14 outubro, 2022

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: Mansão Gallant



Olá, pessoa! Você, com certeza, tem ao menos um escritor ou escritora que, não importa o que escreva, você já quer ler. Como eu amo o gênero gótico na literatura, não poderia deixar de ficar mega ansiosa com esse lançamento. Já de cara você começa percebendo que essa não é uma história comum, afinal a narrativa se passará mais nos pensamentos de Olivia do que por diálogos. E isso ocorre porque Olivia é alguém “não falante”. Ela ouve, mas não consegue sonorizar a fala ou emitir sons. E já aviso que autora não a coloca, em momento algum, no papel de “coitadinha” por esse fato, mas explora de forma sensível e muito realista as dificuldades que alguém não verbal enfrenta.



Outra particularidade é que a personagem tem um sonho que pode parecer comum a maioria de nós. Ela sempre sonhou em ter uma família que se importasse com ela. Mas, em vez disso, ela está confinada na Escola Merilance para Garotas Independentes, com as suas governantas severas e com as outras alunas que a excluem por ser muda. Então, nessa primeira parte, vamos conhecer a vida dela em seus anos nesse lugar que funciona como orfanato  vale informar que o conceito de orfanato foi reavaliado em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. 

  

Uma vez, há muito tempo, ela a pesquisara num dos dicionários pesados de uma das governantas, aprendera que ela significava corajoso, especialmente em momentos de provação. Coragem diante da dificuldade (Gallant). 

 

Tudo que ela sabe sobre seu passado advém do diário deixado pela mãe que nunca conheceu, com o qual consegue ter lampejos de uma vida desconhecida. E que pode ser a chave para toda uma vida. Assim, com uma inesperada carta de um tio, Arthur Prior, convidando-a para morar com ele na Mansão Gallant, a história do livro começa de fato a acontecer.



O clima da história começa a mudar e aumenta a ansiedade para os eventos que irão acontecer na mansão da família. Ao chegar lá o clima de medo por parte dos habitantes é palpável, mas ninguém está disposto a explicar porque, e os mistérios tão presentes no gótico dão o tom dessa nova parte do livro. O fato de Olivia ser muda nos mostra como ignorá-la pode ser fácil e para ela ainda mais exasperante. Afinal, o silêncio por parte de quem pode falar é ainda mais cruel, porém ela desenvolveu a capacidade de ouvir o que ninguém mais ouve e ler os sonhos da casa como um mapa. 

  

Ela se deita sem dormir, com o diário da mãe pressionado contra o peito enquanto escuta, se concentrando para descobrir a melodia de Gallant. 

 

À medida que somos apresentados aos personagens principais, o diário ganha ainda mais importância, afinal agora ela já tem algumas peças a mais para desvendar os mistérios nele e nas pessoas e até mesmo na própria casa em que mora agora. O fato de os elementos do gótico serem extremamente bem trabalhados não foge aos clichês do gênero, a menina órfã que descobre uma verdade sobre sua origem, uma mansão com mistérios e muitos segredos. Mas eu gostei da forma como ela trabalhou o sobrenatural e como amor e sacrifício caminham juntos, formando o equilíbrio.



O fato de a capa do livro começar a ser uma chave para o que pode estar acontecendo ajuda a prender a atenção na leitura, e ainda mais o fato de Olivia ser uma sobrevivente, que usa de tudo que sabe para agora começar a construir a vida com que sempre sonhou. 

 

Ela baixa o olhar para a fonte de pedra, a mulher com a mão estendida, e sabe agora que se trata de um alerta. Mantenha distância, diz ela. Mas é uma mensagem para estranhos. Ela é uma Prior, e Gallant, seu lar. 

 

Essa é uma história sobre o poder do silêncio e das palavras, laços de família e o poder que existe em escolher e, principalmente, no que torna um lugar um lar. Os fãs de literatura gótica vão reconhecer os pontos principais e, claro, se lembrar de outras histórias, mas eu realmente gostei da trama que a autora criou, ficando o ponto negativo pelo final extremamente em aberto e de que, mesmo para uma continuação, o final precisaria de um algo a mais. Mas sem dúvida é uma história que te faz mergulhar nela e passar um bom tempo, antes de voltar à tona. Aproveite a leitura!



Sobre a edição, ela foi pensada e elaborada para tornar a experiência de leitura riquíssima, a impressão, as imagens, a mudança de cor das folhas em algumas passagens e também de fonte. A diagramação e tamanho de fontes tornam a leitura ainda mais fluida. A revisão excelente sem que eu tenha observado nenhum erro de digitação ou ortografia.



Informações Técnicas do livro

Mansão Gallant 

V. E. Schwab 

Tradução: Paula DiCarvalho 

Ano: 2022 

Páginas: 320 

Editora: Galera Record 

Sinopse:

Da autora best-seller de A vida invisível de Addie LaRue, o novo livro de V. E. Schwab, Mansão Gallant, é uma história gótica e envolvente sobre um lugar onde as sombras encontram a luz e onde a morte encontra a vida. Leia com as luzes acesas (ou apagadas, se tiver coragem). 

  

V.E. Schwab, autora best-seller número 1 do New York Times, em uma história sinistra e original sobre o lugar onde o mundo se encontra com as sombras, e sobre a jovem que é atraída para lá. Uma mistura de O jardim secreto com Crimson Peak, é a leitura perfeita para fãs de Holly Black e Neil Gaiman.  

Olivia Prior sempre sonhou em ter uma família que se importasse com ela. Mas, em vez disso, ela está confinada na Escola Merilance para Garotas Independentes, com as suas governantas severas e com as outras alunas que a excluem por ser muda. Sua única fonte de conforto é o diário deixado pela mãe que nunca conheceu, com o qual consegue ter lampejos de uma vida desconhecida. 

Quando recebe uma inesperada carta de um tio, Arthur Prior, convidando-a para morar com ele na Mansão Gallant, Olivia imediatamente agarra a oportunidade. Porém, ao chegar em Gallant, ao invés de uma recepção calorosa, a garota é recebida com espanto. Além do mais, todos parecem viver com medo, e ninguém quer explicar o motivo para Olivia. Decidida a não abrir mão da família recém-descoberta, a jovem terá que desvendar, e enfrentar, os mistérios que envolvem como uma névoa a Mansão Gallant. 

 

“Um livro arrepiante… O horror gótico e sensível de Shirley Jackson se encontra com a força e o mundo fantástico e sombrio de Neil Gaiman.” – Publishers Weekly 

  

“Vai prender os leitores com a história arrebatadora, os personagens bem construídos e uma trama repleta de horror fantástico.” – Kirkus Reviews



Para comprar:

 Livro Físico

 E-book


Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!