16 março, 2016

# @Milly # Editora Intrínseca

Resenha :: O Que Me Faz Pular (The Reason I Jump)


O livro, em grande parte, é um tipo de entrevista com perguntas sobre coisas que são comuns em se indagadas sobre o “porquê” da forma de agir de alguns autistas: “Por que você demora tanto para responder?”, “Por que você não faz contato visual quando está falando?”,” Por que você pula?”.
“Mas, quando pulo, é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade, minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração”
É difícil descrever a sensação que este livro nós traz. Como é encantadora e esclarecedora cada resposta de Naoki, como destrói vários preconceitos e pré-conceitos sobre tudo que pensamos saber a respeito do autismo, e de como esses pensamentos errados sobre o assunto podem machucar e dificultar ainda mais a vida dessas pessoas, e isso nos é apresentado de uma forma simples que faz refletir e desejar que mais pessoas possam ler.
“Os autistas não acham engraçado falar mal das pessoas, zombar delas, fazê-las de bobas ou enganá-las. O que nos causa um riso espontâneo é ver algo bonito ou lembrar algo que consideramos divertido.”
É um livro de fácil leitura, curto e é daqueles que faz você ter um baque, fazendo-o parar para pensar nas suas ações, ao mesmo tempo em que te faz sorrir. Naoki ainda nos presenteia nesse livro com pequenos contos simples, que eu achei de um brilhantismo enorme. É um livro que vale a pena, principalmente pelo seu conteúdo, mas também pelo trabalho incrível da capa e as ilustrações presentes dentro do livro.
“Você deve estar pensando: “Ele nunca vai aprender?” Sabemos que estamos deixando vocês tristes e chateados, mas sinto dizer que é como se não tivéssemos escolha, e é isso. Mas, por favor, façam o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda.”

[...] Não estou sozinho quando estou com as letras. “Elas são muito mais fáceis de controlar do que as palavras faladas, e podemos estar com elas sempre que quisermos.”
Nota: 
BônusLeia um trecho em PDF


Ficha Técnica do Livro
O Que Me Faz Pular
Autor: Naoki Higashida

Ano: 2014
Páginas: 192
Tradução: Rogério Durst
Editora: Intrínseca

Sinopse (Skoob
Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. 
Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. 
O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.