, quando fisga a atenção de Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar.


Requisitada para desempenhar funções de chefe da guarda de Aurora, primogênita da abastada família Van Vintermer, Dimitria tem seu dia a dia significativamente alterado: agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo. Seria perfeito: atribuições simples em troca de um farto pagamento.

A novidade cai como uma luva também para Gui, seu irmão e apaixonado em segredo por Aurora desde a mais tenra infância. Para ele, o estreito contato entre elas pode representar uma chance de ser notado pela herdeira e, talvez, uma oportunidade de conquistar seu coração.

Mas à medida que o tempo passa, a proximidade entre Dimitria e Aurora dá origem a algo maior, mais profundo... e arrebatador. Dividida entre preservar seu novo e bem remunerado emprego, permitir que uma possível e arriscada relação se desenvolva, agir como cupido para o irmão e ir em busca de um monstro assassino de crianças à espreita nas redondezas sombrias de Nurensalem, Dimitria precisará fazer uma escolha.

Ainda que, para isso, coloque em risco a vida de quem ela mais ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!