16 novembro, 2021

# @Milly # Cassandra Clare

Resenha :: A Máscara de Prata (Magisterium #4)




  Pode conter spoiler dos livros anteriores.
Confira as resenhas dos primeiros livros da série!


No MagisteriumCall sabia diferenciar certo de errado; mesmo que nem sempre escolhesse a coisa certa. Na prisão, tudo pareceu lhe escapar.

 

Cheguei ao 4° livro de uma das minhas séries clichês de fantasia infantojuvenil favoritas. Depois dos acontecimentos chocantes de A Chave de Bronze, em A Máscara de Prata vemos o nosso protagonista Call tendo que lidar com o luto, a prisão e os sentimentos amorosos florescendo no meio de um dos maiores caos de sua vida, em que se sente mais próximo das ideias da alma de Constantine Madden, que faria tudo pelo desejo de trazer seu melhor amigo Aaron de volta à vida, com certeza esses pensamentos acrescentam muito a sua lista de suserano do mal.

 

Talvez não fosse a coisa certa, mas, se tudo pudesse voltar a ser como antes, se Aaron estivesse vivo e todos pudessem ser felizes, ele não se importaria com certo ou errado.



A série Magisterium, desde o livro anterior, nos levou para um caminho que eu não esperava, apesar de clichê, ela consegue ser única no rumo surpreendente, e ainda sendo uma narrativa leve e com bons pontos de humor, de forma que, mesmo que você não curta a história, não tem como não se deixar embalar por ela. Nesse 4° livro saímos um pouco de dentro da ambientação já conhecida de dentro Magisterium, e conhecemos melhor os vilões da história e suas tentativas para que Call siga o caminho que Constatine tinha começado.

 

— Você é o único com quem posso conversar, Call. 

 Porque estou preso por essa corrente e não posso sair? 

 Exatamente.  Jasper pareceu gostar.  Todo mundo foge quando me vê. Mas eles não me entendem. Preciso recuperar Celia.

 

Um grande acréscimo do livro é o desenvolvimento dos personagens. Jasper entrando de vez para o núcleo principal (mesmo que seja inicialmente por acidente), ele se tornou de personagem implicante para um dos favoritos rapidamente e Alex pegou seu posto de irritante (risos).

  

Ela poderia ter salvado qualquer um dos dois e escolheu Call. Ninguém em sã consciência o escolheria.

 

O crescimento dos sentimentos de Call e Tamara, no meio da culpa de ambos de não terem conseguido salvar Aaron, é muito fofo de ver, acho que eles fazem um par leve, nada muito forçado, ainda conseguimos enxergar a amizade e lealdade presente que se firmou nos livros anteriores.

 

Mas sua alma, essa alma inquieta, jamais foi feita para ter paz, Con. Ela foi feita para ter poder. Você é poderoso. Não pode simplesmente desistir deste poder. O mundo não permitirá. Não permitirá que você se esconda por medo de se ferir. No fim, pode ser que você chegue a essas duas opções:  governar o mundo ou ser esmagado por ele.

 

A narrativa que se segue com a história que vai rolando é ótima. Call acaba entendendo mais o que pode fazer, coisa que nem sua alma de vilão havia conseguido, alguns eventos se seguem depois do protagonista fazer uma coisa que se acreditava ser impossível (pelo menos para alguns que não tem pontos na lista de suserano do mal), por não poder falar o que acontece (por eu não ser uma suserana do mal, não vou dar spoiler), não posso descrever tanto os acontecimentos para vocês. 

  

O que posso dizer é que o final desse livro me surpreendeu, pois coisas que pareciam que finalmente tinham sido resolvidas, mesmo que de forma a dar dorzinha no coração, no último momento as autoras ativam nossas esperanças, ao mesmo tempo em que deixam tudo mais complicado para se resolver na sequência A Torre de Ouro. O que posso dizer é que Holly Black e Cassandra Clare sabem brincar com nossos sentimentos. Vamos ver o que nos aguarda, meus pequenos suseranos do mal, boa leitura.




Informações Técnicas do livro

A Máscara de Prata 

Magisterium #4 

Cassandra Clare e Holly Black 

Tradução: Rita Sussekind 

Ano: 2017 

Páginas: 240 

Editora: Galera Record 

Sinopse: 

O quarto volume da série Magisterium, uma saga de cinco livros de fantasia co-escrita pelas autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare 

  

A série é uma fantasia urbana, onde um universo de magia coexiste com nosso mundo. Neste quarto livro da saga, Black e Clare nos levam para além do domínio dos vivos em uma viagem em direção aos perigos da morte. 

Agora Call é um dos mais temidos estudantes da história do Magisterium, conhecido como o Inimigo da Morte, o Suserano do Mal, considerado culpado pela morte do melhor amigo e estopim de uma constante ameaça de guerra. E quando ele é libertado da prisão por aliados improváveis, interessados em seu poder sobre a magia do caos, ele se vê envolto em uma trama de mentiras e intrigas, e precisa decidir o que fazer com o próprio poder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!