12 fevereiro, 2019

# @Jéssica Burgos # Especial

Especial :: Dicas de Conservação de Livros


Olá, faroleiros, tudo bom?

Todos os leitores sonham em ter sua biblioteca particular e, claro, conservar suas edições favoritas por bons e longos anos.  Portanto, resolvi fazer este post com o intuito de ajudá-los nesta tarefa, espero que as dicas sejam de muita serventia para todos!


 1 – A melhor posição para conservar seus livros é na vertical sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro pode prejudicar a longo prazo, devido ao peso exercido pelos demais.

 2 – Ao manusear os livros, esteja com as mãos limpas.

 3 – Para limpar os livros, utilize um pano limpo, macio e seco e passe delicadamente sobre o mesmo. Para limpar o pó acumulado na parte superior, utilize um pincel de cerdas grossas. Durante a limpeza, aproveite e o folheie isso ajuda as páginas a respirar.

 4 – Falando em limpeza... Ao limpar a estante, utilize um pano úmido – evite utilizar produtos abrasivos – e só coloque os livros no lugar após a mesma estar totalmente seca.

 5 – As orelhas do livro NÃO foram feitas para serem utilizadas como marca-páginas, utilize um marcador de papel tradicional. Algumas livrarias os disponibilizam gratuitamente. No instagram da nossa colunista Elisabete Finco (@efinco) você encontra diversas dicas sobre marcadores, não deixe de conferir.

 6 – Evite utilizar clipes de papel em seus livros, uma vez que os mesmos podem enferrujar com o tempo e danificar as páginas. Também evite esquecer coisas dentro dos livros, estes itens podem gerar manchas com o passar do tempo.

 7 - Deixe um espaço entre os livros guardados na estante e a parede para protegê-los da umidade.

 8 – Evite deixar seus livros expostos a luz solar, este contato prolongado pode fazer com que a capa desbote, entre outros danos.

 9 – Não escreva sobre seus livros, a pressão pode danificar a capa ou as páginas em definitivo.

 10 – Não abra os livros completamente, isto danificará a lombada.


Espero que tenham gostado do post com as dicas!

Abraços e até a próxima!



 Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!