21 agosto, 2022

# @Milly # Editora Arqueiro

República de Ladrões (Nobres Vigaristas #3)



Como já diziam os irmãos Sanzas, lá no primeiro livro da série dos Nobres Vigaristas, “... a única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora... É Locke Lamora, e digamos que eles não poderiam estar mais certos, mas a cada aventura que ele e Jean sobrevivem nos livros anteriores, mais enrolados eles começam a se encontrar. Em Mares de Sangue mesmo enquanto eu lia não sabia como Locke ia sobreviver para continuar a série, mas vemos aqui que conseguiu (risos). — Leia a resenha do segundo livro, Mares de Sangue, clicando aqui.

  

Quer uma lição, garoto? Se você se pegar nascendo, suba de volta o mais rápido que puder, porque a vida é um festim de bosta sem fim.



Dessa vez Locke e Jean se encontram mais uma vez enrolados com os Magos-Servidores e tendo que se envolver com um mundo acostumado com Ladrões... o mundo da política! (risos). O jogo político que eles são “obrigados” a participar faz com que eles reencontrem uma Nobre Vigarista que foi comentada durante os dois livros anteriores, mas que ainda não havia aparecido, a famosa dona do coração de Locke: Sabeta. 

 

— Você não tem tempo de ser charmoso. — Sabeta lhe deu um soco de leve no ombro. — E eu certamente não tenho tempo de cair no charme de ninguém.

 

Inteligente, bonita e vigarista de primeira, a ruiva aparece na história finalmente dando um novo rumo aos acontecimentos. Em República de Ladrões, a história vai se intercalando novamente entre o presente e a infância/adolescência de Locke, mas dessa vez nos mostrando o envolvimento dos dois e o treinamento deles como Nobres Vigaristas de Correntes, desenvolvendo como nos livros anteriores uma trama a parte, que aconteceu no passado de Locke.

   

— Concordo. Você é o brutamontes; eu, o gênio charmoso. Mas não faz sentido esticar demais as coisas antes mesmo de sabermos com quem estamos lidando. Seja um brutamontes que banca o gentil até ser provocado. 

— Então não estamos representando papéis, não é?

 

Durante a leitura acabei tendo sentimentos conflitantes sobre Sabeta, apesar de achar ela tão genial quanto Locke. Ela é uma personagem às vezes irritante e difícil de se lidar em vários momentos, fica claro que Locke a ama incondicionalmente e ela do jeito dela também o ama, mas até para o leitor fica confuso as justificativas dela de as vezes o repelir, acredito que os dois acabam tendo química, mas vejo bem mais companheirismo, lealdade e amor na amizade de Locke com Jean do que no par romântico. A amizade deles com certeza é o que tem de melhor na série e nenhum outro relacionamento pode competir com isso.

 

— Nosso plano anterior era evitar Kartane... ahn... para sempre — respondeu Jean.

 

Outro fator importante que foi adicionado é que nos é explicado mais sobre os Magos-Servidores, seu jogo político além do jogo político de Kartane, a cidade que eles residem e que os Nobres Vigaristas são envolvidos na política. Confesso que achei um pouco confusa a história dos Magos, mas, apesar da confusão, deu um gancho muito grande para que uma história nova fosse desenvolvida no 4° e último livro da série. O final deixou um gosto de que tudo que eles passaram não vai se comparar com que vem por aí, e não consigo imaginar como eles vão sobreviver dessa vez, se é que vão (rindo de nervoso). 

  

Apesar de ter achado esse terceiro livro muito bom, achei mais fraco comparado com os dois anteriores, eu o vi mais como uma ponte até que bem construída para a aventura final que vai acontecer no 4° livro intitulado The Thorn of Emberlain (título em inglês). Eu realmente estou muito ansiosa para saber o que vai acontecer com os Nobres Vigaristas e espero ansiosa para ler e contar pra vocês o que achei, mas por enquanto indico muito vocês conhecerem a história desse ladrão genial.




Informações Técnicas do livro

República de Ladrões 

Nobres Vigaristas #3 

Scott Lynch 

Tradução: Alves Calado 

Ano: 2015 

Páginas: 544 

Editora: Arqueiro 

Sinopse:

“Um verdadeiro marco entre as publicações de fantasia.” – Booklist 

“República de ladrões tem toda a ação vívida, diálogos mordazes e tramas tortuosas que os fãs esperam da série dos Nobres Vigaristas.” – Wired 

  

Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo. Com a sorte, o dinheiro e a esperança esgotados, os Nobres Vigaristas recebem uma oferta de seus arquirrivais, os Magos-Servidores. 

As eleições do conselho dos magos se aproximam e as facções precisam de alguém para fazer o trabalho sujo, manipulando votos. Se Locke aceitar, o veneno será purgado de seu corpo com o uso de magia – mas o processo será tão excruciante que ele vai desejar morrer. 

Locke acaba cedendo ao saber que o partido da oposição contará com uma mulher do seu passado: Sabeta Belacoros, a única pessoa capaz de se igualar a ele nas habilidades criminosas e mandar em seu coração. Novamente em uma disputa para ver quem é o mais inteligente, Locke precisa se decidir entre enfrentar Sabeta ou cortejá-la, e a vida dos dois pode depender dessa decisão. 

República de ladrões leva o leitor ao início da vida de Locke enquanto flerta com o seu fim, revelando todos os matizes de Sabeta e de seu relacionamento com o líder dos Nobres Vigaristas. Misturando momentos tensos e cômicos do passado e do presente, esta obra é, até agora, a melhor de Scott Lynch.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!