19 janeiro, 2022

# @André Gama # Adam Silvera

Resenha :: Os Dois Morrem no Final



Vocês gostariam de saber quando vão morrer? No universo criado pelo autor americano Adam Silvera para Os Dois Morrem no Final há uma central telefônica que liga para as pessoas que vão morrer nas próximas 24 horas.

  

Mateo e Rufus são dois adolescentes que recebem a ligação da Central da Morte e acabam se conhecendo através do App Último Amigo. 

  

A ideia do aplicativo é fazer com que os Terminantes (nome dado para quem recebe a ligação) não precisem passar seu último dia de vida sozinhos, mas Rufus e Mateo não tem nada em comum. 

  

Rufus Emeterio é órfão e mora na casa de acolhimentos Plutão. Seu lado rebelde conflita com o introspectivo e porto-riquenho Mateo Torrez. Mateo tem 18 anos, sua mãe faleceu durante o parto, e seu pai está em coma. 

  

A narrativa não é focada no plot. Não há grandes reviravoltas. Ela é focada nos personagens e nas pequenas coisas que fazem a vida ser algo tão valioso. A gente costuma esquecer dessas coisas com o passar do tempo, mas o livro me lembrou de alguma delas.



A edição é muito bonita. Ela remete muito às edições americanas. É mais maleável, mas com papel de boa qualidade. Amo essa capa em tons de azul e a tradução é do autor Vitor Martins. A história combina muito com a escrita dele. 

  

Vi vários elogios ao livro. Muitos confessaram ter chorado bastante durante a leitura. Fiquei com medo de sofrer muito durante a leitura, por isso blindei meu coraçãozinho, mas não tive muito sucesso. Fiquei arrastado no final, apesar de saber o que ia acontecer. O título é um enorme spoiler! 

  

Tem gente que reclama disso, mas a única certeza que temos na vida é que iremos morrer no final, então, todos nós recebemos esse spoiler logo ao nascer. Façam suas vidas valerem a pena! Não deixem de dizer para as pessoas que amam o quanto elas são importantes. Abracem... Beijem! 

  

Adam Silvera tem como característica escrever dramas com muita diversidade e um toque de realismo mágico. Sempre tive vontade de ler algo dele por serem livros tristes, mas percebi que não é uma narrativa que te deixa triste... é uma narrativa emotiva e muito humana. Agora, quero ler tudo que ele já escreveu! 

  

Com amor, André




Informações Técnicas do livro

Os Dois Morrem no Final 

Adam Silvera 

Tradução: Vitor Martins 

Ano: 2021 

Páginas: 416 

Editora: Intrínseca 

Sinopse:

No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. 

Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia. 

Uma história sensível e emocionante, Os dois morrem no final nos lembra o que significa estar vivo. Com seu olhar único, Adam Silvera mostra que cada segundo importa, e mesmo que não haja vida sem morte, nem amor sem perda, tudo pode mudar em 24 horas. 


Um comentário:

  1. Olá André,
    Tenho visto muitos elogios sobre esse livro mas confesso que é a primeira resenha que de fato leio. Amei a premissa diferente (e adoro o spoiler, pois sou dessas!). Nos lembrar sobre a preciosidade que são os pequenos detalhes é sempre maravilhoso e me conhecendo, tenho certeza que vou me acabar de chorar lendo ele.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!