Follow Us @soratemplates

14/03/2018

Resenha :: Pollyanna


"Sabe, quando a gente procura razões pra ficar contente, deixamos de lado as outras coisas..."

Olá amigos Faroleiros!! Hoje vamos conversar sobre um livro que se tornou um dos meus PRE-FE-RI-DOS da vida.

Podem rir, mas só fui conhecer essa história quando tive o prazer de ler Minha Rendição - Cinthia Freire. Mas isso é papo pra uma outra vez, hoje vamos focar em POLLYANNA


Pollyanna é um clássico incrível da literatura que mudou minha vida. Queria poder falar que li ele antes e blá blá blá, mas como falei, só li Pollyanna este ano, com meus 25 anos. E quanta coisa linda aprendi com um livro da literatura juvenil. Afirmo que TODOS precisam ler Pollyanna pelo menos uma vez na vida. 

O livro foi escrito por Eleanor H. Potter, em 1913, mesmo sendo um livro tão antigo, as lições aprendidas nele são muito atuais. Tanto que inspirou uma série de filmes e séries na TV.

A autora Eleanor, logo no começo nos apresenta Miss Polly Harrington. Miss Polly é tia de nossa pequena Pollyanna, porém diferente da menininha que vive contente, tia Polly é extremamente contida (ela nunca bateu uma porta na vida ) e vive uma vida bem sem sal e solitária no solar de sua família. 

O pai de Pollyanna se casou com a irmã de Miss Polly. Mas por um infortúnio da vida, os pais da pequenina morrem e resta a tia Polly a "missão" de receber e criar a pequena criança. 

Tia Polly não curtiu muito - na real, ela não gostou nada mesmo da ideia, de ter um criança em casa. Porém, Pollyanna é uma linda menininha cheia de vida, que chega e logo vai conquistando todos a sua volta. Mas Miss Polly é durona e não dá muito espaço para  a gracinha cheia de sardas que é Pollyanna. 

"(...) O jogo é exatamente encontrar alguma razão em tudo para ficar contente... não importa o que é - respondeu Pollyanna, séria. - E foi exatamente ali que começamos... com as muletas."


Como falei, Pollyanna acaba conquistando todos com sua alegria e carisma e principalmente, ensinando o JOGO DO CONTENTE (sério, todo mundo precisa aprender o jogo!!). O jogo do contente foi criado pelo falecido pai de Pollyana. O jogo consiste em: encontrar um motivo para ficar feliz mesmo em situações extremamente difíceis. Ela e seu jogam são realmente um sobre de vida para as pessoas que a rodeiam.  

Posso ficar aqui horas e horas falando de cada coisa que aprendi com a história, ou ainda falar de todos os personagens que são lindos e fundamentais para cada acontecimento. Só que se eu realmente fizesse isso que graça teria para você? E minha missão é fazer você, que está me lendo, ler POLLYANNA e se apaixonar por essa menina linda por fora e, principalmente, por dentro. 

Com uma leitura leve e cativante, a autora prender o leitor logo no começo, sem deixar a empolgação terminar. Eleanor conseguiu me fazer enxergar que muitas vezes sou Miss Polly, e que isso NÃO É NADA LEGAL! Outras vezes desejei ser mais Pollyanna em minha vida, e querer mudar coisa nessa minha vida. 

Deixo aqui meu convite: DEIXE POLLYANNA MUDAR O JEITO QUE VOCÊ ENXERGA O MUNDO, A VIDA. 

"E quase sempre existe uma razão pra ficar contente, é só tentar encontrar, até conseguir."



Nota ::  


Informações Técnicas do livro

Pollyanna
Ano: 2016
Páginas: 180
Editora: Autêntica
Sinopse (Skoob):
Órfã de pai e mãe, Pollyanna, uma menina de 11 anos, é acolhida pela tia Polly, sua única parente viva. Rica e intransigente, a tia é desprovida de compreensão e afetividade, e recebe a menina em sua casa como um dever. Pollyanna, por sua vez, é uma menina encantadora, que a todos conquista com sua paixão pela vida e pelas pessoas, seu otimismo, sua alegria de viver... e o Jogo do Contente, que pratica e ensina a quem quiser aprender. Um jogo em que ninguém perde, todos ganham - e se transformam. Clássico da literatura juvenil universal, publicado em 1913, esse livro vem encantando gerações de leitores de diferentes idades em diversas línguas, tendo se tornado leitura obrigatória e necessária a quem quiser ver a vida sem amargura, descobrindo sempre o lado bom de tudo.

2 comentários:

  1. Nossa Re, que resenha fantástica... Muita expectativa pra ler este livro... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol. Pollyanna é um livro incrível! Vc vai ver e se emocionar...

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!