28 junho, 2020

# @André Gama # Drama

Resenha :: Caminho Longo


Oi, faroleiros, dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTQIA+, data lembrada em todo o planeta, que marca um episódio ocorrido em Nova York, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall INN, que existe até hoje, reagiram contra a perseguição, discriminação e violência policial.


Eu adoro os livros do autor Vinícius Fernandes que assinou suas obras como A. Wood por um bom tempo. Considero Graham: O Continente Lemúria (resenha aqui) sua obra-prima e Caminho Longo é seu lançamento mais recente.

Vinícius Fernandes sempre apresentou diversidade em seus livros, mas de forma indireta, como sendo uma característica dos personagens nas histórias de fantasia, terror e ação. Isso sempre chamou a minha atenção de forma positiva. Caminho Longo é um drama LGBTQIA+ onde a homossexualidade é o foco dessa emocionante história.

Bruno sempre soube, desde pequeno, que havia algo de diferente com ele. Sofria bullying na escola e se sentia deslocado. Seu único e verdadeiro amigo é seu irmão mais velho. Bruno sabia que podia se abrir com Matheus e falar sobre tudo que passava pela sua mente e seu coração.

Esse mundo é cruel demais. Precisa de mais amor e compreensão. Só assim a gente vai para frente.

Mas a vida costuma passar uma rasteira na gente e foi exatamente isso o que aconteceu com Bruno. Matheus é morto em um assalto, afastando Bruno ainda mais de seus pais. Eles se isolam dentro da própria dor, deixando Bruno perdido em um momento de extrema necessidade.

Acompanhamos Bruno em sua jornada de autoconhecimento e sua busca pelo amor e pela felicidade. Tudo isso é narrado em primeira pessoa, misturando presente e passado. O legal é que nem sempre sabemos direito em que momento da linha do tempo estamos para nos surpreendermos em seguida.


Estamos falando de um drama LGBTQIA+ arrebatador, que só um autor own voices é capaz de escrever. Fiquei com um nó na garganta em vários momentos. Amei esse lado mais pungente de Vinícius Fernandes. O caminho pode ser longo e doloroso, mas tudo pelo que passamos durante a jornada da vida é o que nos transforma em quem somos hoje.

Estamos rompendo as barricadas e alcançando o sol
Somos guerreiros
Sim, isso é o que nos tornamos
(This is Me)

Com amor, André


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Caminho Longo
Ano: 2019
Páginas: 206
Editora: PenDragon
Sinopse:
Uma tragédia afastou para sempre Bruno de seu irmão Mateus. Sem seu melhor amigo e confidente, ele se prende a lembranças e tenta superar o luto. 
Entre angústias e o crescimento pessoal, ele precisará definir do que é possível abrir mão em nome da felicidade, mesmo que isso represente viver de um modo que seus pais podem não aceitar. 
Enquanto define o que deseja de seu futuro, Bruno irá descobrir que nossas existências são feitas de momentos e que cada um deles é um aprendizado nesse caminho longo chamado de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!