28 agosto, 2021

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: As Crônicas de Teçá: O Colar Mágico

*recebido em parceria com a Meus Ritmos Editora


O que você faria se toda fantasia fosse real? Essa é uma história infanto-juvenil, que tem como seu protagonista um menino muito compreensível gentil, que amava tudo e todos. Ele e seus pais são moradores da pacata cidade de Itamarati, localizada no interior do Amazonas.

 

Começo a concordar com Bella Swan de que existe algo em cidades pacatas e pequenas que desperta a magia e faz seres míticos e antigas lendas ganharem vida. Afinal, após um dia de muito trabalho e uma noite de diversão, na festa do padroeiro de Itamarati, a família Xainã volta para casa em busca do merecido descanso. Entretanto, no meio da madrugada, Teçá é acordado por um garoto estranhamente vestido, lhe pedindo ajuda.



Sabe, Enzo, temos que aprender a sermos gratos a quem realmente merece a nossa gratidão... Ser grato é, acima de tudo, reconhecer de onde você veio e não se perder no caminho de onde você quer chegar, ser grato é reconhecer o valor de quem está ao seu lado...

 

A trama começa bem e já com um mistério envolvendo Enzo, o estranho jovem que bateu na janela de Teçá. Após explicar porque ele estava ali e depois de muito relutar, nosso jovem herói embarca em uma grande aventura, na Floresta Amazônica, em busca de um colar mágico, que o leva a conhecer mais suas origens e os segredos que apenas a floresta consegue guardar. 

 

Mas os segredos que existem nas matas ao redor de Itamarati, não são de vampiros e sim de lendas ainda mais antigas que remontam a criação da própria natureza. E, ao ler, embarcamos nessa história repleta de magia e aventura. À medida que eles vão em busca do colar mágico, acompanhamos as descobertas que ambos farão, a respeito de si mesmos e da região onde vivem. Afinal, nada acontece por acaso. E, geralmente, coincidências são frutos da providência com que o universo conspira a favor.



É de se impressionar a capacidade que o os outros têm de pensar que todas as conquistas vêm sem dificuldades.

 

A ideia da história é realmente criativa e uma deliciosa visão de algo que já existe, mas que é pouco explorado em nossa literatura, infelizmente. Outra observação é que, por ser no Amazonas, a história acontece fora do eixo Rio Janeiro-São Paulo e, aviso, que ela consegue encantar jovens leitores e fazer com que os mais velhos que curtem fantasia (assim como eu) pensem nos segredos e mistérios que nosso país esconde, enquanto estamos olhando para os mistérios e lendas de outros países e culturas. 

 

Como uma narrativa fluida e que te faz querer continuar lendo (acreditem dá muita vontade) e com descrições que estão na medida certa para ambientar tanto o cenário quanto personagens, vamos acompanhando a história de cada um, apresentadas na forma de lembranças, das antigas lendas, o que ajuda a quem lê a contextualizar, seja com as próprias lembranças dessas histórias ou a conhecer uma nova. Além de trazer uma nova apresentação dos elementos que compõem a natureza. Eu realmente curti muito como foi feito. 

 

As cores se misturavam, mostrando que os quatro elementos naturais nunca poderiam existir isoladamente. Estariam ligados até mesmo depois do fim dos tempos.



Alguns personagens têm um toque sutil de erudição nas falas, o que é delicioso, pois denota que existem há mais tempo do que nosso jovem Teçá imagina. Outra coisa é que mesmo aquele que achamos ser um dos personagens do lado do “bem”, pode dizer coisas que denotam como não existem pessoas e seres que sejam apenas um ou outro nessa história. Mas confesso que uma das falas de Enzo para Nicolau me deixou bem surpresa com o peso de ódio que ela carregou. 

 

Enquanto houver uma única pessoa acreditando em você, nem estará perdido, por isso você não pode deixar de acreditar em si e em seus sonhos, pois assim eu também acreditarei...

 

Gostei muito de como toda a história foi criada, com as surpresas e reviravoltas que cada novo personagem trouxe e, mesmo se passando no período de uma noite, não ficou de maneira nenhuma corrida. E a surpresa que esse livro revela para quem lê é maravilhosa!! Eu amei o modo como quem está lendo é inserido decisivamente na história. Já ansiosa pela próxima crônica de Teçá, já que ele ainda tem muito a nos contar em sua jornada que está apenas começando.



A edição conta com folhas decoradas, espaço para anotações e comentários, um prefácio que adiciona a história e instiga a leitura, porém existiram problemas de revisão, deixando alguns erros de ortografia e digitação. Além de pequenas descontinuidades, mas nada que interfira a ponto de tirar o brilho dessa história.



Informações Técnicas do livro

O Colar Mágico 

As Crônicas de Teçá 

Gusttavo Majory 

Ano: 2021 

Páginas: 150 

Editora: Meus Ritmos 

Sinopse: 

O que você faria se toda fantasia fosse real? 

Após um dia de muito trabalho e uma noite de diversão, na festa do padroeiro de Itamarati, a família Xainã volta para casa em busca do merecido descanso. Entretanto em meia madrugada, Teçá é acordado por um garoto estranhamente vestido, lhe pedindo ajuda. 

Assim depois de muito relutar, nosso herói embarca em uma grande aventura, dentro da Floresta Amazônica, em busca de um colar mágico que o leva a conhecer mais suas origens e os segredos que apenas a mata é capaz de guardar.



A Meus Ritmos é nova no mercado editorial, mas é séria e preocupada não em publicar best sellers, mas sim em lançar livros com qualidade, dando oportunidade para novos autores publicarem suas obras.



Conheça mais sobre a Meus Ritmos Editora
em seu site e redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!