30 maio, 2022

# @Carol Finco # Alka Joshi

Resenha :: A Pintora de Henna



Olá, faroleiros. Vocês são do tipo de leitores que gostam de sair da zona de conforto nas leituras ou que não fazem isso? Eu confesso ser do primeiro tipo, não com todos os gêneros literários, mas se o livro tem final feliz, eu costumo ler, mas costumam ser leituras únicas. Gosto muito de ler um livro de outro gênero, principalmente para não enjoar da minha leitura predileta que é romance de época.

 

Quando recebemos este livro em parceria com a Record, senti um desejo enorme de lê-lo e digo com toda propriedade que foi uma excelente decisão. Apesar de não curtir muito a cultura e costumes indianos, e na leitura a autora nos mostra algumas coisas que reforçam isso, como pode acontecer com qualquer cultura e costumes de qualquer país, há coisas muito lindas também, que merecem ser respeitadas e admiradas, e a pintura de henna é uma delas. Por isso a leitura é tão rica e importante, ela transmite conhecimento, até mesmo através de um romance.



A editora nos traz um livro com uma capa linda, uma diagramação excelente, uma apresentação dos personagens no início do livro, bem como o significado de nomes e tratamentos de respeito, riquíssimas notas de rodapé e, ao final, a autora ainda nos presenteia com anexos, como um pouco de sua pesquisa, receitas e, o mais bonito para mim, saber que esta história foi inspirada em sua mãe (mas não se baseia em fatos reais) e escrita como uma homenagem para ela, tendo total apoio dela, seu pai, seus irmãos, seu marido e amigos. 

  

Essa história tem personagens variados, mas com propriedade podemos considerar três como principais, Lakshmi, sua irmã Radha e seu ajudante Malik. Com certeza a história não aconteceria sem os três. Apesar do ponto principal entre eles ser Lakshmi e sua decisão de fugir de seu marido abusivo após menos de dois anos de casada, tendo apenas dezesseis anos, tudo o que vem a acontecer no decorrer da história até o seu final apaixonante, depende da trajetória de Radha e Malik também. 

  

O livro inclusive começa com a Radha fugindo de sua vila aos treze anos, após a morte dos pais, atrás da irmã desconhecida. Ela procura o marido (digo isso, pois ela ainda é casada) da irmã, para conseguir ajuda e chegar até a cidade Jaipur, onde sua irmã reside. Chegando lá ela irá descobrir um novo mundo. Mas nem tudo será flores pelo caminho. 

  

Lakshmi vê seu mundo começar a desmoronar quando seu marido finalmente a encontra e traz junto sua irmã, nascida no ano em que fugiu e da qual nunca teve conhecimento, para completar tanto seus pais, quanto sua amada sogra faleceram, jogando por terra seu maior sonho. Agora ela precisa conseguir que seu marido lhe dê o divórcio e educar sua ingênua irmã.



Todos os personagens são bastante complexos e a história lhe prende de maneira impressionante, o modo como a autora trabalha os costumes do país, a transição política e social que ele enfrentava neste período histórico, o desenrolar dos traumas e o passado de forma gradual da Lakshmi foi perfeito. Eu confesso ter tido um certo ranço da Radha e me apaixonei pelo Malik.

 

— Como eu venho dizendo em minhas cartas... comecei a perceber que os remédios herbais do povo dos Himalaias podem ter um lugar na medicina moderna. Se essas pomadas e poções feitas em casa não tivessem efeito nenhum... bem, as pessoas não as usariam mais. (...) — Estou convencido de que devemos aprender com esses métodos populares. E praticar nossa medicina. As duas coisas.

 

Gente, eu amei o livro por vários motivos, a profundidade da história e dos personagens, o fato dela ter dado um fim para todos os personagens citados, a reviravolta surpreendente no fim, o final maravilhoso que, para mim, só não foi favoritado, pois fiquei desejando que a personagem encontrasse o amor (romântico) com determinado personagem no final, que só me entenderá quem lê o livro. Porém esse desejo não estragou o lindo fim que me trouxe lágrimas aos olhos (final feliz, tá, bem feliz). Aliás eu chorei em diversas partes da história, em vários momentos me senti na pele da personagem, é uma leitura arrebatadora. Inclusive, esta citação acima é para mostrar algo fundamental neste livro, os contrastes entre passado e presente.



Meu agradecimento a autora por ter se dedicado tanto na escrita deste livro e, principalmente, por ter tido a coragem de compartilhá-lo conosco, obrigada também a Verus pôr o ter traduzido e publicado. Uma leitura que nunca será esquecida. 

 

Boa leitura, 

 

Carolina Finco




Informações Técnicas do livro

A Pintora de Henna 

Alka Joshi 

Tradução: Cecília Camargo Bartalotti 

Ano: 2022 

Páginas: 322 

Editora: Verus 

Sinopse:

Um retrato vívido e irresistível da luta de uma mulher em busca de realização pessoal e profissional, em uma sociedade que oscila entre a tradição e a modernidade. A pintora de henna abre ao leitor a porta para um mundo – a Índia pós-independência – que é ao mesmo tempo exuberante e encantador, duro e cruel. 

  

Fugindo de um casamento abusivo, Lakshmi, de dezessete anos, acaba indo parar na vibrante Cidade Rosa de Jaipur, nos anos 50. Ali, ela se torna a artista de henna – e confidente – mais requisitada pelas mulheres da alta sociedade indiana. Mas, guardando os segredos dos ricos, ela jamais pode revelar os seus próprios… 

Conhecida por seus desenhos maravilhosamente intrincados e pelos conselhos sábios, Lakshmi deve agir com discrição e cuidado para evitar as fofocas invejosas que poderiam destruir sua reputação e acabar com seu sustento. Enquanto persegue o sonho de ser independente, ela é surpreendida por seu marido, que a localizou depois de muitos anos e ainda trouxe uma jovem espirituosa a tiracolo – uma irmã que Lakshmi nunca soube que tinha. 

De repente, a vida que ela criou para si com tanto cuidado é ameaçada. Lakshmi está determinada a seguir em frente e conquistar tudo o que deseja, mas o passado pode se colocar em seu caminho. Com personagens vibrantes, cenários suntuosos e prosa envolvente, A pintora de henna é uma leitura inesquecível. 

 

“Rico em detalhes e cheio de sabores e texturas, A pintora de henna é um fabuloso vislumbre da cultura indiana nos anos 1950.” – BookPage 

“Um livro eloquente e emocionante… Joshi equilibra com maestria o desejo de autodescoberta com a necessidade de amor familiar.” – Publishers Weekly 

“Um romance de estreia admirável e interessante sobre um tema necessário – o equilíbrio entre família e ambição pessoal -, que permite aos leitores escapar para um lugar repleto de prazeres sensoriais.” – San Francisco Chronicle 

Joshi construiu um vislumbre fascinante do passado, com uma heroína obstinada pela qual vale a pena torcer.” – Booklist 

“Uma história inspiradora que salienta o poder da família. Para fãs dos romances de Kristin Hannah.” – Library Journal




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book


Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!