21 outubro, 2021

# @efinco # Editora Parceira

Resenha :: Para Todas as Minhas Versões



Olá, pessoa do Clube! Ler poesia é como abrir um diário, mesmo que o texto não seja de fatos e acontecimentos reais, é impossível negar a verdade dos sentimentos, emoções, do que fica entre as frases e as palavras — nas entrelinhas. Nesse livro, o título já é por si uma declaração, um empoderamento atribuindo a autora o conteúdo. E na dedicatória propriamente dita, uma expressão de amor, a versão da "neta" da Isabela Gil à sua avó.

 

Dito isso, vamos aos poemas!



Para Todas as Minhas Versões é um livro de poesias e versos, aonde assuntos como depressão, amor, amizades, preconceitos, relacionamentos abusivos, agressão, racismo, imposição, mídia, padrões impostos, ideais de beleza, luto e fé são discutidos.

 

Ele não te enviar uma mensagem 

Também é uma mensagem enviada



De sentimento em sentimento, após as perdas e as ausências, vamos conhecendo as outras versões... Aquela que gostaria de voltar e dar conselhos ao seu eu mais jovem, que já aprendeu a brevidade da vida, que o tempo é um luxo que desperdiçamos.  Da que sabe a diferença entre viver e existir.



"Ela subiu até o morro onde os ventos uivavam 

Ela já sentiu orgulho preconceito na pele 

Fez as escolhas erradas e disse que a culpa era das estrelas" 

(Trecho de “Ela já foi tantas coisas”) 


Cada um desses sentimentos divididos em grupos que juntos vão narrando uma história, e fazendo cada um deles falar e tocar quem lê. Eu amei, porque ficou muito delicado e, de certa forma, nos temas mais pesados ainda mais marcante o quanto o livro é um conjunto de detalhes pensados em quem está lendo, pois dá o tempo para entender, absorver, lidar e pensar sobre o que estamos lendo. 

  

Viver é um estado de constante mudança e Para Todas as Minhas Versões nos mostra de forma singela algumas dessas mudanças, além de ser um livro inspirador com palavras reconfortantes, que nos leva a refletir não apenas sobre todas as versões que já fomos, somos e seremos, mas também todas elas que coexistem em nós.



Solidão 

Nunca foi um sinal de que você precisa de outra pessoa 

Sempre foi um sinal de que você precisa 

Desesperadamente de si mesma 

 

O primeiro trecho me lembrou um epitáfio, com conselhos, lembranças, saudades e aquela vontade de transformar a lembrança mais uma vez em realidade, no entanto, descobrir que as pessoas amadas e lembradas nunca deixam de existir. 

 

E não importa o tema, a versão, tudo começa e termina na poesia. Assim como o amor, a vida, o tempo, tudo, na verdade, é poesia. E, assim, a poesia, que é da autora, tem espaço para ser a de quem lê, a de quem sente. O que era livro pode virar um diário de quem lê, um espaço de pensamentos compartilhados, conselhos e lembretes recebidos e o que era um momento a sós, pode virar uma conversa entre o coração de quem escreveu e de quem está lendo, enfim poesia.



Se você não lutar pelos seus sonhos, vai passar a vida toda lutando pelos sonhos dos outros. 

 

Ler poesias é mais que entender uma história, uma narrativa, é sentir, interagir com o livro, se abrir para receber aquela mensagem que só as emoções conseguem expressar, em mais do que palavras. 

  

E, assim, com um livro que começa com a maior certeza da vida, a morte, encerra com a maior força dela, a fé. Ainda assim dizer isso não é nem de longe entregar o que acontece, porque te garanto que mesmo que eu diga tudo ainda não terei dito nada, porque cada experiência será única e especial ao abrir as páginas desse livro.



A diagramação faz parte de forma intrínseca nesse livro, com os textos ela compõem a leitura. Além de beleza e conforto de leitura, auxilia na hora de passar a mensagem e, sem dúvida, deixa o momento ainda mais especial. Algumas páginas contêm uma, duas frases e o vazio que fica aumenta o significado. Em outras tomam totalmente a página, mostrando o tamanho da necessidade de serem notadas, lidas, as mensagens internalizadas. Eu realmente achei lindo e especial o trabalho gráfico, além de páginas amarelas e fonte confortável para leitura. 

  

Boa leitura, 

 

Elis



Informações Técnicas do livro

Para Todas as Minhas Versões 

Isabela Gil 

Ano: 2021 

Páginas: 214 

Editora: Meus Ritmos Editora 

Sinopse:

Viver é um estado de constante mudança e Para todas as minhas versões, nos mostra de forma singela algumas dessas mudanças, além de ser um livro inspirador com palavras reconfortantes que nós leva a refletir não apenas sobre todas as versões que já fomos, somos e seremos, mas também todas as versões que coexistem dentro de nós.



Para comprar:

 Livro Físico


A Meus Ritmos é nova no mercado editorial, mas é séria e preocupada não em publicar best sellers, mas sim em lançar livros com qualidade, dando oportunidade para novos autores publicarem suas obras.



Conheça mais sobre a Meus Ritmos Editora
em seu site e redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!