11 julho, 2017

# @Jéssica Burgos # DarkSide Books

Resenha :: Ed & Lorraine Warren: Demonologistas (The Demonologist: the extraordinary career of Ed and Lorraine Warren)


"É impossível preparar o leitor, em uns poucos e curtos parágrafos, para o que o aguarda nas páginas deste livro. Afinal, o que está registrado aqui, é material que vai muito além de histórias de fantasmas, das excentricidades da assim chamada atividade poltergeist, e adentra em uma dimensão muito mais profunda - uma dimensão de horror e perversidade que é não apenas real: sua atuação está literalmente além do imaginável." 

“Ed & Lorraine Warren: Demonologistas” é um livro escrito por Gerald Brittle e publicado originalmente nos anos 1980, seu texto tem um tom mais jornalístico, é como se fosse uma longa entrevista com o casal Warren em que seus principais casos investigados são abordados, além disto, é enriquecido com diversas fotos e comentários de outras pessoas e autoridades do ramo que estiveram presentes durante os acontecimentos.

O livro aborda a trajetória do casal Warren, desde a tenra infância, o descobrimento de seus dons e limitações (sendo Ed, um demonologista, e Lorraine, uma clarividente e médium de transe leve), o início de sua carreira e as dificuldades, suas primeiras palestras, e, claro, a cereja do bolo, seus casos.

Um dos pontos que é reforçado diversas vezes ao longo da narrativa, é o terrível costume que nós, seres humanos, temos de não acreditar no oculto, no sobrenatural, no intangível, e nossa eterna insistência em levar isso como uma brincadeira, seja através de um ritual, um “inocente” tabuleiro ouija, ou o simples jogo do copo, os Warren citam diversos relatos em que o que começou como uma brincadeira, por um triz não teve um final perverso.

Apesar de ter um formato mais similar a um documentário, o livro não tem nada de enfadonho, pelo contrário sua leitura é fluida e rápida, ao longo de seus quinze capítulos. Ed e Lorraine são altamente carismáticos e é impossível terminar esta leitura sem admirá-los.

“Para aqueles que apenas se interessam pelo material, que querem aprender como evitar problemas com espíritos, o conhecimento do assunto representa não só poder, mas uma arma de proteção. E, outras palavras, conhecer previamente é estar preparado.”

Alguns casos me chamaram mais a atenção do que outros, obviamente, mas gostaria de destacar o da jovem Kendra que realizou um ritual de magia negra que incluía um véu de renda negra, chifres de bode, uma taça e um livro de conjurações (o que a levou a realizar este ritual macabro você só descobrirá se ler a obra). Vale citar também os casos das famílias Foster e Beckford, que são igualmente perturbadores.

Aos mais curiosos, ao longo de sua jornada pelos caminhos do ocultismo e sobrenatural, os Warren reuniram diversos artefatos (que vão desde itens usados em algum ritual macabro a objetos que foram previamente “possuídos”), estes estão reunidos no The Warrens Occult Museum em Connecticut. O Museu, fundado em 1952, é aberto à visitação e é o único do mundo com a temática, não é permitido que os objetos sejam tocados ou retirados de seus vidros protetores. E aí, você teria coragem de visitar este museu?

Recomendo a leitura do livro a todos aqueles que tem vontade de conhecer um pouco mais o trabalho de Ed & Lorraine e sobre o universo sobrenatural. Este livro está entre minhas melhores leituras do ano de 2017.

A edição está belíssima, em capa dura com um tom envelhecido e uma fita cor de vinho para marcar, além de vir acompanhada de um belo marcador, uma excelente diagramação e diversas fotos. Infelizmente, nem tudo são flores, durante a leitura me deparei com alguns erros de digitação, coisa que uma revisão melhor poderia ter sanado, mas nada que tire o brilho da obra.

Nota :: 

Informações Técnicas do livro

Ed & Lorraine Warren: Demonologistas
– Arquivos Sobrenaturais
Ano: 2016
Páginas: 272
Editora: DarkSide Books
 
Sinopse (Skoob):
Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.
Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!