08 fevereiro, 2018

# @André Gama # Drama

Resenha :: Imperfeito


Oi Faroleiro,

Parando para pensar, não sei muito bem como vim parar aqui. ;-)

Gosto de ler livros eróticos de temática LGBTQ+, mas não costumo fazer resenha deles no meu blog. Por nenhum motivo específico, apenas acho que a proposta do Garotos Perdidos é outra. Cheguei a criar um outro blog para isso e logo em seguida comecei a conversar com a Bete sobre o assunto. Quando dei por mim, já estava com uma coluna quinzenal aqui no Clube do Farol.

Estou com um friozinho na barriga, então conto com você para me ajudar a trazer sempre o melhor. Comente, sugira, critique... quero ouvir a sua opinião.

Hoje, vou falar sobre Imperfeito, livro de Robson Gabriel, lançado pela Astral Cultural.


Fui apresentado a Imperfeito por uma amiga durante a Bienal do Rio de 2017. A edição da Astral Cultural é bem feita e tem uma capa linda. Achei legal a editora indicar na contracapa que o leitor vai se deparar com uma história de temática LGBT, autoconhecimento e drama. Há pequenos erros de digitação, como a falta de espaço entre duas palavras, mas são tão poucos que dá pra contar na ponta dos dedos.

Você pode conhecer tudo e todos, mas a partir do momento em que você não conhece a si mesmo, é como se o seu mundo não passasse de uma farsa.

Daniel teve a confirmação de que era diferente dos outros garotos aos 15 anos de idade, mesmo que desconfiasse disso há mais tempo. Ele só não conseguia assumir isso para si mesmo. Três anos depois, durante a festa de despedida do Ensino Médio, Bia desafia Daniel a beijar Andy. Ao mesmo tempo que Dan se sente livre ao beijar o amigo, sabe que aquilo é errado. Isso faz com que ele se feche ainda mais para os seus sentimentos e para quem realmente é.

Todos esperavam que Dan fosse fazer faculdade de Educação Física, por ser ótimo jogador de futebol, mas opta por fazer Jornalismo. Enquanto espera o resultado do vestibular, Dan conhece um garoto na frente do MASP que mexe muito com ele. Bernardo não tem medo e é feliz em ser gay. Dan queria ser como ele, mas não pode ou não consegue. Eles se despedem e cada um segue o seu caminho.

MASP-SP

Dan finalmente passa para o curso de Jornalismo da St. Germain e espera começar uma nova vida, com novos amigos. Gustavo, gay assumido, também é calouro da St. Germain e se mostra interessado em Dan, mas é rejeitado. Dan tem muito medo do que os outros vão pensar ou da família descobrir que ele é gay. O que sua mãe vai pensar se descobrir que ele nunca foi o que ela imaginou? A insegurança de Dan, faz com que ele tome várias decisões erradas.

Vivemos em um país em que ser um bandido é mais bonito, completamente normal e aceitável para a sociedade do que amar livremente quem se é.

Dan começa a namorar Ingrid, apesar de não sentir nada por ela, mas essa farsa pode ser desmascarada quando ele descobre que Bernardo também é aluno de Jornalismo da St. Germain e amigo de Ingrid.

Imperfeito é um livro que aborda as descobertas e a busca por aceitação que muitos homossexuais já passaram, passam ou vão passar. Em muitos casos, esse processo não é fácil, por isso muitos preferem não se assumir. A trajetória do nosso protagonista não é bonita e deixa muita gente machucada pelo caminho. Apesar de Daniel ser quem mais sofre.

Quem é homossexual vai se identificar imediatamente com alguns questionamentos de Daniel e quem não é, vai ter a oportunidade de entender melhor as dúvidas de quem se descobre tendo atração por outra pessoa do mesmo sexo.

A narrativa de Robson Gabriel é fluida e prazerosa. Só achei que ele prolonga mais do que deveria o drama de Daniel, mas a trama é bem amarrada. Os personagens são bem construídos, nos fazendo torcer pelo personagem central e ficar com raiva de outros. A história não traz nenhuma cena de sexo e foca na luta de Daniel para ser ele mesmo.

Imperfeito tem uma trama forte, triste e emocionante. Estou ansioso para saber como tudo isso vai terminar, principalmente depois do final do primeiro livro. Inquebrável é o segundo livro da duologia Crescendo e já foi lançado pela Ler Editorial.

Beijos, André.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Imperfeito
É Preciso Coragem para se Libertar
Crescendo #1
Ano: 2016
Páginas: 224
Editora: Astral Cultural
Sinopse (Skoob):
Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu.
O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor.
Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar.
Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível.
A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.


Um comentário:

  1. Oi André, já disse você foi encontrado!! Risos
    Sobre a resenha, essa foi um dos textos mais lindos que você escreveu, fiquei comovida e emocionada por você dosar tão bem os elogios e não deixar de falar sobre as pequenas falhas. Deixou o livro ainda mais bonito. Vou aguardar suas palavras sobre a continuação. Parabéns Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!