14 novembro, 2018

# @Renara Pavez # Edição do autor

Resenha :: Caçadora de Estrelas (1ª Versão)


Oi, gente!!! 

Recentemente o livro Caçadoras de Estrelas, da querida autora Raiza Varella, ganhou uma nova versão e saiu em livro físico pela Editora Verus (conversaremos sobre isso em outra postagem). No texto de hoje iremos conversar sobre a primeira versão, e depois compararemos ambas as versões. Okay?


Eva é linda e jovem, mas possui um defeito... É verdadeiramente dona de um dedo podre. E, como está na sinopse do livro (confira no final do post), em sua última escolha ela foi trocada por outro homem (gato, diga-se de passagem, rs). Ao descobrir essa traição, Eva faz o que faz de melhor: FUGIU! 

Com apenas 25 anos, nossa protagonista já fez todas as besteiras que podia fazer na vida — ou não! E de longe a maior merda que ela fez foi fugir para Londres. TODOS avisaram para ela não ir embora para outro continente. Mas ela ouve alguém? CLARO QUE NÃO! Porém, meses depois ela precisaria voltar para Santos e ouvir o "eu avisei" de todos eles.

Contudo, ela não contava que as coisas tivessem tão diferentes na vida daqueles que ela deixou. É aí que conhecemos um ladinho meio (muito) egoísta da Eva. Ela achou e queria que tudo tivesse do mesmo jeitinho que ela deixou. DOCE ILUSÃO!

Tá tudo bem, o pai dela não tinha o direito de casar e não contar para ela! Palhaçada, né? E pior ainda ganhou de “brinde” duas irmãs. E ainda, a esposa do seu pai era alérgica ao seu gato, o Cupido. E por isso, e por causa do abandono dela ao gatinho, seu amigo Gabriel levou (a Eva jura que ele roubou. Fazer o que, né?) o gato para ele. Tá essa parte ela até que fingiu engolir... Mas TUDO saiu dos trilhos quando Evinha (para os íntimos, ok?) descobre que seu melhor amigo está namorando com sua “irmã” vaca Alice.

Quando eu comecei a ler o livro, eu jurava que Caçadora seria um chick-lit. Sendo assim, passaria o livro todo rindo das trapalhadas sem fim da Eva. E claro, das consequências das suas burradas. Bem no começo, a Eva fala das coisas lindas, belas e fofas que o Gabriel fez para e por ela. Logo pensei: HUM... ELES VÃO FICAR JUNTOS!

Lembra que eu falei da Alice? Então, a Eva só se dá conta que o que sente pelo Gabs é algo bem mais sério quando ele já está a um bom tempo com a Vaquinha Alice. A Alice é típica personagem que a gente sabe que vai fazer de tudo e mais um pouco para ferrar com a protagonista. Todo mundo sabe que Gabriel é apaixonado pela Eva desde o jardim de infância, claro que Eva sendo Eva nunca se deu conta disso. Ao resolver ir para Londres, Eva ouviu de seu amigo que ele não estaria mais ali para ela. Porém ao se dar conta de que Eva voltou e está em uma situação nada confortável, Gabs volta a ser o Gabs de sempre.

Porém, Gabriel ainda achava que estava apaixonado pela Alice, e, principalmente, que ele merecia tentar ser feliz. Esse furacão de coisas acontece justamente quando Eva começa a o olhar com outros olhos o amigo; o deixando todo confuso. É nesse momento que Gabs decide lutar por ela.

A nossa jovem Eva, recebe o “convite” para trabalhar como psicóloga na escola que a própria madrasta trabalha. Lá Eva conhece um pequeno pestinha de apenas 12 anos que a incentiva a confessar o seu amor pelo Gabriel. Eva junta toda a coragem que tem e vai contar, só que a vaquinha da Alice, sua nova "irmã" está grávida. Muita coisa acontece desse momento até o momento que Gabs e Eva finalmente conseguem ficar juntos. Mas é justamente nesse momento lindo que o tempo se torna o maior e pior inimigo do casal.

Poderia ficar aqui falando de cada personagem que tem no livro. Eles são ótimos! Tem o seu irmão, sua melhor amiga e cunhada, a outra irmã postiça e ainda tem o Ben... Enfim, cada um tem seu papel de extrema importância na obra.


Gente, sério, o que é esse LIVRO?! SEM PALAVRAS!! Raiza arrasou com sempre! Como falei no começo da resenha, eu jurava que seria chick-litEu realmente tive crises de risos em boa parte do livro. E me afoguei em lágrimas em outros momentos.

A autora Raiza, em sua obra Caçadora de Estrelas, me fez perceber que devemos dar valor ao tempo. Valor às pequenas coisas, como um “eu te amo” ou ainda ficar abraçado com as pessoas que amamos.

Não só a construção da Eva foi algo bem feito, mas de todos os personagens. No final até a Vaquinha me surpreendeu! Eva tem um pouco de tudo que existe dentro da gente. Afinal quem nunca agiu por impulso e fez besteira? Quem nunca foi egoísta e ao mesmo tempo foi com tudo em um amor? Vi muitas leitoras falando que Eva era egoísta ou imatura. Realmente ela tem uma cota bem grande desses adjetivos. Mas vamos combinar, tudo mudou e ninguém “lembrou” dela. Lembra do tempo?


Pois é, justamente o tempo e com o passar da narrativa, somados aos acontecimentos, o leitor percebe o crescimento dela, a maturidade que ela adquire e o quão bela “por dentro” Eva realmente é. E o que falar do Gabs? Pessoas, que homem maravilhoso! Gabriel nunca mediu esforços para ajudar sua amada. Sempre com um apoio incondicional a tudo, desde as coisas mais sérias, até com as loucuras que Eva se metia. O casal possui uma cumplicidade pouco vista e linda! 

Caçadora de Estrelas é um livro único! Especial! Com uma história linda cheia de surpresas. Mas também é soco no estômago e uma mensagem de vida. Uma mensagem sobre amor, companheirismo, superação e acima de tudo lealdade! 

Amei tudo no livro, desde os trechos que abrem os capítulos, a trilha sonora (que trilha sonora é essa? MARA!), amei muito todos os personagens (sim até a Vaquinha me ganhou no final, rs) e principalmente AMEI a Lenda das Estrelas.

Como essa história é montanha-russa de emoções, que por acaso perdeu os freios pelo caminho, vou parando por aqui. Não quero correr o risco de soltar algum spoiler.

Para finalizar o texto de hoje, deixo um trecho do livro Pequeno Príncipe que é citado na primeira versão de Caçadora de Estrelas.

Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante!

Enfim minha gente, vamos aproveitar cada segundo da nossa vida! 


Até a próxima,

Renara.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Caçadora de Estrelas
1ª Versão :: E-book
Ano: 2016
Páginas: 544
Editora: Independente
Sinopse:
Após flagrar o seu atual namorado com outro cara - não, você não leu errado - e constatar que o safado tinha um gosto para homens até melhor do que o seu, Eva se arrepende por ter abandonado a família, o gato, o emprego, os amigos e até e o país para segui-lo e decide que é hora de voltar para a casa, com o rabo entre as pernas, um mau humor feroz e sem um tostão no bolso. Mas ao contrário do que imaginou não é recebida com faixas e balões, muito menos com boas-vindas e sim com mais e mais azar - como se não bastasse todas as vezes em que foi traída, abandonada pelo circo ou roubada por alguma estrela errada -, seu irmão acabou com seu carro novo, seu pai se casou, ela ganhou duas quase irmãs indesejadas, seu melhor amigo roubou seu gato e ainda de quebra arrumou uma namorada. 
Embora a vida em casa não esteja como deixou, Eva é obrigada a seguir em frente e lidar com a situação como uma mulher adulta. O que em seu dicionário quer dizer se embebedar, distribuir socos e grosserias a quem quer que esteja ao seu alcance e recuperar seu gato - a qualquer custo -, nem que para isso precise roubá-lo de volta.
O que desconhece é que o destino iria lhe preparar uma surpresa, lhe oferecendo algo que não poderia ter, um amor proibido. Será ela corajosa o suficiente para lidar com mais um coração partido, mesmo que seja pela estrela mais brilhante do céu?

2 comentários:

  1. Ahhh Gabs <3
    como não se apaixonar?
    Independente da versão do livro, ele será meu eterno amor <3

    ResponderExcluir
  2. Adoraria ler a primeira versão, mesmo sendo perdidamente apaixonada pela segunda, não tem como não se apaixonar pelo Gabs, o livro se tornou o meu xodó ❤

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!