18 dezembro, 2018

# @Jéssica Burgos # Colin Stuart

Resenha :: A História do Universo para Quem Tem Pressa


Olá faroleiros, tudo bom?

Recebi em parceria com a Editora Valentina o livro A História do Universo para quem tem pressa. Em meu último post fiz uma breve apresentação dos títulos que a série possui até o momento, caso tenha interesse em conhecê-los, basta acessar o link, clicando aqui.

Colin Stuart, o autor do livro, é um escritor e jornalista especializado em astronomia, essa paixão resultou neste livro! A intenção do autor foi despertar o interesse pelo vasto espaço sideral e nos permitir ter um conhecimento didático e de uma maneira bem leve sobre as diversas teorias que existiram ao longo da história da humanidade, assim como seus principais pensadores e os fenômenos que ocorrem a todo tempo ao nosso redor.

Nas palavras do autor:

Passei os últimos dez anos escrevendo e palestrando a respeito de astronomia, e, ainda assim, ela faz com que me sinta pequeno e insignificante. Muitas pessoas não se interessam pelo assunto porque acham que deve ser difícil de aprender. Mas não tem que ser difícil. O objetivo deste livro é decompor a vastidão do universo em porções conceituais de suave digestão intelectual ou de fácil assimilação mental. Nele, não existem complicações matemáticas ou jargões tecnocientíficos, mas apenas explicações simples das características mais fascinantes do universo.

Durante a leitura, embarquei em uma viagem aos primórdios da humanidade e o início desta fascinação pelo céu noturno, os planetas, as estrelas e toda a vastidão que nos permeia; além disso, o autor vai nos apresentando pouco a pouco cada teoria criada para explicar estes mistérios, seus principais pensadores e instrumentos utilizados para cada uma destas descobertas, traçando um panorama geral – o que foi extremamente enriquecedor – permitindo ao leitor ficar imerso e despertando a curiosidade do leitor para começar suas próprias pesquisas sobre a temática.

Existem ainda diversas curiosidades que, particularmente, me encantaram muito durante a leitura. Para vocês terem uma pequena amostra, e ficarem com um gostinho:

Um fato pouco conhecido sobre a espaçonave Juno é que ela levou três bonecos de alumínio feitos com peças de Lego em seu passeio pelo cosmos. Eles representam o Deus romano Júpiter, sua esposa Juno e Galileu, o primeiro astrônomo que observou o planeta com um telescópio. (p.99)

Supernova tipo Ia conhecida como SN 1994D explodindo na galáxia  NGC 4526. (Fonte da imagem)

Em suma, A História do Universo para quem tem pressa é uma leitura bem rica e didática, porém feita de uma maneira leve e divertida, de forma a nos despertar o interesse pela temática de astronomia. Uma ótima forma de sanar algumas curiosidades que temos a respeito do espaço e, quem sabe, nos fazer questionar todas as teorias apresentadas e começar a formular as próprias!

Sobre a edição: Gostei bastante da capa e da diagramação feita pela editora, a tradução de Milton Chaves também ficou excelente, não recordo de ter encontrado erros na revisão do livro, existem diversas fotos e esquemas para auxiliar a imaginação do leitor e exemplificar algumas teorias apresentadas. Para ser sincera, a única coisa que não me agradou muito foi o fato do livro possuir páginas brancas, mas isto é um gosto pessoal e não foi nada que me impedisse de lê-lo.

Até a próxima!


Nota ::  4,5


Informações Técnicas do livro

A História do Universo para Quem Tem Pressa
Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia!
Colin Stuart
Ano: 2018
Páginas: 216
Editora: Valentina
Sinopse:
Os grandes mistérios e maravilhas do céu noturno sempre nos fascinaram, intrigaram e divertiram, desde os primeiros passos na Terra. Hoje, continuamos nos esforçando para entender o nosso lugar no cosmos.
O século 20 foi palco de importantes e assombrosas descobertas sobre o nosso próprio planeta, o sistema solar, as estrelas e as galáxias. Contudo, ainda buscamos respostas para inúmeras questões – O que é matéria escura? Estamos sozinhos no universo? É possível viajar no tempo? –, e essa busca nos proporciona uma valiosa compreensão da vastidão e das infinitas possibilidades do espaço universal que ainda estamos por descobrir.
O universo, considerando-se a sua imensidão, pode ser assustador, mas neste livro de fácil compreensão embarcamos numa viagem incrível através de todas as descobertas astronômicas fundamentais, desde as resultantes de crenças de civilizações antigas até as oriundas de pioneiras e recentes observações das ondas gravitacionais, previstas por Einstein mais de 100 anos atrás. Nunca houve ocasião melhor para começar a entender os mistérios do universo, e este guia essencial do cosmos é o melhor ponto de partida!



Para a Editora Valentina, leitura é, acima de tudo, entretenimento.
Olho vivo e faro fino.
Esse é, na verdade, o lema de todo grande editor. E a pinscher dessa editora encarna esse lema como ninguém.


*Exemplar cedido pela editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!