26 março, 2024

# @Milly # Aventura

Resenha :: Os Três Grandes Roubos de Camaleão (Saga das Eras Esquecidas #2)



Se não fosse pelo epílogo no final desse segundo livro, eu indicaria você ler ele antes do primeiro da saga, ou você pode começar por esse, e só não ler o Epílogo?! Que seja, eu estou um pouco confusa como indicar, eu amei de paixão esse livro, o primeiro apenas gostei, conseguem entender? Se lerem o primeiro e não gostarem? Vão estar perdendo essa belezura aqui! Vamos as minhas explicações para entenderem ou não.


Trapacearia os nobres com sua astúcia, enganaria os reis com sua lábia, tapearia os lordes com sua inteligência e daria significado a sua nova vida.


Camaleão é um ladrão, vigarista, sem vergonha, que eu já adorei no primeiro livro, mas fiquei um pouco frustrada, porque queria mais dele em destaque, tirando que vários pontos do livro 1 só consegui entender agora com esse, pois, além de explicar a entrada de alguns personagens, muito do Camaleão e dos acontecimentos apresentados só daria para entender com essa continuação. A questão é esse livro se passa em um tempo antes do primeiro, conta toda a trajetória do menino Larús até se tornar o lendário Camaleão, que nós (eu) todos (eu) amamos (amo)!


— Não há prisão alguma que possa deter Camaleão.


Posso dizer que a leitura foi ótima (deu para perceber), não quer dizer que não teve seus pontos baixos, como me fazer gostar menos do primeiro pelos buracos deixados, esse foi mais completo, mesmo que algumas decisões do personagem tenham me deixado chateada (Sério, Larús? Vai saber o que se sucedeu com ela! Pelo menos, sabe!).


Vagou às noites pelas tavernas, conheceu as áreas menos nobres, envolveu-se em jogos de azar, conheceu os embusteiros, os traficantes e os contrabandistas. Esteve com meretrizes, bebeu com ladrões e soldados. Jantou com lordes e banqueteou-se com altos comerciantes.


Um ponto que achei interessante foi como a passagem de tempo de semanas não me incomodou aqui, como no livro 1, isso se deu ao fato de que achei a história em si mais completa, o que ajudou que o foco aqui foi apenas em um personagem obviamente, deu para desenvolver melhor a sua personalidade, e o compreender quase sempre. Larús me lembrou o Kvothe de O Nome do Vento, só que um pouco menos deprimido e mentiroso (riso nervoso), mas além de alguns pontos na história dele, também o fato de adorar contar suas próprias glórias, o nosso mestre dos disfarces é um artista de alma (rindo).


Lárus é um homem que fez da estrada o seu lar, que fez da incerteza o seu destino e entregou toda sua alma para ser consumida por esses dois monstros inexoráveis.


Para concluir meus pensamentos sobre a leitura, como é um livro nacional achei muito rico, mesmo se passando em um universo épico as referências de frutas, floras e faunas que nos é mais comum foi bem interessante, mas sem ser exagerado, uma escrita sutil que não te tira do ambiente que ela criou, mas mostra que não está vindo de um modelo gringo pré-pronto, mesmo que o universo embarque em uma mitologia com magos, elfos, meio-elfos, anões, objetos mágicos, etc. Já sabem que eu indico, né? Boa leitura!




Informações Técnicas do livro

Três Grandes Roubos de Camaleão

Saga das eras esquecidas #2

Élida Ferreira Martins

Ano: 2021

Páginas: 380

Editora: eBook Kindle

Sinopse:

Afinal de contas, Camaleão é vilão ou é herói? Essa será uma das muitas perguntas que o leitor se fará ao terminar esse segundo tomo da Saga das eras esquecidas. Como se forma o ladrão? O que é certo e o que é errado nessa terra ao mesmo tempo mágica e ameaçadora? Como reconhecer o verdadeiro valor da amizade e do amor? O famoso ladino está realmente atrás, apenas, de glória, ouro e vingança?

Nesta emocionante jornada, o destino de Lárus de Zao se mistura a grandes acontecimentos de sua época e a trajetória desse sobrevivente é escancarada ao leitor na crueza de cada um de seus atos. Enveredando por essa aventura, o leitor descobrirá como esse personagem misterioso, o Mestre dos Disfarces, logrou espalhar a fama do ladrão incapturável por toda Arcaires, além disso, saberá como ele conheceu Espartakus e Dracus, e descobrirá a forma como realmente se envolveu com Urón Targueshi e viveu a primeira grande guerra contra o temido Mago das Trevas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!