Follow Us @soratemplates

14/03/2020

Resenha :: Amor em Minúscula

*recebido em parceria com 0 Sebo Pacobello

Amor em Minúscula é um livro único e traz uma ideia que não é nova, mas é escrita de uma forma divertida e, de certo modo, um tanto filosófica a respeito da solidão e de se sentir só. Com uma narrativa em primeira pessoa, Samuel nos conta a sua história, a partir da visão que tem de si mesmo e dos acontecimentos ao seu redor.


Como o nosso personagem é um professor de Alemão, ele acaba por compartilhar conosco aquilo que ensina a seus alunos e, também, torna a leitura interessante ao compartilhar alguma de suas leituras e conhecimentos musicais e cinematográficos, de um jeito leve, como em uma conversa e não de um jeito professoral.

Despertei com uma opressão vibrante no peito. Não precisei abrir os olhos para saber que não se tratava de um aviso de enfarte. Aturdido, vi que o gato dormia placidamente enroscado em meu peito.

Os diálogos no livro são, talvez, o grande diferencial, porque em alguns momentos são introspectivos e em outros a narração das interações de Samuel, tanto com o gato quanto com as pessoas. E de certo modo tem sempre um tom de estranhamento por tudo ser uma grande novidade a ele.

Confesso que “shippei” o casal mais provável, porém longe dos que Samuel ansiava, não consegui gostar da Gabriela em nenhum momento. O Valdemar é o típico louco inofensivo e o Titus aquela pessoa que nos faz olhar fora da situação para encontrarmos as respostas.  Mas, sem dúvida, o “grande pequeno” personagem é o gato, que ganhou o nome de “Mishima” e entrou na vida de Samuel após decidir que ele seria seu humano, e foi o ponto minúsculo que alterou de forma grandiosa a vida do professor.

Pela primeira vez me dava conta que nosso valor se mede, sobretudo, pelo bem que fazemos aos demais.

O fato de Gabriela ter feito parte da vida do solitário professor, 30 anos antes, e seu reencontro ter despertado nele o desejo de continuar de onde partiu; a necessidade de cuidar, de forma apropriada, do gato tem o efeito de despertar o desejo de não mais ser só e sim ser um bom amigo a seu vizinho e, se possível, conquistar o amor, que sempre esteve em sua memória, porém havia se perdido no tempo.


Mesmo em certos momentos ganhando ares quase filosóficos, o texto não fica chato ou cansativo, em especial por serem capítulos curtos em uma linguagem coerente, que mantém os acontecimentos em permanente movimento.

É mais fácil receber desprezo do que amor. Contra aquele que o ataca você se revolta, mas o que fazer quando alguém demonstra abertamente carinho? Podemos deixar a barca do conhecimento estacionada na margem, mas deixar-se amar é algo que é mesmo preciso aprender.

As descrições dos locais são verdadeiros passeios por pontos e passagens de Barcelona, dando ao leitor aquela sensação de quem está acompanhando o autor pelo local, sem serem descritivas, ao ponto de cansar, e no ponto certo de manter o interesse na leitura.

Foi uma leitura agradável sem grandes contratempos, mas que também não teve grandes emoções, deixando tudo, o tempo todo, morno. E algumas tiradas beiraram a autoajuda sem, no entanto, soarem como tendo esse objetivo. Para mim, o que tirou o brilho da história foi o romance, sem ele teria sido um livro realmente muito bom.


A edição que eu li tem uma boa encadernação, com uma impressão e papel amarelo agradáveis para leitura, uma diagramação excelente, gostei muito da tradução. O único “porém” é o trabalho de capa e revisão que, em minha humilde opinião, deixaram a desejar.


Nota ::  3,5


Informações Técnicas do livro

Amor em Minúscula
A magia da vida está prestes a despertar um coração adormecido
Ano: 2008
Páginas: 288
Editora: Record
Sinopse:
Samuel vive fechado na solidão de seu apartamento, do qual só sai para dar aulas. Mas esse mundo isolado que construiu começa a desabar no dia em que um gato aparece à sua porta. O felino levará Samuel até Titus, um redator que lhe ensinará inestimáveis lições de vida, que o leva a reencontrar Gabriela, um amor de infância. É o início de uma aventura de revelações surpreendentes.


Para comprar:


Conheça mais sobre a Livraria e Sebo Pacobello
em seu site e redes sociais:
Site │ Instagram │ Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!