26 abril, 2017

# @Danii # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Anjo Negro


“São os pequenos querubins que nos trazem paz de espírito e nos levam a encontrar um sentido no meio dessa merda de vida.”


Sabe o lado bom de ler um livro de romance LGBT (protagonizado por guris) mesmo sendo uma guria hétero e completamente iludida? Você pode multiplicar o seu amor platônico por dois!  E essa é uma das razões por gostar tanto de romances LGBT, além de eles serem, é claro, super fofos e darem um grito contra o preconceito, já que toda forma de amor é sempre válida e tal (menos aquelas possessivas e violentas, aquelas dão medo ).


Apesar disso, eu nunca havia lido um livro assim nacional, só estrangeiros com uma pegada mais juvenil, principalmente (porque eu tenho uma mente de adolescente mesmo já sendo uma velha de 21 anos e podendo beber legalmente nos Estados Unidos e tudo ). Mas agora eu posso dizer que eu li, gostei e não me senti no meio de uma novela mexicana (o que aconteceu em alguns livros nacionais que li, alguns de nós, brasileiros, temos uma tendência para dramatizar tudo, que é uma coisa, e sim, eu estou incluída nisso ).

O livro em questão é Anjo Negro, do autor Lyan K. Levian, publicado de forma independente, que eu nem sabia que existia até o Gabriel (revisor do blog) me falar dele (Obrigada, Gabriel! ). Quando eu li a sinopse desse livro, eu pedi para o ler (talvez tenha implorado, mas vamos fingir que eu tenha algum orgulho, ok?), poooooorém quando o Lyan nos falou mais sobre o livro eu fiquei com um pouco de medo de ler, porque ele não é como os livros LGBT juvenis que eu li, ele é indicado para serezinhos maiores de idade por ter palavrões, violência e uma cena homoerótica. 

Pelos palavrões e pela violência eu nem ligaria, porque, bom, eu leio muitos livros assim, e até gosto de quando espancam alguém, cortam a cabeça, esquartejam... dependendo do meu humor. Já a parte erótica é quase sempre um problema em qualquer tipo de livro, porque eu devo ter uma alma conservadora, chata e recatada, e quem me conhece sabe que se começar a falar sobre isso na minha frente, eu vou ficar completamente sem jeito e tentar falar sobre qualquer outra coisa, nem que seja sobre imposto de renda . Só não fico vermelha, porque, como sou anêmica, não tenho sangue o suficiente para isso. Mas, mesmo assim, eu li, porque, bom, eu sou curiosa, e essa é uma parte incontrolável minha, bem incontrolável, na verdade. E, dessa vez, não me arrependi (ainda bem) de me deixar levar pela curiosidade. Agora, paremos de falar de mim (daqui a pouco vou parecer narcisista ), e vamos (finalmente) ao livro . 

“Apesar de estranhar as próprias ideias às vezes, ele não era de rejeitar o que sentia. Se a coisa estava ali, aceitava e pronto.”

Imagem do autor
Anjo Negro é narrado em terceira pessoa e é protagonizado pelos personagens Kenan e Lucio. Tudo começa quando Kenan Russel está no seu primeiro dia em um novo colégio, no meio do ano letivo do 3º colegial, onde ele não conhece ninguém, já que se mudou para a cidade recentemente. E como ele reprovou por muitas faltas em anos anteriores, ele é três anos mais velho que todo mundo. Aí você pode pensar: “Ah! Pobrezinho, deve se sentir rejeitado, fragilizado e tímido, sem nenhum amigo”, mas pensando isso você se engana, completamente, porque o Kenan logo chama a atenção, com a sua aparência de bad boy, cabelo negro longo, olhos azuis, roupas pretas, muitos colares, brincos... Uma aparência que dá medo, mas que atrai ao mesmo tempo, causando suspiros em um bando de gurias que bem que queriam que ele as jogasse na parede e as chamasse de lagartixa . Porém, ele não está nem aí para elas, na verdade, ele não está nem aí para muita coisa, só quer conseguir o diploma para deixar a mãe feliz. Ele já passou e passa por muita coisa para se deixar ser atingido pela opinião alheia. Na sala de aula ele acaba se sentando ao lado de um guri completamente diferente dele, o Lucio Corrêa. 
Imagem do autor


O nosso querido Lucio, que lembra um querubim, com sardas super fofas, vive se escondendo atrás dos cabelos ruivos, tentando fazer de tudo para não ser notado, só tenta ser um bom aluno sem chamar atenção. Ele sofre bullying todos os dias (principalmente de um certo carinha, o Victor, que ama todas as oportunidades de humilhá-lo), e, muitas vezes, acaba parecendo que é completamente passivo, que nunca tomaria nenhuma atitude, sofrendo calado tudo que tem que enfrentar. Inicialmente eu queria dar uns tapas nele e sair gritando “Acorda para a vida, meu filho!”, porque antes de saber os motivos dele, essa apatia toda é meio estressante.

E não fui a única que achou isso, porque ao perceber a falta de atitude de Lucio, o Kenan começa a provoca-lo também, para tentar faze-lo ter alguma reação. E quando o Lucio explode e faz alguma, as coisas começam a tomar uma direção inesperada pelos dois, pois ambos começam a notar que os dois são muito mais do que as primeiras atitudes e as aparências mostram, as primeiras impressões são apenas a ponta do iceberg, abaixo da superfície é possível encontrar coisas obscuras, mas também apaixonantes .

“É como desejar conhecer o inferno, mas não gostar do calor do fogo.”


Anjo Negro me surpreendeu bastante, porque vai além de ser um simples romance, é um livro que é bem abrangente, desde romance com autodescobertas e aceitação, até gangues, brigas, bullying, entre muitas outras questões. E uma das coisas que eu mais gostei foram os personagens que fugiram dos estereótipos. Pare para pensar. Normalmente, quando lemos sobre algum personagem mais bad boy, motoqueiro, malandro, que faz parte de uma gangue, acabamos achando que ele é todo machão e preconceituoso, certo? Mas estamos errados. Aparências não mostram o interior de ninguém. E o fato de uma pessoa ser hetero ou homossexual não quer dizer que ela é só isso. É apenas uma das características que faz a pessoa ser ela mesma, não é uma característica para limita-la. Sua orientação sexual não precisa te fazer ser como todos esperam que você seja. Você pode ser gay e bad boy, mas também pode ser mais sensível, tímido... Você pode ser o que quiser, porque o mundo vai muito além de estereótipos, vai muito além do que pensamos só quando estamos dentro da caixa. E isso é uma das coisas que mais amei nesse livro, porque o Lyan aborda isso de maneira natural e não forçada, com uma escrita super fluída, que te faz ler o livro rapidinho, em menos de um dia.

“Quanto mais diferentes fossem, mais motivos para chacotas surgiriam.”
E tudo isso me faz pensar nesse livro como se ele fosse chocolate (sou louca por chocolate), porque eu gostei muito dele, mas nesse caso ele é chocolate ao leite e não meio amargo (que é o meu preferido), porque ele não é totalmente perfeito, mas poderia ser. E isso nem é por causa das partes mais pervertidas (que prefiro nem comentar, além de que acho que nunca mais vou olhar para vaselina da mesma maneira), mas pelo fato de que senti que certos detalhes do livro podiam ser mais abordados, como mais sobre as famílias do Kenan e do Lucio, uma abordagem mais detalhada das gangues, uma maior descrição dos cenários ou até retratar a convivência dos protagonistas em período maior de tempo, porque o livro inteiro se passa em cinco dias, e fico pensando em como seria se ele se passasse, por exemplo, em cinco meses, porque acho que assim se aprofundaria mais, ou posso estar totalmente errada e estar falando abobrinha .

Anjo Negro é um livro curto, mas que mesmo assim atinge pontos da nossa sociedade que muitas pessoas ignoram, traz a tona muitas coisas que, muitas vezes, preferimos fechar os olhos e fingir que não existem, mas existem e ignorar não resolve nada, só acumula como uma bola de neve rolando ladeira abaixo. É um livro que te faz sentir um redemoinho de sentimentos e sensações, você fica com raiva, mas depois suspira com algo que acha fofo. Então se você quer ler um romance LGBT nacional que te faz sentir e refletir suas próprias atitudes, esse livro é mais do que indicado. Até! 


“Ser rebelde sem que soubessem também tinha lá sua graça.”

Nota :: 

Informações Técnicas do livro

Anjo Negro
Ano: 2017 (Versão atualizada)
Páginas: 132 (impresso) ou 122 (eBook)
Sinopse (Skoob): 
Kenan Russel é novato na escola em plena metade do 3º colegial - um verdadeiro saco, na opinião dele. Mas sua personalidade desaforada e petulância fazem com que não se sinta intimidado pelos olhares que recebe por causa de sua aparência.
Já Lucio Corrêa, aluno daquela escola desde o primeiro colegial, é o extremo oposto de Kenan: vive encolhido na esperança de que não o notem. O bullying que sofre diariamente ensinou-o qual é seu lugar no mundo.
Kenan vê aí uma boa oportunidade de passar o tempo: quanto mais Lucio se encolhe na cadeira com suas provocações, mais quer incomodá-lo.
Porém, uma pequena atitude de Lucio faz com que Kenan comece a olhá-lo de forma diferente...


Atenção: Livro recomendado para maiores de 18 anos.



Sobre o Autor Lyan K. Levian

Seguindo um indelével desejo pela igualdade, Lyan veste seu manto para colocar em palavras tudo aquilo que acredita sobre o amor e sobre a libido das pessoas.

“Somos todos anjos em corpos humanos, e anjos não têm definição de gênero. Logo, não importa a quem se ame, desde que seja verdadeiro.”

Estando no mundo da escrita há alguns anos, mas somente iniciando publicações do tipo “boys love” em 2016, Lyan traz aos que amam histórias entre garotos um novo frescor nos enredos, sempre misturando romance com personagens problemáticos e lascivos.



Saiba mais sobre o Livro e o Autor

16 comentários:

  1. Parabéns pela resenha incrível!!! E entendo perfeitamente essa dificuldade de realmente querer que o livro tenha mais páginas, mais histórias. É muito ruim ter que parar de ler quando a gente realmente precisa de um pouco mais. Mas melhor assim, que aqueles livros que a gente torce pra chegar no final logo. Eu realmente estou muito animada com a história da sua resenha. Então parabéns ao autor e ao clube!! ♥ Slainte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Elis, você que é incrível ♥. E já que está animada, leia, leia, leia!

      Excluir
  2. Olá,
    Amei sua resenha, você se expressa super bem.
    Nunca li um romance LGBT e saber que não foca só no romance em si como também fala sobre bullying e outras coisas me deixou bastante curiosa para ler.
    Deu pra notar a sua empolgação e o quanto você gostou e isso me deixa bem ansiosa.

    Amei!
    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Narah :). Esse é um ótimo livro para começar a ler LGBT, é bem curtinho, então aproveite a sua ansiedade e o leia!

      Excluir
  3. Normalmente, nunca vi um livro com romance LGBT, então despertou minha curiosidade. Adoro livros que focam também no preconceito, bullying e assuntos sérios que sempre precisamos discutir. Adorei seu post!!
    Beijos,
    Yasmim.

    blog: http://literarte.blog.br/
    insta: http://instagram.com/blogliterarte


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romance LGBT está ganhando espaço aos poucos, mas tente ler Anjo Negro ou algum outro Yasmim, eles são muito bons :).
      E obrigada! ♥

      Excluir
  4. Primeiro, parabéns pela resenha e pelo texto antes. ADOREI!! Você deixou a apresentação do livro leve e divertida de um jeito que desperta curiosidade. Muito bom mesmo. O unico romance LGBT que li até hoje foi Will & Will. Não posso dizer que adoreiiii, mas gostei o suficiente para terminar. Esse por outro lado me deixou muito curiosa. Obrigada pela dica de leitura. Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou do texto antes, Gabi ♥. Eu piro um pouco em algumas resenhas e nem sempre sei se isso é bom ou ruim, rs.
      Também já li Will & Will, acho que foi o primeiro livro LGBT que eu li também, mas existem melhores.
      Anjo Negro é uma leitura LGBT nacional, se ler espero que goste.

      E obrigada :).

      Excluir
  5. Oii, adorei a resenha! Que resenha divertida, adorei a forma como você se expressou confesso que me diverti e me identifiquei muito com você
    Adoro ler livros que abordam tabus impostos pela sociedade, que em mesmo com toda dificuldade o amor sempre vence.
    Parece ser uma leitura fluída e divertida e que trás aquele acorda pra vida que realmente precisamos.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ♥ Que bom que se identificou comigo :), me sinto menos estranha, rs.
      E já que adora livros assim, leia esse, é surpreendente.

      Beijo

      Excluir
  6. Olha assim , parece umas pessoas que eu conheço mas isso não convém 😂😂😉😉 adoreeeeeiiii quero ler *-*

    ResponderExcluir
  7. Olá. Adorei a resenha. Também nunca li um livro LGBT, embora já tenha lido livros com persongens homossexuais nunca li um em que eles fosse prtagonistas. Temos muitos livros internacionais por ai, mas não é a mesma coisa. Infelizmente no Brasil as pessoas ainda são muito intolerantes, então acho que livros nacionais com essa temática são muito importantes por serem mais próximos da nossa realidade.
    Abraço, Ráissa
    http://umlivroeso.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/channel/UCqHjLsHMeYOeSAso9F1FUiQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas são bem intolerantes no Brasil mesmo Ráissa :/. Torço para que isso mude, e livros como Anjo Negro só ajudam na luta contra a intolerância.

      Obrigada!

      Excluir
  8. Olá, ainda não li nenhum livro LGBT mas adorei a premissa, principalmente pelos personagens não serem sofridos sabe, o livro parece ser algo mais, com várias questões e temas importantes. Adorei sua resenha e me interessei pela leitura, o titulo e capa são demais também. Vou conferir bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paula! Confira sim! Espero que goste!
      Bjs

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!