25 junho, 2018

# @Mile Dantas # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Arcanista (Trilogia Vera Cruz #1)


Olá, faroleiros! Tudo bem com vocês?

Hoje trouxe mais um livro de fantasia do autor nacional Joe Lima, Arcanista, que é o primeiro livro da Trilogia Vera Cruz.

Imagine uma sociedade futurística reconstruída sobre as ruínas de uma guerra e que vive com uma fonte de energia retirada do centro da Terra? Januarii é uma cidade que abriga parte da população de Vera Cruz. E é lá que mora nosso protagonista Marcel Seeder. Marcel almeja seguir os passos do pai e se tornar um Arcanista, membro da Arcanum, uma espécie de força policial e de segurança daquele lugar. Para conseguir isso sua jornada não é nada gloriosa e ele tem que ralar muito para provar que é digno de fazer parte da Arcanum. As provas às quais os candidatos se submetem são pesadas e seus concorrentes se mostram capazes de superá-lo. Dentre eles, o seu amor, Beatrix. E isso deixa Marcel desmotivado.

Os dois jovens se conhecem desde crianças e compartilham a mesma vontade de ser arcanistas.  Até já mataram aulas juntos para assistir aos treinos do esquadrão. Quando se tornam membros desse grupo, os eleitos passam por um tipo de ritual onde o Mana (uma espécie de minério encontrado no centro da Terra) é absorvido pelo corpo e a pessoa passa a ter uma força específica.

Equilibraram –se sobre caixas e esticaram os pescoços para enxergar o treino dos arcanistas através de pequenas janelas. Viram um sujeito fazer surgir uma bola de fogo    na palma de sua mão e arremessá-la na direção de uma mulher. Ela respondeu lançando uma bola de gelo. Os bólidos chocaram –se no ar, desintegrando-se. Parecia uma espécie de jogo entre os dois. Em seguida, a mulher atacou e o homem defendeu.

Só que quando Marcel, agora já arcanista, não consegue dominar seu poder facilmente, tem que lutar contra o sentimento de frustração. Para completar quando ele finalmente se declara, descobre que Beatrix o vê apenas como um amigo. As coisas para o rapaz não vão tão bem assim. Ele chega até a se questionar se tomou a decisão correta entrando para um grupo o qual não tem aptidão suficiente.


“Nunca na história da Arcanum, um aluno com  pontuação menor que oitenta conseguiu se Tornar arcanista”, dissera o diretor. Marcel era o primeiro e único. Tal honraria não o deixava feliz.

O Voz Verde é um grupo de ativistas contrários ao uso do Mana (tipo de minério usado para extrair toda energia que Vera Cruz utiliza) que lutam ara que o governo pare com a extração do material. Seus membros são considerados foras da lei e perseguidos por Arcanum. Depois de um massacre que ocorreu anos antes, o Voz Verde se enfraqueceu, mas nunca deixou a sua luta. Os membros viviam nas cidades abandonadas ao redor de Januarii e sempre estavam presentes em ações terroristas, porém não eram pegos.

Em uma operação que visava transportar a família do Regente Geral um ataque surpreende a todos e, em meio a tiros e mortes, Marcel acaba perdido no meio da paisagem deserta com a filha do Regente e futura herdeira, Camilla Noble. Um rosto já conhecido pelo rapaz.

Eventualmente, as Cidades Altas foram erguidas, literalmente, sobre  os escombros da antiga sociedade. A maioria das áreas abandonadas permanece assim até hoje e passaram a ser conhecidas como Cidades Baixas.


A tentativa de retornar para a cidade passa por uma cidade abandonada, chuva ácida, cães mutantes e perseguições misteriosas. Quem, afinal está por trás desse ataque? Na corrida para salvar suas vidas os jovens conhecem dois irmãos misteriosos: Augustus e Julius. Os dois serão de grande valor para que Marcel e Camilla consigam retornar.

Ele trocou um olhar com Camilla, igualmente atônita. Estavam na presença da líder do Voz Verde, Flora. A mulher pressionou um pequeno dispositivo preso no agasalho.
— Quem diria? — o aparelho distorceu a voz. 
— Mande-os embora — disse Domingos. — Vão nos trazer problemas.
—  Pode  ser que sim, ou pode ser a chance de uma vida, meu amigo.

Arcanista é uma história que mistura mundo distópico, questões emocionais e problemas ambientais. Surpreendi-me com esta leitura, principalmente porque não é norteado por um romance melodramático. Não. É uma fantasia e fez o que se propôs. Eu gostei muito da situação da trama, de como o Joe formulou a Arcanum e os arcanistas, e do mundo distópico que ele montou.

Marcel é um jovem que vive sua época da forma como qualquer outro viveria hoje: vai à escola, tem amigos e até um aquário de peixes! Pois é. Um aquário com peixes que ele tem o maior zelo. O que o torna diferente de nós é a possibilidade de um futuro glorioso como arcanista. Seu modelo inspirador é o seu pai que um dia também foi um arcanista, mas que foi ferido em batalha e se aposentou. O autor usou essa premissa para motivar o jovem a seguir a carreira. O conflito pessoal do jovem com a incapacidade de dominar sua gema trovão é o que dramatiza a história e dá aquele toque especial. Acompanhar a evolução dele é muito legal.

Apesar de ter dito que não há um romance incluído neste primeiro livro temos o gostinho de ver a confusão de sentimentos de Marcel em relação à Beatrix e Camilla. Torço para que o Joe Lima desenvolva mais a relação deles nos próximos livros, pois eu já tenho a minha garota preferida (não vou contar, tá? Senão posso tendenciar vocês também! Rs).

Por todos esses pontos que citei, pela proposta e pela obra inovadora do Joe Lima, eu indico a leitura a todos vocês que curtem fantasia distópica. Boa leitura a todos!



Nota ::  3,5 


Informações Técnicas do livro

Arcanista
Trilogia Vera Cruz #1
Joe de Lima
Ano: 2016
Páginas: 288
Editora: Independente
Sinopse (Skoob):
Marcel Seeder é um tímido rapaz de 16 anos que vive em Vera Cruz, uma nação dividida pelo jogo de poder entre o governo, o exército independente chamado Arcanum e a sombra do grupo ecoterrorista Voz Verde.
Marcel se preparou desde a infância para uma carreira militar como arcanista, seguindo os passos de seu pai. Entretanto, a visita oficial do Regente-Geral e de sua família à Arcanum irá deflagrar um terrível incidente. Para enfrentar a conspiração que busca assassinar Camilla Noble, a filha mais velha do Regente, Marcel precisará superar suas limitações e dominar a gema incrustada em sua mão.
Com uma narrativa cinematográfica, Arcanista é mais que uma história de superação e sobrevivência. É a história de pessoas que tentam encontrar seu lugar em uma sociedade com um complexo cenário político e um colossal abismo social que separa a elite e a classe menos favorecida.

Adquira o e-book de Arcanista na Amazon, clicando aqui! 



 _____Sobre o Autor_____

Joe de Lima


 Facebook | Twitter | Blog

Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Também é autor de Serpente de Fogo, web-série literária de fantasia que mais tarde foi lançada na forma de um e-book gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!