02 junho, 2018

# @efinco # Autor(a) Parceiro

Resenha :: Antes dos Vinte


Olá, estou ouvindo uma trilha sonora linda desse livro (clique aqui para ouvir, ou aproveite abaixo),  e reescrevendo tudo que havia escrito. Quando a gente se apaixona por um livro é assim, difícil falar, escrever para quem ainda não leu. Não sei, faltam argumentos para dizer o quanto vale a leitura, sem dar spoiler ou parecer propaganda enganosa.



Então vou começar dizendo que tudo que a sinopse promete vai acontecer, você vai ler uma história romântica recheada de comédia e surpresas que tornaram a leitura irresistível. Como eu já adiantei, devia ter escrito sobre as primeiras impressões dessa história, mas me esqueci de parar de ler e escrever, e quando lembrei estava olhando para as últimas palavras dessa história.

Antes dos Vinte conta a vida da jovem Luana e de suas duas amigas inseparáveis. Eu adorei a ideia da lista, porque mesmo sem perceber nós sempre estamos fazendo listas, mesmo que mentais de coisas a fazer ou não. A história é narrada em primeira pessoa, porém temos os pontos de vista tanto da Luana quanto do Pete. Como a maior parte é feita pela Luana, posso dizer que adorei o fato da “cabeça da personagem” não ser um lugar chato, porque ela é tagarela nos pensamentos e com isso “dialoga” com o leitor, como se fossemos a consciência dela.

“Aprendo nesse momento que, às vezes, falamos muito mais em silêncio e que, na ausência de palavras, nossa alma expressa aquilo que temos de mais íntimo e verdadeiro.”

Luana, como toda adolescente, tem seus momentos “mimizenta” e de extrema infantilidade, mas ela está naquela fase da vida que começa a fazer uma autocrítica desses momentos e então vemos como ela está amadurecendo enquanto pessoa e como mulher. Com o retorno de Luana e sua amiga da viagem a Disney, a história ganha uma profundidade imensa, mesmo mantendo o clima gostoso de comédia romântica. Afinal todo drama adolescente é épico até o próximo drama.

“Não tem problema ter medo, medo de descobrir quem somos e como as pessoas são realmente, medo de arriscar, medo de lutar. O medo é o que nos mantém vivos, nos protege do perigo, é o termômetro que define o que realmente é importante na nossa vida.” 

A volta de Luana da Disney traz o peso da vida real, de lidar com o inevitável e ela vai precisar entrar de vez na vida real. E essa história traz esse crescimento da personagem da maneira mais verdadeira possível, com o fim do ensino médio, as voltas com o vestibular, ir ou não para faculdade, tirar carta de motorista, encarar a responsabilidade sobre seus atos e como nossa vida afeta a vida de quem está em nossa volta. Como nossas atitudes egoístas podem ferir e machucar, mesmo de forma não intencional a nossa volta.

Porém se eu dissesse que essa história tem um defeito, é o melhor dos defeitos, porque aquele personagem que deveria ser secundário é tão perfeito nos defeitos, rouba a cena e mostra que não é só o coração da Luana que será conquistado nessa história. Como não cair de amores pelo Pete?

“Minha vida e é esse cara debochado, malvestido, descabelado e irritantemente belo com seu par de topázios amarelos, que me engolem, enquanto me beija ao me entregar um prato lavado.”

Eu terminei esse livro encantada e extremamente feliz, por um conjunto incrível de uma ótima história, uma narrativa cativante que assim como eu você só vai parar de ler quando terminar. E vai descobrir junto com Luana todos os mistérios por trás do sorriso do Pete.


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Antes Dos Vinte
Ano: 2018
Páginas: 450
Editora: Independente
Sinopse (Skoob):
A vida de Luana Calzzavari não anda muito boa. Desde que seus pais se separaram, ela decidiu que odeia comerciais de margarina, come por compulsão toda vez que fica nervosa e tem um estranho hábito de organizar suas roupas por cor. Além disso, ainda esconde uma lista de coisas a fazer antes dos vinte, que criou quando era pequena, e que hoje, aos dezoito anos, jura não ter mais importância. Porém, quando seu pai lhe oferece uma viagem a Disney, como uma trégua na relação entre eles, Luana vê a oportunidade de realizar mais um dos seus antigos desejos: beijar um americano. 
Pete é bonito, beija muito bem e o mais importante... é americano! Tudo o que Luana queria nessa viagem. Acontece que esse misterioso rapaz, dono de intensos olhos dourados, vai ajudá-la a realizar outros itens.
Entre confusões, algumas louças lavadas e muitas provocações eles irão descobrir que, às vezes, a vida nos guarda muitas surpresas e que o amor pode surgir onde menos se espera.


Adquira o e-book de Antes dos Vinte na Amazon, clicando aqui!





_____Sobre a Autora_____

Cinthia Freire


Paulista, apaixonada por romances, pipoca, chocolate e sorvete.

Escritora por amor, adoro as mil formas com que um bom romance pode ser contado e a magia por trás disso. 

Autora de Antes dos Vinte, Um Novo Amanhecer e da Trilogia Segredos.
Mora em São Paulo com o marido, duas filhas e Jack seu filho de quatro patas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!