27 setembro, 2022

# @Danii # Clássico

Resenha :: Matilda



Oi, serzinho! Desde novinha sou apaixonada pelo filme Matilda, até já perdi as contas de quantas vezes assisti, mas por muito tempo eu não sabia da existência do livro, quando soube obviamente que quis ler, acabei enrolando e deixando para depois, perdida em uma lista de leitura que deve que ter um milhão de outros livros. Porém, quando a Galera Junior publicou a edição especial de Matilda, com uma das capas mais lindas que se tem notícia, parei de enrolar e precisei ler essa preciosidade, que tem uma pequena leitora encantadora.

  

Por ser muito pequena e muito jovem, o único poder que Matilda tinha sobre os membros da sua família era o poder da mente.



Matilda é uma garotinha altamente inteligente, que infelizmente nasceu em uma família negligente, que em vez de verem quão maravilhosa ela é, a tratam como se ela fosse um estorvo. Aos três anos, nossa querida Matilda já tinha aprendido a ler sozinha e aos quatro se interessou pelo mundo dos livros (nossa mini bookstan), mas não encontrou apoio dos pais, que preferem assistir televisão do que pensar em ler um bom livro.  

 

Então, enquanto o pai vai trabalhar e mãe a deixa sozinha para ir jogar bingo, ela resolve se aventurar na biblioteca da cidade, começando a ler (e devorar) os livros infantis, entre eles O Jardim Secreto, mas logo partindo para os clássicos (os devorando também), como Grandes Esperanças de Charles Dickens, Orgulho e Preconceito e Jane Eyre, por exemplo (uma mini leitora de muito bom gosto, se me permite dizer). Os livros apresentam a ela um novo mundo, cheio de descobertas e aventuras. 

  

Desse dia em diante, todas as tardes, logo depois que a mãe saía para o bingo, Matilda ia até a biblioteca. Era uma caminhada de apenas dez minutos, e assim lhe sobravam duas horas gloriosas para ficar sentada em silêncio, sozinha, num canto tranquilo, devorando um livro atrás do outro.


Quando finalmente seus pais a colocam na escola, Matilda acaba encontrando coisas boas, como a chance de fazer amigos e conhecer a adorável professora Srta. Mel. Porém também acaba tendo que lidar com a terrível diretora Sra. Taurino, que odeia crianças. Mas quando falamos de Matilda, não falamos de uma criança qualquer, e quando ela menos espera, descobre em si mesma um novo poder, que fará toda a diferença para lidar com alguém tão cruel quanto a Sra. Taurino.



Suas leituras haviam lhe dado uma visão de vida que eles jamais tinham conhecido. Se eles pelo menos lessem um pouco de Dickens ou Kipling, logo descobririam que a vida era mais do que enganar as pessoas e ver televisão.

 

Matilda tem uma história bem conhecida de certa forma (por causa do filme em grande parte) e não é um livro longo, então fiquei com um certo receio de falar muito ou pouco da história em si, mas espero que eu tenha conseguido deixar você com pelo menos uma pontinha de curiosidade, serzinho. 

  

Seu pequeno quarto de dormir tornou-se sua sala de leitura. Quase todas as tardes ela se sentava para ler, frequentemente com uma caneca de chocolate a seu lado.

  

Enfim, preciso dizer que fui fisgada pelo livro desde os primeiros capítulos, porque a escrita do Roald Dahl é maravilhosa, sério mesmo. Matilda é do tipo de livro que dá para se ler em um dia, mas que também dá vontade de ler aos poucos por não querer que o livro termine. É um livro super fluido, divertido, que despertou em mim um sentimento de reconhecimento, eu me vi muito na pequena Matilda que, apesar de tanta coisa contrária, ainda manteve a sua essência e o seu amor pelos livros e por aprender. Ler uma garotinha tão novinha mergulhando cada vez mais no mundo dos livros dá um quentinho tão bom no coração (uma garotinha que leu mais clássicos que eu, veja só!).



Sobre os personagens, nem preciso dizer que amei a Matilda, certo? Antes eu era apaixonada por essa mini leitora por causa do filme, e agora me apaixonei ainda mais por causa do livro. Gostei bastante também da Srta. Mel (que fico chamando de Honey na minha cabeça), ela é um exemplo de que é possível ensinar com amor e paciência. A família da Matilda, como eu já esperava, não gostei nem um pouco, e a Sra. Taurino, gostei menos ainda. 

  

– Papai, será que você pode me comprar um livro? – ela pediu.  

– Um livro? – o pai se espantou. – Para que você quer um livro?  

– Para ler, papai.  

– Mas e a televisão? Compramos uma TV linda, de doze polegadas, e você vem me pedir um livro! Você anda muito cheia de vontades, menina!

  

A única crítica que posso fazer é para mim mesma, porque devia ter lido esse livro antes. Seria muito bom ter lido esse livro na minha infância e adolescência. Uma mini leitora lendo a história de outra mini leitora. 

  

Os livros a transportavam para mundos novos e a apresentavam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis.



Uma coisa que tornou a leitura ainda melhor foram as ilustrações do Quentin Blake, que fazem parte da maravilha que é esse livro. Sem falar na capa de milhões da Isadora Zeferino. Não sei você, mas todos os livros do meu querido Roald Dahl, que a Galera Junior lançar com a capas da Zeferino, eu vou com certeza querer ler e ter. 

  

Viajou pelo mundo todo sentada em seu quartinho numa cidadezinha inglesa.

  

Matilda é uma história encantadora, que com certeza todo leitor deveria ler. E um livro que precisa estar nas bibliotecas e estantes de crianças, adolescentes e adultos. Até!




Informações Técnicas do livro

Matilda 

Roald Dahl 

Tradução: Cecília Camargo Bartalotti 

Ano: 2022 

Páginas: 252 

Editora: Galera Junior 

Sinopse:

Matilda, o clássico da literatura infantil, está de volta numa edição especial e limitada com capa ilustrada por Isadora Zeferino (@imzeferino), dona de trabalhos supercoloridos com clientes como Faber Castell, Globosat e Melissa, e a mente criativa por trás do sucesso do box O castelo animado. 

  

Matilda é uma garotinha esperta e inteligente, mas seus pais acham que ela não passa de uma grande chateação. Todos os dias ela fica horas na biblioteca, devorando um livro atrás do outro enquanto os pais preferem ficar assistindo à televisão. Eles acham estranho demais uma criança gostar tanto de ler, e, por isso, Matilda sonha que na escola as coisas sejam diferentes, mas o que encontra é ainda mais problemas e uma diretora que odeia crianças. Até que descobre um novo superpoder – além da leitura.  

Roald Dahl é um dos mais aclamados autores de livros infantis, e Matilda é uma de suas principais e mais famosas obras. Publicado pela primeira vez em 1988, o livro se tornou um sucesso entre crítica e público. A adaptação homônima para o cinema é considerada um clássico até os dias atuais. Juntos, os livros de Dahl já venderam mais de 250 milhões de cópias ao redor do mundo. 

  

Matilda é um romance fantástico e divertido.” – The Guardian 

  

“A popularidade fenomenal de Dahl entre as crianças se dá por seu jeito encantador de contar histórias; seus fãs não ficarão desapontados com Matilda.” – Publishers Weekly




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!