02 março, 2023

# @Mah # Editora Melhoramentos

Resenha :: Serviço de atendimento aos corações partidos


 Se o Brasil tivesse um cheiro provavelmente seria de café e pão francês, e levaríamos ele para onde fosse quando batesse a saudade com o tanto de cultura estadunidense e europeia que recebemos diariamente. É tão comum a presença dessas culturas que estranhamos quando lemos um livro sobre a nossa, a sensação de estar em casa é rápida, e foi assim que fiquei ao ler o livro nacional “Serviço de atendimento aos corações partidos”.

Juro que não lembro a última vez que li um livro nacional que realmente especifica a cidade, o bairro, os lugares que realmente existem pelo país. Sinto que muitos escritores não colocam para dar mais liberdade aos leitores de imaginarem o local e tudo bem fazer isso, mas foi tão bom saber que a cada momento era possível imaginar os locais narrados com facilidade.

“Minha casa fica pertinho do metrô de Botafogo, então não teria tanto problema fazer um pit stop no banheiro antes de ir para a Barra da Tijuca. ”

Depois do ambiente, as expressões brasileiras te conquistam em seguida, falas essas que mesmo traduzidas em livros estrangeiros para algo “semelhante” não é o verdadeiro de uma mão brasileira escrevendo originalmente, até os palavrões diversos que temos se torna algo que só a gente consegue fazer em inúmeros contextos.

“Ah, que ódio desse homem. Agora nosso grupo inteiro o encarava querendo cozinhar seu fígado [...] Eu deveria ganhar um Nobel da Paz por não enfiar a mão na cara daquele desgraçado. ”

E por fim, as histórias dos personagens, simples, mas que é comum a muitos de nós. Nela conhecemos dois pontos de vista, Tina e Thiago que tem tudo menos sorte na vida amorosa. Sério, coitado deles. A fase em que eles estão na vida com a faculdade, o primeiro emprego, conhecendo novas pessoas e fazendo burrada é diferente dos livros estrangeiros, no livro você consegue facilmente se vê errando também, não tem como julgar a atitude deles na história já que provavelmente você deve ter feito algo parecido.

Tina está naquela famosa situação que tem todo o ano, a temida data do dia dos namorados na qual evita olhar a rede social pelo bem da sua saúde mental para não se questionar se estar realmente querendo uma relação ou apenas é carência.

“Só queria que o dia acabasse. Que eu piscasse os olhos e já fosse 13 de junho, quando as pessoas voltam para suas vidas medíocres, deixando essa data estúpida para trás. ”

 No caso dela não precisa evitar rede social, assim seria fácil demais, e sim distanciar do namorado da sua irmã, a pessoa a quem ela tem uma paixão secreta a anos e que diariamente precisa ver os dois juntos. E pior ainda, no dia mais temido, naquele momento que você quer apenas esquecer todos os casais que existem e apenas deitar em sua cama e ver um filme, a plataforma de streaming não funciona!

E lá se vai seu dia ligando para o atendimento ao cliente e ouvindo aquela música chata de espera, só que ninguém nunca pensa que a pessoa do outro lado da linha também não está nada contente com sua vida amorosa, ou da sua vida por inteiro como a do Thiago. Trabalhar em seu dia de folga por causa do seu chefe insuportável já é péssimo, mas juntando isso com um fora da garota que ele jurou que estavam tendo algo também não é fácil de competir para ver quem tem o pior dia dos namorados.

 Em meio a tanta maré de azar em sua vida, Thiago tem uma sorte um tanto inusitada.

“ Mesmo sem tê-la visto, consegui conhecer um pouco dela, o que deixou minha noite muito mais agradável."

Em meio ao improvável, Tina e Thiago acabam se conhecendo e dando não só a eles, mas ao leitor, a esperança que romances existem sim tanto nos livros como na vida real por meio da escrita da Giulia Paim.


Informações Técnicas do livro


Serviço de atendimento aos corações partidos

 Giulia Paim

Ano: 2021

Páginas: 224

Editora: Melhoramento

Sinopse: Uma plataforma de streaming, uma garota desiludida, um atendente de SAC, um chefe mau-caráter, uma drag queen, um pug desaparecido e uma disputa de sinuca se encontram nesta aventura envolvente no Rio de Janeiro.

 

Em pleno Dia dos Namorados, Tina recebe a notícia que mais temia: sua irmã, Alessandra, acaba de ficar noiva de Bruno, o rapaz por quem Tina nutre uma paixão platônica. Arrasada com a novidade, a garota decide afogar suas mágoas em um pacote extra-grande de salgadinho enquanto assiste a um filme no NettyMe.

 

Isso se a plataforma estivesse funcionando...Após mandar uma foto, digamos, comprometedora para a garota com quem está saindo há alguns meses e descobrir que eles não são exclusivos, Tiago é convocado por seu mal-encarado chefe para trabalhar no sábado, bem no Dia dos Namorados. Desiludido com sua vida amorosa, Tiago atende a ligação de uma garota que está tendo problemas para acessar sua conta no NettyMe. O que ele não poderia imaginar é que essa ligação mudaria sua vida para sempre, e de várias maneiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!