14 agosto, 2021

# @Milly # Fantasia

Resenha :: Uma Chama Entre as Cinzas



Eu conhecia por alto essa série já faz algum tempo, mas confesso que demorei para ler porque na época eu estava atolada de livros que encaixavam nessa categoria de fantasia juvenil. Veja bem, não me leve a mal, eu realmente amo esse gênero literário específico, mas pela sinopse o que Uma Chama Entre as Cinzas se destacava entre muitos outros? Pois aqui eu digo a importância de ler uma bela resenha, já que atrás de sinopses não muito atrativas talvez tenham grandes tesouros, como esse livro.

 

Eu me pergunto como ela se sentiria a respeito do meu ódio pelo Império. Eu me pergunto o que ela faria se descobrisse que seu melhor amigo está planejando desertar.

 

Ele é dividido pelo ponto de vista de Elias e Laia, ele sendo um Marcial, que frequenta a academia para se tornar um Máscara — um tipo de soldado de alta elite —, ela uma escrava Erudita recente, que perdeu tudo e por conta disso aceita se infiltrar na academia para ajudar a resistência em troca de ajuda para resgatar seu irmão que foi preso por Marciais 

 

Apenas os rebeldes enfrentam os Marciais. Por mais esquivos que sejam, eles são a única arma que os Eruditos têm.



Eu realmente gostei bastante da narrativa dos dois protagonistas, normalmente acabo preferindo de um ou outro, mas tanto o desenvolvimento de Elias quanto o de Laia são muito bons, mesmo que se inicie separadamente sem eles se entrecruzarem.  

 

Elias é apaixonante, tem uma empatia diferenciada e se destaca nesse mundo de máscaras, que em sua maioria não se revelam ter grandes sentimentos. Uma personagem que se destaca no núcleo dele é sua melhor amiga, Helene Aquilla. Fica até difícil não shippar logo eles dois, a mulher é simplesmente foda, apesar de ter pensamentos bem diferentes dos de Elias.  

 

Laia também é uma personagem forte, apesar de não ser uma lutadora assim como Helene, acaba que tem um desenrolar e uma evolução de personalidade mais perceptivos que Elias aqui, não que ele não seja maravilhoso, mas gira em torno dela muitos segredos que ainda não foram revelados nesse livro. E gostei da química deles também. O problema é que Elias é altamente shippável, que homem! (risos). 

 

Mas nem só de amores pelo personagem vive uma leitora. Não tem como não odiar a Comandante, ela é uma das maiores pragas dessa história, uma boa vilã não podemos negar, espero que em alguma hora tenha uma morte lenta e dolorosa (sim, ela me faz ter esses pensamentos).  

  

Em Uma Chama Entre as Cinzas os acontecimentos se desenrolam bastante rápido, o que não torna o livro cansativo, mas sinto que os personagens se destacaram mais que o mundo em si, que ainda está um pouco confuso ao meu ver, acredito que isso vai ser melhor explicado no próximo livro.

 

Um jurará lealdade e servirá como Águia de Sangue. Os outros estarão perdidos, como folhas ao vento. Isso, também, já vimos.

 

As eliminatórias são o ponto alto deste livro, com o seu final emocionante estou apostando em muitas tramas e magia na continuação da série, Uma Tocha na Escuridão está prometendo muito, ansiosa desde já, recomendo.



Informações Técnicas do livro

Uma Chama Entre as Cinzas 

Uma Chama Entre as Cinzas #1 

Sabaa Tahir 

Tradução: Jorge Ritter 

Ano: 2020 

Páginas: 434 

Editora: Verus 

Sinopse: 

O primeiro livro da série best-seller Uma chama entre as cinzas. Uma história épica e eletrizante sobre liberdade, coragem e esperança 

  

Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. 

No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. 

Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. 

Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia – e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada – e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!