23 outubro, 2022

# @efinco # Biografia - Autobiografia - Memórias

Resenha :: Em Busca de Mim



A invisibilidade do combo formado pela negritude e pela pobreza é algo brutal. Junte a isso estar com fome a droga do tempo todo e a combinação é explosiva. 

 

Ler uma biografia é quase como ler um romance de formação. Porém, já sabemos o final e, por mais que isso seja incrível, vamos conhecer a estrada da vida que trouxe Viola Davis ao lugar onde ela está hoje. O título da biografia mostra que todas as conquistas ainda não trouxeram o seu maior anseio. O qual saberemos se foi alcançado durante a leitura.



Escrito em uma linguagem informal com uma boa dose de palavrões e lembranças, com a linguagem do lugar de onde essas memórias vieram. Uma delícia! Nos primeiros 5 capítulos eu parei para respirar. A sensação era de um maravilhoso soco no estômago. Essa não é a primeira biografia que li, mas rapidamente entendi que a pobreza não nivela as pessoas e que ser pobre e negro muda exponencialmente o patamar das coisas. Viola narra sua vida em primeira pessoa e em nenhum momento ela quer nos chocar ou eu sentia a tentativa de nos gerar comoção. Bastava a crueza da verdade para isso. 

  

Eu já conhecia o medo. Meus sonhos eram maiores que o medo. 



E já aí o sentimento de olhar para onde ela está agora e entender que o brilho e o glamour são enganosos e que nunca foi ou é fácil estar e se manter onde ela chegou. Mas sem ler a narrativa dela, você nunca iria imaginar ou sequer sonhar o quanto foi realmente difícil. Qual o peso da representatividade? Não demora muito e essa resposta se apresenta de uma forma tão clara que é impossível não entender a resposta. Mas, desde a primeira vitória, fica claro que nunca foi sorte. E, sim, o primeiro passo para a mudança da vida das irmãs Davis. 

  

Não existem palavras para dizer o quanto eu gostaria que tudo fosse ficção, e saber que foi real, e ainda é para Viola e suas irmãs, causa uma dor tão grande em mim, porque nunca, em tempo nenhum, existiria empatia suficiente para dimensionar a dor delas, que lágrimas ao ler são a única forma de dar vazão aos sentimentos de dor, revolta, repulsa e quase incredulidade ao ver o sorriso dela nas fotos e perguntas. Como esse sorriso é possível? Elas são sobreviventes e as marcas físicas e emocionais estão aí para provar. Mas elas não apenas sobreviveram, o que já seria digno de admiração, mas venceram tudo o que era muito e ainda mais. Porém, eu sinto que toda a sociedade tem uma dívida para com elas e muito mais pessoas, que não existe dinheiro e desculpas suficientes para pagar.



Tantas vezes vimos uma trilha de gotas de sangue levando até o nosso apartamento, e já sabíamos o que estava acontecendo. Eram caos, violência, raiva e pobreza misturados à vergonha. 

 

É tocante ver o quanto pessoas marcaram a vida de Viola sem saberem, como a "Srta. Tyson", e depois vieram a fazer parte da vida e carreira dela. Me doeu lembrar que elas agora são parte da história, porque deixaram a vida. Essa não é uma leitura rápida, não pela escrita ou narrativa, mas sim pela quantidade de coisas não ditas que é preciso absorver antes de ir para o próximo capítulo, já esperando ter que lidar com mais coisas antes que o "sucesso" finalmente chegue. É de fato desorientador ver que, para estar sob as luzes, o caminho trilhado por muitas vezes foi escuro e o medo uma constante, durante o trajeto. Aliado a isso uma resiliência incrível e uma determinação ferrenha, que entra nos amigos que vão surgindo o combustível necessário para não parar, porque Viola sabe que desistir não é uma opção, não para ela.



Assim, chegamos à metade do livro e ao nascimento da artista Viola Davis, assim como em um novo parto acompanhamos a luta dos primeiros passos para a carreira, o novo abandono emocional daquele que era seu namorado. A solidão e o preço que a carreira, fama e sucesso cobram. Encontramos também o lado generoso dessa talentosa atriz. À medida que rememora seus passos, ela aconselha quem sonha e trabalha para trilhar o mesmo caminho e alcançar os mesmos prêmios. 

  

Trabalhar duro é ótimo quando se é motivado por paixão, amor e entusiasmo. Mas trabalhar duro motivado por privação não é nada agradável. 

 

Mesmo quando ela não encontra as palavras, ela consegue ensinar criando uma imagem mental do turbilhão que é a busca pelo trabalho por meio das audições e testes. Que ao conquistar um trabalho grande é ter um grande trabalho que te deixa em constante movimento. Te tornando alguém sem casa ou que nunca está em casa. Conta como é ser alguém sem âncora, e sobre tantas coisas sobre trabalhar como atriz que ninguém mais conta. As diferenças absurdamente grandes entre teatro, TV e cinema.  E não apenas na questão de mídia e apresentação, mas também salarial.



A única arma que tenho para superar tudo é o perdão. É desistir de toda a esperança de um passado diferente. 

 

Entender de forma absolutamente clara a importância de "lugar de fala", entender os discursos ao receber os prêmios de uma maneira tão mais profunda tornou esse livro maravilhoso. Para mim a parte mais emocionante acontece quando Viola se encontra com Viola. A pessoa com a profissional e quem ela é com quem sempre lutou para ser. É um momento mágico no livro e na vida. Pioneira, primeira mulher negra a ganhar a tríplice coroa da premiação por atuação. Ler sobre os fios que se entrelaçaram e deram a Viola o lugar nas artes e na história em que ela está, é marcante de tantas formas, que levarei para sempre em mim, como mais que uma excelente leitura ou história, como uma lição de vida. 



Sobre a edição, eu simplesmente amei tudo! Desde a impressão, as fotografias em papel especial, a diagramação e tamanho de fontes se aliaram ao texto para tornar a leitura ainda mais fluida. A revisão excelente, sem que eu tenha observado nenhum erro de digitação ou ortografia.




Informações Técnicas do livro

Em Busca de Mim 

Viola Davis 

Tradução: Karine Ribeiro

Ano: 2022 

Páginas: 266 

Editora: BestSeller 

Sinopse: 

A internacionalmente aclamada atriz Viola Davis narra em sua biografia, Em busca de mim, tudo o que viveu desde a infância difícil até o estrelato. Nesta biografia você vai conhecer uma garotinha chamada Viola, que fugia de seu passado até tomar a transformadora decisão de parar de fugir para sempre. 

  

Em busca de mim conta a minha história, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorri em busca de propósito e força, mas também para me fazer ser ouvida em um mundo que não me percebia. 

Enquanto escrevia Em busca de mim, pensei no quanto nossas histórias nem sempre recebem a devida atenção. São reinventadas para serem encaixadas em um mundo louco, competitivo e crítico. Escrevi este livro para aqueles que se sentem excluídos, que estão em busca de uma forma de entender e superar um passado complicado e encontrar autoaceitação no lugar da vergonha.  

Escrevi para quem precisa se lembrar de que a vida só vale a pena ser vivida se a encararmos com honestidade radical e coragem de abandonar as máscaras e apenas ser… você. 

Em busca de mim é uma reflexão profunda, uma promessa e uma declaração de amor a mim mesma. Espero que minha história o inspire a revolucionar sua vida de forma criativa e a redescobrir quem você era antes que o mundo tentasse defini-lo. 

 

“Desde a primeira página fica evidente que Viola Davis trará um relato muito mais íntimo e visceral do que a maioria das biografias de celebridades; Em busca de mim passa a sensação de que estamos frente a frente com Viola, conversando sobre sua vida, dificuldades e tudo mais.” – USA Today 

  

“Uma narrativa de tribulações e sucesso… A belíssima escrita de Viola vai inspirar a todos que desejam se livrar de antigos rótulos.” – Los Angeles Times




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!