22 março, 2019

# @Mile Dantas # Editora Parceira

Resenha :: Pense 2x


Eu sou o dono do meu destino: eu sou o capitão da minha alma. (William Ernest Henley)

Olá faroleiros.

Hoje trago para vocês um romance e que é uma dica de leitura notável: Pense 2x, do autor Sérgio Pereira. Essa história fará o leitor mergulhar numa realidade triste e, infelizmente, comum a alguns jovens. Também vai induzi-lo a pensar no quanto suas atitudes podem atingir as pessoas ao seu redor. 


João Vitor, Pedro e Milla são jovens comuns moradores da cidade do Rio de Janeiro. Enquanto João e Pedro gozam de uma vida confortável, Milla é uma garota de classe média baixa. Todos eles estudam na mesma escola, porém Milla é a novata que, graças a uma bolsa de estudos, teve a oportunidade de estudar ali.

Acabei de completar dezoito anos, sou surfista nas horas vagas, tenho brothers fantásticos e a namorada mais gata do colégio e, apesar de ter a péssima fama de pegador, juro que sou fiel. Ou é essa a imagem que eu quero passar adiante. Mas que culpa eu tenho de ser bonito, atraente, olhos verdes, rico e no auge dos meus dezoito anos? Nenhuma!

Recém-chegada, a garota está totalmente perdida entre os colegas. Então, na porta da biblioteca, um acidente leva Milla a se esbarrar em João e, de quebra, conhecer Pedro. O que Milla não esperava era a atitude grossa e preconceituosa de João, que logo foi xingando a garota e humilhando ela na frente de Pedro mesmo depois de ter pedido desculpas por derramar café em sua blusa.

— Vejo que entra ano e sai ano, e você continua o mesmo, cara. Sinto pena por você ser desse jeito — Pedro continuou a andar. O segui, com raiva. — Você tem noção do quanto faz as pessoas sofrerem? Ela não fez por mal... É só uma camisa!

Milla tinha um problema com sua aparência e fazia tratamento psicológico para superar o bullying sofrido no colégio anterior. Ela não esperava que fosse encontrar ali mais intolerância e preconceito.

Eu não quero ser mais fraca. Eu quero ser forte. E para isso eu não vou me esconder atrás de tratamentos desnecessário e remédios que nunca me fizeram bem.

Estudando na mesma sala, os encontros eram constantes. Para piorar a situação do relacionamento deles, João tinha uma namorada tão fútil e preconceituosa quanto ele: Carol. A menina magra e esnobe fazia de tudo para ofender e humilhar Milla.

— Eu acho que todo mundo tem uma segunda chance para melhorar, mas vejo que a sua hora ainda não chegou. Você acha que dinheiro compra tudo, mas está profundamente enganado quanto a isso. Do que adianta ter do bom e do melhor, mas ver que as pessoas só gostam de você pelo que você têm, e não pelo que você é.
— Quanto a Carol, eu não sei. Eu ainda estou procurando alguma qualidade nela, mas sabe quando você busca, busca, busca, mas não encontra nada?

Ao mesmo tempo Pedro, um cara do bem e amigo, tentava apaziguar e orientar João. Eles cresceram juntos e tinham uma proximidade grande. Proximidade essa questionada por Carol que acabou por expor sua orientação sexual na frente de todos os amigos deles, somente porque João começou a ver o quanto Carol era ruim e que ele não a amava, terminando o relacionamento do casal.

Pedro estava levando aquilo tudo muito a sério e, para piorar, ele tinha como uma ajudante pessoal, a tal da Milla. Ambos tinham tantas coisas em comum que me dava até certo medo. Mas o que mais eu notava em comum entre os dois era a velhice precoce. Porra, os dois eram certinhos demais e isso me dava ódio!

Nessa altura Milla e Pedro haviam cultivado uma amizade sincera, o que incomodou demais João. Perturbado pelo constrangimento passado, e a ignorância do seu amigo João, que alegou sentir repulsa pelo fato dele ser gay, Pedro leva seu sofrimento as últimas consequências.

O Pedro sentiu quando você não quis escutá-lo, mas sentiu mais ainda quando todos riram dele na piscina. A Carol não mediu a consequência desastrosa do que ela falou poderia trazer à vida do Pedro.
Será que a gente tem que perder quem ama para acordar na vida e pensar duas vezes antes de fazer alguém sofrer mais uma vez?

É aí que João, no momento de desespero, encontra em Milla toda ajuda, carinho e sinceridade que ele nunca encontrou em casa ou com Carol. E desse relacionamento dos dois nasce o amor verdadeiro. João tem a oportunidade de apreciar com Milla outra realidade, uma que ele ignorava e repudiava. O garoto terá todos os motivos para mudar, e “pensar duas vezes” antes de agir, ferindo as pessoas ao seu redor.



Sei que pequenas ações podem mudar a vida de alguém. E era o que estava acontecendo comigo: a Milla entrou em minha vida para me fazer cair na real e me ensinar a olhar o mundo de uma forma diferente.

É incrível como podemos encontrar lições de vida muito importantes numa história. A gente sente que ganhou ali um aprendizado para a vida. Foi assim que me senti ao terminar de ler Pense 2x, de Sérgio Pereira.  Até determinado capítulo da história, a leitura me incomodou um pouco, pois ela contém cenas marcantes de bullying e agressão verbal. Isso, porque sou uma leitora sensível e muito emotiva.

Por isso, ao perceber qual a mensagem abordada pelo autor fiquei completamente rendida à história e aos personagens. João é um protagonista forte e que mais sofre transformações ao longo da história, mas Pedro é o mais sensível deles. Já de início percebemos seu amor por João, porém Pedro nunca cogitou contar ao amigo o que de fato sentia. E Milla é marcante. Quando acompanhamos tudo que ela passa na vida, vemos que tinha tudo para sequer estudar e ser responsável. Mas a garota optou por dar a volta por cima e ser alguém na vida.

É por isso meu ensejo em dizer que este livro traz diversas lições que, na verdade, são advertências para o que muitos jovens passam hoje em dia. Algumas são sobre: bulimia e anorexia, bullying, intolerância, preconceito e uso de drogas.

Acho que quando você tem certa maturidade somada a ter a pessoa certa que você ama e confia ao seu lado, tudo se torna maravilhoso. Por mais que o João não tivesse prática, e muito menos eu, foi lindo, foi certo, foi com amor.

Pense 2x é emocionante e envolvente. Indico essa história para adolescentes e adultos também por ser uma leitura fluida e instrutiva. Mas que não deixa de ser um romance super fofo, afinal.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Pense 2x
Sérgio Pereira
Ano: 2019
Páginas: 180
Editora: Selo Jovem
Sinopse:
Mila descobre que se adaptar a recente mudança de colégio e fazer novos amigos continua sendo uma árdua tarefa em sua vida. Lidar com novas pessoas nunca foi o seu forte, ainda mais se tratando de pessoas como o João Vitor, um modelo de ser humano que ela sempre detestou: insuportável, esnobe e intragável.


A editora Selo Jovem é uma empresa independente, que atua no mercado do livro desde 2013. É uma editora com base sólida e confiável, pois o objetivo da Selo jovem é publicar obras com 100% de qualidade literária, sem pressa e trabalhando duro na revisão dos textos; sem jamais desistir, para ganhar experiência e amadurecer a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!