23 agosto, 2022

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: Jake Livingston Vê Gente Morta



Olá, pessoa! Confesso que a sinopse me chamou a atenção por ser uma vibe de outras leituras, como A Mediadora e a série A Cidade dos Fantasmas e como não lembrar do filme O Sexto Sentido?! E agora conto para você como foi a leitura.



O livro é narrado em primeira pessoa, com os pontos de vistas alternados entre Jake Livingston e Sawyer Doon, porém, enquanto acompanhamos a vida de Jake, vamos acompanhar o que levou Sawyer a morte e, claro, a se tornar um fantasma. O autor trabalha então o duplo, que nada mais é onde um personagem espelha o outro, porém nesse caso enquanto Jake ainda pode fazer escolhas, vemos um Sawyer que é fruto dessas escolhas, feitas enquanto ele estava vivo.

 

São onze da manhã. O sol está brilhando, as folhas varrem o concreto em redemoinhos dramáticos. Há algo de romântico no caos... talvez porque ele ameace nos surpreender.



Jake está naquela fase onde tudo é muito mais complicado do que deveria ser por uma questão de idade, ainda não se é adulto e não se é jovem demais, porém sua ida para uma escola majoritariamente branca consegue colocar tudo em sua vida em um patamar ainda pior, afinal, ele é o único aluno negro, médium e gay da escola. Não bastasse isso, sua relação com seu irmão não é das melhores e sua mãe se resume as pessoas vivas em sua vida, afinal sendo quem ele é e vendo as coisas que ele vê, não é fácil se ter amigos ou mantê-los. 

  

A escrita do autor torna a leitura muito fácil de ler, e como vamos acompanhando dois personagens narrando suas histórias, ela flui muito bem. Os cenários são descritos para criar o ambiente, e não são descritivos de mais. Além de que, com o acréscimo de novos personagens, a história ganha muito no fluxo dos acontecimentos. Porém, reserva uma surpresa um tanto quanto inusitada, enquanto Jake dá título ao livro, Sawyer rouba a cena como protagonista e assim você acaba tentando muito mais saber mais sobre ele do que se preocupar com os problemas de jovem de Jake até o momento em que o embate entre eles começa.



Como se não bastasse, posso voltar ao Aqui e viver em paz, ciente de que algo glorioso me espera desse lado do destino. Por si só, isso me dá propósito. Por si só, me faz ir à luta.

 

Como eu comentei algumas referências de histórias com médiuns (pessoas que se comunicam com os mortos), nessa história a abordagem é bem diferente, trazendo de certa maneira uma nova versão dessas histórias, ainda no universo Young Adult. Porque o autor deixa um pouco fora do foco as questões da mediunidade e do ver fantasmas e foca em problemas muito mais reais e que, infelizmente, estão as voltas com todos os vivos, como racismo, homofobia e outras questões abordadas na história. Contudo, a questão de gatilhos, para mim, não é tão marcante, porque o autor não as narra de forma gráfica.



Em um primeiro momento, temos os personagens clichês de histórias que tem como cenário a escola, os nerds, os populares, os esportistas e aquele que não se encaixa. Porém, ganham novos contornos com o fantasma de um fantasma poderoso que foi responsável por um massacre em sua escola, e um novo aluno bonito e simpático que não encarna o badboy, mas igualmente bem resolvido com sua sexualidade e que vai abalar as estruturas de Jake. Os pais e adultos responsáveis são o grupo mais homogêneo em características e, para mim, esse foi um dos problemas da história, o autor aborda uma questão na saúde emocional dos jovens de uma forma que ficou muito excessiva.

 

O problema da minha mãe é que ela está ocupada demais fingindo que os problemas não existem para de fato resolvê-los.



O desfecho da história fica por conta do crescimento de Jake, como pessoa e também como médium, quando suas partes física e espiritual se unem, o livro tem um ganho na história, que até o momento era no mínimo apática. Quando vemos Jake assumindo a própria história, ele passa a ser protagonista dela e também do livro, fazendo com que Swayer, que até então havia sido o centro das atenções, passe ao segundo plano, deixando também sua mortalidade e passando a ser apenas um espírito que está em um plano que não deveria estar. 

  

Nessa parte também tudo fica muito corrido, perde o foco e deixa, além de várias questões em aberto, soluções que parecem nesse momento um tanto descomplicadas demais para o que havia ocorrido durante grande parte da história. Confesso que o autor escreveu a parte do thriller maravilhosamente, o psicopata é de longe o personagem mais bem construído, desde seus problemas psicológicos até os gatilhos que tornam todo seu problema destrutivo, porém na parte da fantasia o autor não conseguiu manter seu brilhantismo, era tudo muito confuso e até sem sentido, porque ia e voltava, quando você entende, já está meio cansado.



Foi uma boa leitura e, como algumas questões ficaram em aberto, talvez haja uma continuação dela em algum momento. Boa leitura, divirta-se!




Informações Técnicas do livro

Jake Livingston Vê Gente Morta 

Ryan Douglass 

Tradução: Adriana Fidalgo 

Ano: 2022 

Páginas: 272 

Editora: Galera Record 

Sinopse:

Jake Livingston vê gente morta. O tempo inteiro! E, agora, também é perseguido por uma delas. Mas, dessa vez, ele não sabe se conseguirá vencer. Conheça a história do médium adolescente que se tornou um best-seller instantâneo do New York Times. 

   

Francamente, já deu pra Jake Livingston. Não bastasse ser o único aluno negro e gay da escola, ele ainda por cima vê fantasmas por toda a parte. E é lógico que não são fantasminhas camaradas: seria sorte demais, e essa já o abandonou há muito tempo. Faz parte do dia a dia de Jake se deparar constantemente com os resquícios plasmáticos e sangrentos de tragédias do passado. 

As coisas pareciam estar melhorando com a chegada de um novo aluno, o bonito e simpático Allister, que desperta sensações intensas em Jake. Mas será que Jake está prestes a deixar a opinião dos outros de lado e viver seu primeiro romance? Ou melhor: será que pode se permitir viver um romance ou isso colocaria a vida do garoto que gosta em risco? 

Afinal, no plano espiritual, tudo vai de mal a pior. 

Sawyer Doon era um adolescente problemático e foi responsável por terríveis acontecimentos em uma escola do bairro. Agora como fantasma, se transformou em um espírito poderoso, vingativo e obcecado pelo único médium disponível na região: Jake Livingston. 

Quando o mundo dos mortos ameaça transpor a tênue linha que o separa dos vivos, caberá a Jake tomar o controle da situação e impedir que novas tragédias aconteçam. 

 

“Este livro explora a brutalidade em suas muitas formas, o racismo, a homofobia e as consequências das escolhas que fazemos.” – School Library Journal 

“Assustador, atmosférico e profundo.” – Kirkus Reviews




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!