24 dezembro, 2020

# @André Gama # 3Dea Editora

Resenha :: A Diversidade - Aprendendo a Ser Humano


A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano, de Mario Sergio Cortella, foi adaptado de Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência para os dias atuais e para além dos meios acadêmicos. O subtítulo resume totalmente a importância desse livro.

Cortella fala sobre diversidade e preconceito de uma forma tão didática, simples, e, ao mesmo tempo, tão profunda que fico com medo de ser muito superficial nesta resenha.

Todo mundo exalta o quanto o Brasil é um país plural, mas em diversos momentos vemos atitudes contra a diversidade. Não é raro observamos o preconceito agindo pelos quatro cantos do Brasil.


O preconceito não combina com uma sociedade que se deseja fraterna, solidária e feliz.


O autor se utiliza de conceitos, faz reflexões, apresenta casos sobre o preconceito em geral. Ele discorre sobre diversidade, preconceito, crítica, simpatia, bullying e decência. Há muita informação interessante e questionamentos que nos levam a pensar sobre a atual sociedade mundial que está cada vez menos tolerante e empática. É um verdadeiro aprendizado para a vida.



O livro foi publicado pela Littera Books, que é o selo de Não-Ficção da 3Dea Editora, e a diagramação é excelente, destacando diversos pontos importantes. A capa com um rosto formado por partes de diversas pessoas é bem marcante e nos faz lembrar que independentemente da cor da nossa pele, nosso gênero, nossa etnia, nossa religião, nossa orientação sexual... somos todos seres humanos.

 

Mario Sergio Cortella é filósofo, doutor em educação, professor e autor de mais de 45 livros publicados no Brasil e no exterior. Nasceu em Londrina, Paraná.

 

Marquei inúmeras passagens do livro, porque Cortella dá uma verdadeira aula de como ser humano. Lembre-se que “há muitos modos de ser humano e o fato de sermos um desses modos não significa que sejamos o único modo de ser!” Há muita beleza na diversidade!

 

A Diversidade é um livro moderno, reflexivo e necessário. É uma cartilha para aprender a ser humano na diversidade. Quero gritar “LEIA!” para os quatro cantos do mundo. Por favor, a humanidade agradece!


Uma pessoa só deve olhar outra pessoa de cima para aio quando for para ajuda-la a se levantar.


Com amor, André



Nota :: 



Informações Técnicas do livro

A Diversidade: Aprendendo a Ser Humano

Mario Sergio Cortella

Ano: 2020

Páginas: 128

Editora: Littera Books

Sinopse:

A beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade. Intolerância, polarização, hostilidade, desprezo. Esses sintomas presentes em nosso cotidiano se originam, em grande medida, na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso e, muitas vezes, como inferior. É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar. Este livro, escrito originalmente com Janete Leão Ferraz e publicado em 2012 com o nome Escola e Preconceito: docência, discência e decência, agora foi modificado e renomeado, ganhando mais atualidade para o que precisamos fazer com urgência: recusar o biocídio e seguir na busca de uma vida coletiva que reconheça concretamente a beleza na diversidade, a complementaridade na diferença, a riqueza na pluralidade! Afinal, há muitos modos de ser humano e o fato de sermos um desses modos não significa que sejamos o único modo de ser!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!