22 outubro, 2016

# @LCarneiro # Drama

Resenha :: A garota que você deixou para trás (The girl you left behind)



Nesse livro, Jojo Moyes trás duas novas histórias intercaladas entre passado e presente. Uma se passa nos dias da primeira grande guerra e a outra se passa em 2006. Uma é contada por Sophie Lefèvre na França; Liv Halston conta sua história em Londres. Embora as histórias sejam tão distantes, elas acabam dentro de um único futuro.

Sophie é esposa de um artista chamado Edouard Lefèvre. Em uma França ocupada por
alemãs, Sophie vê seu marido e cunhado indo para campos de batalhas. Tendo que tomar conta da família, ela acaba tomando decisões um pouco mal vista por sua irmã, irmão e vizinhos. Dona de um hotel/restaurante chamado Le Coq Rouge, ela acaba se comprometendo quando aceita que os ocupantes alemães façam suas refeições em seu hotel/restaurante/lar. 
 
Dando um salto temporal de alguns meses, Sophie acaba se tornando um pouco íntima do Kommandant alemão. Estando preocupada com seu marido e querendo que o Kommandant solte-o, ela acaba fazendo algo que é visto como traição.
“Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Èdouard deixara para trás havia dos anos. Pensei no toque das mãos dele em minha cintura , seus lábios macios em meu pescoço. E fechei os olhos.”
Liv é uma viúva inglesa que não aceita a morte prematura de seu marido. Vivendo em uma Casa de Vidro, fria, solitária, vazia, ela enxerga em seu presente de casamento, um quadro que seu falecido marido comprou na Espanha, uma forma de se conectar com David. Observa o quadro quase que 24h por dia.

Certo dia, ela cansada de sua vida monótona, Liv resolve sair para beber e acaba indo a um bar Gay perto de casa. Muito amargurada, ela quer ficar bêbada para esquecer seus problemas e acaba perdendo sua bolsa no bar. Um rapaz, irmão do dono do bar, ajuda-a a se locomover em direção a sua casa, mas quando começa chover, ele vê uma única alternativa... Levá-la para o seu apartamento. 

Alguns encontros depois, Paul, o rapaz que ajudou Liv no bar, descobre que Liv está envolvida em um caso que é de sua responsabilidade e não sabe o que fazer. Estaria o destino conspirando contra Liv?

“O que isso ensina a gente , Sr. Mc Cafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes que vencer.”
Essa história tem um tom de superação tão forte, que serve de inspiração para qualquer um que esteja passando por dificuldades. Como a Jojo consegue criar dois mundos tão diferentes, embora tão ligados ao mesmo tempo? Conseguimos acompanhar com clareza os acontecimentos de cada história, que no final acaba tendo um grande propósito, consequentemente um grande final.

Vimos quão cruéis os tempos de guerra foi. Uma brutalidade que só quem viveu ali bem perto sabe explicar. Seria necessário fazer tudo aquilo? Os danos podem ser visto até hoje. Que pelo visto ninguém aprendeu nada sobre aqueles tempos.

Havia uma única maneira de terminar esse livro sem que deixasse grandes feridas.. Um final feliz. E é o que acontece. O livro acaba deixando o leitor satisfeito com o final. Acaba ficando tudo no seu devido lugar.
“Tempos loucos; pessoas loucas" 
Acho impossível ter uma definição melhor para a Primeira Guerra Mundial.

Ficha Técnica do Livro

A Garota Que Você Deixou Para Trás

Ano: 2014
Páginas: 384
Idioma: português
Editora: Intrínseca

Sinopse (Skoob)
Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!