09 novembro, 2021

# @André Gama # Conto

Resenha :: Arsène Lupin: O Ladrão de Casaca



Arsène Lupin é um ladrão conhecido pelo seu talento em usar disfarces e mudar de identidade para cometer crimes perfeitos e enganar a polícia.

  

Este herói dúbio apareceu pela primeira vez na revista "Je Sais Tout", em julho de 1905. Devido ao enorme sucesso, o autor francês Maurice Leblanc escreveu vários outros contos protagonizados pelo personagem até sua morte em 1941. 

  

O livro Arsène Lupin: Ladrão de Casaca reúne as 9 primeiras aventuras do notável ladrão. A Detenção de Arsène Lupin, o conto que deu origem ao personagem, é o primeiro da coletânea. 

  

A alta sociedade francesa diverte-se a bordo do transatlântico Provence, quando chega a notícia de que Arsène Lupin está viajando disfarçado entre eles. A única informação que ele tem é que sua nova identidade começa com a letra R.



Os próximos contos seguem as aventuras desse carismático personagem pela França da Belle Époque. Estamos acostumados a acompanhar os heróis e os mocinhos em suas conquistas e jornadas de autoconhecimento e superação, mas prepare-se para torcer pelo bandido. 

  

A narrativa é envolvente, os roubos e fugas de Lupin são bem espetaculares. Ninguém consegue pegar o Ladrão de Casacas, apesar das tentativas de seu principal oponente, o Inspetor Ganimard. 

  

Um dos pontos altos do livro é a aparição de Sherlock Holmes — ou "Herlock Sholmes". O embate intelectual entre Sherlock e Lupin é eletrizante. 

  

É importante ler os contos na ordem de publicação, porque há uma linha narrativa que interliga todos eles. Gostei de todos os contos reunidos nesse primeiro volume da série Arsène Lupin, mas não fiquei tão empolgado para ler os próximos volumes imediatamente. Quem sabe no futuro... 

  

Já leu Arsène Lupin: Ladrão de Casaca? Quero saber de tudo! 

  

Com amor, André




Informações Técnicas do livro

Arsène Lupin: Ladrão de Casaca 

Arsène Lupin #1 

Maurice Leblanc 

Tradução: Paulo Neves 

Ano: 2021 

Páginas: 216 

Editora: L&PM 

Sinopse: 

A alta sociedade francesa diverte-se a bordo do transatlântico Provence, quando chega a notícia: Arsène Lupin, o ladrão impossível­ de se capturar, viaja disfarçado entre os passageiros. Eis a chance de o Inspetor Ganimard prender o homem capaz­ de realizar crimes perfeitos e fugas espetaculares. Conto de estreia deste ícone da literatura policial, “A detenção de Arsène­ Lupin”, de 1905, é a primeira das nove aventuras aqui reunidas, revelando um criminoso galante e sedutor, guiado pelo prazer do desafio. Um anti-herói que se dá até ao luxo de ajudar a polícia em casos difíceis. Conheça um oponente à altura de Sherlock Holmes – ou “Herlock Sholmes”, na versão de Maurice Leblanc – e prepare-se para torcer pelo ladrão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!