28 fevereiro, 2023

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: Uma Magia Destilada em Veneno


Essa história é um convite para parar, respirar e mergulhar num momento que é mais que folhas e água quente, é um ritual milenar e por isso celebrado sem o ritmo acelerado das coisas que fazemos rotineiramente. E, com essa breve explicação sobre o clima da história, vamos ao livro!

"Agora entendo. A magia não está na cerimônia do chá ou na partilha de uma xícara. Está na conexão, na breve união de almas. As folhas de chá são um canal e os ingredientes, as indicações"


Outra coisa que percebi é que já havia lido muito a respeito do chá em outras culturas, mas essa é a primeira vez que leio sobre na cultura chinesa, e por isso teve um gostinho de novidade para com o chá e também para com a fantasia da história. É importante saber que esse é o primeiro livro de uma duologia e que desde agora, já posso afirmar que é preciso, sim, ler esse antes da continuação. Porque, além de o final estar totalmente em aberto (socorro!) o próximo livro deve continuar de onde esse parou.

A trama começa de uma maneira que lembra outras fantasias, porém rapidamente ganha contornos próprios e a originalidade sobressai de maneira muito interessante. Como disse, a história tem o ritmo do ritual de preparação do chá, que junto a cultura chinesa e a magia ganham contornos próprios, dando não apenas o tom da história, mas cheiros e sabor com a descrição das ervas e das misturas. Confesso, que muitas referências que eu tinha da porcelana chinesa, aos utensílios do serviço de chá ganharam vida lendo essa história que se desenvolve tanto como um thriller político quanto uma fantasia.

"— Tudo em Jia é política, como você logo aprenderá. Em especial os… shénnóng-tú. — Ela balança a cabeça, com desprezo. — Muitos cuja afinidade com a arte Shénnóng é reconhecida vêm de famílias que podem se dar ao luxo de desenvolver seu talento."


E a mistura da história a autora adicionou além da magia, um sistema politico repleto de armações e intrigas num regime imperial com muitos problemas e questões familiares como ingrediente que torna tudo ainda mais interessante. Sim, pode parecer confuso no primeiro momento da leitura, mas realmente você vai conseguindo de forma muito rápida perceber onde esses assuntos estão interligados ou são paralelos, deixando aquele jogo de mistério que nos faz perguntar: O que falta acontecer agora e se deparar com alguma surpresa muito inesperada logo na próxima página.

Até mesmo quando achei um pouco descritivo demais, algumas cenas me surpreendi como que agilidade a autora mostrou na própria história que eram informações realmente necessárias para trama se desenvolver, deixando o que antes começou parecer ligeiramente cansativo interessante. Adorei como isso foi se desenrolando, porque um dos grandes acertos da história é a personagem Ning mesmo em meio a todos os acontecimentos no meio dos quais se viu "jogada" não perder seu foco inicial que desde o início foi de encontrar um antídoto para salvar sua irmã Shu.

"— Estou aqui só por mim. Minha mãe faleceu no inverno passado, Alteza. — Preciso oferecer uma parte da verdade, e já tinha revelado aquela informação à governanta. — Minha irmã está doente. Sem as duas, minha família passa por dificuldades. Ganhar essa competição, essa posição, vai significar uma vida melhor para minha família."


Claro que essa história, mesmo tendo Ning como personagem central, não é apenas dela. Cada núcleo ganha contorno com seus personagens que vão nos conquistando ou ganhando nossa antipatia e prendendo a trama, que vai intrigando com novos questionamentos que vão surgindo a medida que cada um vai sendo revelado na história. E mesmo o crescimento de Ning e das suas descobertas sobre a própria história familiar dão corpo o que poderia, mas de modo algum é, um emaranhado de histórias soltas. A forma como a autora vai construindo as camadas e, ao mesmo tempo, mostrando o crescimento da personagem, prendem a leitura até que chegue o momento de dizer: preciso da continuação pra ontem!

Apesar de ser uma combinação exótica, a autora explora os diversos sentimentos dos personagens, desde a competição para escolher o novo mestre Shénnóng, seus segredos que podem não só eliminá-la da competição como condenar sua família, seu envolvimento involuntário nas intrigas da corte. Sem esquecer dos falsos aliados que podem pôr em risco seu objetivo de salvar Shu — e a própria vida. Vou terminar dizendo que amei como a autora aborda a força e a resiliência feminina, de várias formas mostra como numa sociedade patriarcal muitas mulheres se dobram, mas não sucumbem e encontram meios de terem sua individualidade assegurada mesmo que a um custo alto e por vezes doloroso.

"É um aviso familiar, como os que papai costumava me dar sobre a capital. Com um peso no coração, percebo que deveria tê-lo ouvido. Mas agora é tarde demais."


Estou realmente ansiosa para ler o próximo livro e enfim encontrar as respostas para várias questões que ficaram em aberto ou foram tratadas de forma um tanto quanto superficial, perto do que o livro promete entregar se comparado ao que revelou de outras questões na história do primeiro. Foi uma grata surpresa ler sobre algo tão diferente de mim e da nossa cultura, numa escrita fluida e muito envolvente.

Sobre a edição: Além da capa belíssima, conta com: um glossário, guia de pronúncia, lugares dignos de nota, cada qual contendo a palavra em português, em chinês e o conteúdo proposto, como significado, forma de pronunciar ou localização. Com pequenas imagens decorando alguns começos de capítulos, ótima revisão e tradução, a edição ficou mais que linda, facilitou a leitura e tornou a experiência ainda melhor.



Informações Técnicas do livro


Uma Magia Destilada em Veneno 

Os Livros do Chá # 1 

Judy I. Lin 

Tradução:  Adriana Fidalgo

Ano: 2022

Páginas: 336

Editora: Galera Record 

Sinopse:

Filha de um médico e de uma mestre da arte Shénnóng, Ning estava conformada com o arranjo familiar em que seguiria os passos do pai enquanto a irmã, Shu, seguiria os da mãe. Mas quando um chá envenenado leva sua mãe à morte e adoece gravemente sua irmã, os desejos secretos do coração de Ning se misturam à busca pelo antídoto que salvará Shu. A jornada de Ning a leva até o palácio, onde será realizada uma competição para escolher o novo mestre Shénnóng da corte. O prêmio? Um pedido concedido pela própria princesa. Desesperada para salvar Shu, Ning vê na competição sua única alternativa e, mesmo não sendo a aprendiz da mãe, decide arriscar se passar pela irmã para competir. O que ela não imaginava é que as políticas da corte poderiam ser mais perigosas do que o chá envenenado que vem assolando todo o império de Dàx? Agora, Ning está sozinha na capital e cheia de segredos que podem não só eliminá-la da competição como condenar sua família a um destino terrível. Além disso, ainda precisará provar suas habilidades no preparo de chás com propriedades lendárias enquanto se vê cada vez mais envolvida nas intrigas da corte, as provações cada vez mais perigosas da competição e os falsos aliados que podem pôr em risco seu objetivo de salvar Shu — e a própria vida.



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!