17 outubro, 2017

# @Jéssica Burgos # Especial

Especial :: Criaturas do Terror



No dia 31 de Outubro é comemorado o Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween! Nos Estados Unidos e no Reino Unido a data é muito aguardada... As crianças se fantasiam e saem pedindo doces de porta em porta, as casas recebem decorações temáticas, assim como os bares e pubs das cidades, alguns estabelecimentos fazem programações especiais, existem diversas festas para balançar o esqueleto, entre outras atrações.

No Brasil, as comemorações ainda são bastante isoladas, mas o Clube do Farol não poderia deixar essa icônica data passar em branco, não é mesmo

Portanto, neste especial selecionei alguns ícones do universo terror/horror que com toda certeza serão uma maravilhosa companhia para o mês de Outubro, ou quem sabe para toda sua vida!


1 – Lobisomem:

O Lobisomem (ou Licantropo) é um ser lendário e metamórfico, ou seja, um homem que se transforma em lobo em noites de lua cheia. A origem da lenda remonta a tempos antigos e à cultura europeia, segundo a crença popular este ser é sensível a prata.
        
Um dos filmes que reforçou o mito do Lobisomem foi “The Wolf Man” uma produção estadunidense de 1941, escrita por Curt Siodmak e dirigida por George Waggner. Em 2010, o filme ganhou um remake que contou com a direção de Joe Johnston, roteiro escrito por Andrew Kevin Walker e David Self, além de nomes como Benicio Del Toro e Anthony Hopkins no elenco, para coroar, a produção recebeu um Oscar em 2011 por melhor maquiagem.

Recentemente foi publicado no Brasil o livro de Clecius Alexandre Duran, “Crônicas de Lua Cheia – A Maldição do Lobisomem” que reforça o mito, e mostra todos os conflitos internos da disputa entre o homem e a fera. Você tem coragem de se aventurar por este universo?


2 – Frankenstein:

Em 1818, a jovem Mary Shelley publicou seu romance de terror gótico intitulado “Frankenstein ou o Moderno Prometeu”, que é considerado como a primeira obra de ficção científica da história. O enredo consiste na ambição de um estudante em dar vida à matéria morta, e após concluir o feito, ele foge ao ver sua criação e a deixa à mercê, restando à criatura ir atrás de seu criador.  O livro sagrou-se como um clássico, e assim permanece até os dias atuais, a criatura já foi inspiração para diversas adaptações cinematográficas, entre elas “Frankenstein de Mary Shelley” de 1994, o longa contou com a direção de Kenneth Branagh, roteiro de Steph Lady e Frank Darabont, e nomes de peso no elenco como Robert de Niro e Helena Bonham Carter.


3 – Bonecos Amaldiçoados:

Quem nunca sentiu um calafrio percorrer a espinha ao notar o olhar vazio de um boneco te observando na calada da noite que atire a primeira pedra! Um dos grandes causadores deste pavor com toda certeza foi o boneco Chucky, ícone da franquia de filmes “Brinquedo Assassino”, que teve seu início ao final dos anos 1980. O enredo da trama se inicia com a fuga de um serial killer obcecado por vodu, abandonado por seu parceiro de crimes, o criminoso se refugia em uma loja de brinquedos, mas é baleado pelo detetive que estava em seu encalço, portanto o serial killer faz o uso de seu conhecimento em magia negra e transfere sua alma para um dos bonecos da loja, a partir daí seu reinado de horror tem início.

Outra famosa boneca amaldiçoada é Annabelle, que hoje habita o museu do oculto do casal Warren. Como se não bastasse, ela serviu de inspiração os filmes “Annabelle” de 2014 e “Annabelle: A Criação do Mal” de 2017. Em 2016, a editora Darkside publicou um livro intitulado Ed & Lorraine Warren: Demonologistas – Arquivos Sobrenaturais” que reúne diversos casos ligados ao sobrenatural, inclusive o da boneca, caso tenha interesse, a resenha do livro já foi publicada no Clube e você pode conferir AQUI.


4 – Casas mal assombradas:

Todos já ouvimos histórias de arrepiar sobre casas e castelos mal assombrados. Existem rumores de pessoas que ouviram vozes, rangidos, gritos, passos, sussurros, quando ninguém mais ouvia. Muitas dessas crenças foram passadas geração após geração, e algumas pessoas acreditavam que um espírito ficava preso no plano terreno, caso enfrentasse uma morte violenta e por tanto, passava a assombrar aquele local.

Muitos locais são tidos como mal assombrados ou amaldiçoados, contudo um deles em especial é lembrado com grande frequência, estamos falando da casa que foi palco para diversos assassinatos sangrentos, se você pensou em Amityville, acertou. O caso tomou proporções gigantescas após ser divulgado amplamente na mídia americana, posteriormente as aflições do casal foram transformadas em um livro escrito por Jay Anson nos anos 1970 (a resenha do mesmo pode ser conferida AQUI) , além de terem existido diversas adaptações cinematográficas, sendo a mais recente “Amityville: O Despertar” de 2017.

Caso queira ver e ler outras histórias sobre locais mal assombrados, CLIQUE AQUI.


5 – Vampiros:


Por fim, escolhi para integrar essa seleção de ícones do terror/horror, as criaturas pelas quais tenho um enorme apreço, estamos falando dos vampiros! As origens das lendas relacionadas a vampirismo são incertas, entretanto o termo Vampiro só se tornou popular nos primórdios do século XIX, sobretudo no continente Europeu. Em 1819, com a publicação do romance de John Polidori intitulado como “The Vampyre: A Tale” começamos a ver vampiros de uma maneira mais sofisticada, e não apenas retratados da forma sanguinolenta como anteriormente, este trabalho influenciou a criação de diversos outros, incluindo aquele que hoje é o responsável pela base moderna de ficção, ou seja, Drácula do autor irlandês Bram Stoker.

Drácula é um romance de ficção gótica publicado em 1897 por Bram Stoker, tem como protagonista o Conde Drácula, e é narrado através de cartas, diários de bordo e jornais. Embora o autor não seja o “pai” dos Vampiros, ele é responsável pela forma como os vemos atualmente, uma vez que seu romance foi responsável pela popularização das criaturas da noite e rendeu diversas adaptações cinematográficas e teatrais. Uma das mais icônicas adaptações é o filme homônimo de 1931 dirigido por Tod Browning e que teve como estrela principal Bela Lugosi, e não podemos esquecer do, já consagrado, “Drácula de Bram Stoker” de 1992 dirigido por Francis Ford Coppola e que contou com excelentes atores como Gary Oldman, Wynona Ryder, Keanu Reeves e Anthony Hopkins.


Espero que tenham gostado do post e das indicações!
                                                                                
Com carinho,
Jéssica Burgos


Fontes utilizadas na produção e/ou como inspiração deste artigo:

23 comentários:

  1. Oi Jéssica,
    Que post maravilhoso!! Além de citar livros, você falou também de filmes que marcaram alguns subgêneros do Terror. O que me dá mais medo são as histórias de casas mal assombradas. Gosto das histórias de Lobisomem e de vampiros, mas não me assustam.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André,

      Nem sei como te agradecer por tanto carinho! Também amo histórias de criaturas sobrenaturais, mas confesso que as casas mal assombradas e os espíritos são de arrepiar!

      Beijos!

      Excluir
  2. Um post muito bom e um Terror da melhor qualidade! Fico envaidecido por ter meu livro citado nessa lista maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clecius,

      Não sei como te agradecer por tanto carinho e atenção com seus leitores! Seu livro é simplesmente incrível e irá dominar todo o Brasil em breve, é uma honra ser parte da alcateia!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Oiii Jessica tudo bem?
    Eu realmente gosto do Halloween embora seja bem medrosa. Meu monstro favorito são os fantasmas. Sempre acho que eles existem mesmo. Quer dizer, com tantas pessoas no mundo que ja morreram nunca se sabe né?
    Adorei as indicações dentro do post.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo bom e contigo?

      O mundo é vasto, também creio que fantasmas existam e que apareçam quando menos esperamos!

      Abraços!

      Excluir
  4. ahhh ficou ótimo essa seleção!
    Brinquedo assassino ainda me causa calafrios hahah
    Vampiros acredito que se tornaram muito amigos por causa de todas as séries que apareceram rsrs

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Senhor dos Livros, tudo bom?

      Tenho pavor do Chucky hahaha Ele não poderia faltar numa seleção dessas!

      Abraços!

      Excluir
  5. Morro de medo lobisomens e me assustei muito com os filmes do Chuck. Quando li "Frankenstein" confesso que em determinado momento fiquei com pena do monstro, mas fazer o que, eu tenho coração mole kkk Parabéns pelo post, ficou ótimo, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariela, tudo bom?

      Eu tenho pavor do Chucky, aqueles olhos dele me dão calafrios kkkk
      Ainda não li Frankenstein, mas provavelmente terei a mesma reação que você!

      Abraços!

      Excluir
  6. Gosto de livros com temas sobrenaturais, mas meu gostar está limitado a vampiros, lobisomens e fantasminhas camaradas, passado disso chego nem perto. kkkkkkk amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amor pelos Livros, tudo bom?

      Tem coisas que é melhor não mexer, não é verdade? kkkk

      Obrigada, abraços!

      Excluir
  7. Adoreeei o post! Na hora já chamei meu sobrinho que adora essas coisas. Fiquei com mais medo que ele, hahaha. Ele adorou também. Mesmo sendo um pouco medrosa, eu adoro essea assuntos, halloween é uma comemoração tão gostosa, né? No momento estou lendo Frankenstein, e gostando muito. Parabéns pelo post. Beijos!

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, tudo bom?

      Gosto muito do Halloween também, adoraria que ele fosse mais celebrado no Brasil, seria muito divertido. Ainda não li Frankenstein, mas está nos planos!

      Abraços!

      Excluir
  8. Olá!

    Adorei o post, embora eu não sinta aversão ou medo, acredito que bonecos amaldiçoados aterrorizam qualquer um hahaha Amo Halloween e achei a intenção incrível, é ótimo ler e conhecer mais a fundo essas criaturas.

    Um beijo, Carol
    blogcomv.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caroline, tudo bom?

      Bonecos amaldiçoados são de arrepiar qualquer um mesmo! Também adoro o Halloween!

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Muito legal a proposta do post! Conheço todos as criaturas que selecionou, só não sou muito fã do boneco assassino.
    Gostaria que o Brasil comemorasse mais essa data, mas eu comemoro com a minha TBR de terror.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, tudo bom?

      Também adoraria que as comemorações de Halloween tomassem uma proporção maior, mas por enquanto ficamos com os livros e filmes de terror para comemorar a data né?

      Quais foram suas leituras esse mês?

      Abraços!

      Excluir
  10. Que post maravilho e interessante,queria eu me fantasiar e sair para festas ou pedindo doces no Halloween,mas prefiro me deliciar com histias dos meus personagens favritos de "folclore" lobsomem e vampiro, ou até mesmo filmes de terror, parabens pelo post é muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ísis, tudo bom?

      Também adoraria sair fantasiada por aí, comemorando o Halloween, mas quem sabe um dia esse sonho não se realize né?

      Abraços!

      Excluir
  11. Oi Jéssica adorei seu post, é muito bacana saber mais sobre cada um desses personagens . Eu amo histórias de vampiros rsss Muito legal sua iniciativa, estou lendo livros dessa temática , no momento Frankenstein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gata Literária, tudo bom?

      Também tenho um carinho enorme pelos sugadores de sangue, eles tem seu lugar de honra no meu coração.
      Ainda não li Frankenstein, mas está nos planos.

      Abraços!

      Excluir
  12. Olá! Tudo bem?
    Amo todas essas criaturas hiper arrepiantes, porém meu favorito é o gênero lobisomen, sou fascinada pela personalidade arrisca e perigosa! Amei conhecer mais a fundo esses personagens, adorei o posto também!
    Beijos 😘

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!