20 abril, 2022

# @Carol Finco # Literatura Estrangeira

Resenha :: O Castelo Azul



Olá, faroleiros!!! Já deixei claro que eu fiquei apaixonada pela escrita da Lucy Maud Montgomery, e a Pedrazul trouxe de presente para os assinantes do Clube de Leitores um livro dela que tem por título O Castelo Azul.

 

Este é um romance adulto e um pouco diferente do que estávamos acostumados a ler em Anne, mas dá para se notar muitas coisas em comum também. Como os costumes da região em que ela morava, as diferenças entre metodistas e presbiterianos e, principalmente, a mente fantasiosa da personagem para fugir de uma vida de tristeza. 

 

Através de um prefácio maravilhoso feito pela editora, que vale muito ser lido, veremos o quanto esta obra reflete a vida que a Lucy viveu e como a escrita foi uma válvula de escape e, com certeza, uma fonte de alegria em sua vida.



Valancy Stirling é uma mulher que, desde a morte do pai na infância, passou a viver juntamente com sua mãe da caridade da família. Criada de maneira rígida e sem nenhum carinho, cresceu retraída, sem beleza e também força de vontade, ficando assim sujeita a todas as brincadeiras de mau gosto de seus familiares, parentes ao qual foi ensinada sempre a respeitar e nunca questionar. Com isso ela chega à idade de 29 anos solteira, sem nenhum amigo verdadeiro e sem amor, tendo apenas a sua imaginação e a leitura dos “proibidos” livros de John Foster como companhia.

 

O momento em que uma mulher percebe que não tem nada pelo que viver – nenhum amor, responsabilidade, propósito, tampouco esperança – tem para ela o sabor amargo da morte.

 

Tenho que confessar que a leitura no início deste livro foi difícil, que família miserável. E que vida triste a da personagem, mas a vontade de saber o que a autora preparou para Valancy nos anima na leitura, além, é claro, das amigas que já leram o livro e nos disse que é maravilhoso. Inclusive minha irmã que não só me deu o livro para ler, como ficou no meu pé até que eu o finalizasse. 

 

Toda história tem que ter um fator para forçar o personagem a mudar o rumo da sua vida, tomar coragem, decidir o que ele realmente deseja, nesta história, nossa mocinha vai ao médico escondido de sua família e recebe uma notícia chocante, mas que é o suficiente para lhe dar a coragem para enfim dizer o que pensa e viver como queira. Ela então descobre que não só consegue, como também pode fazer o que quiser, pois tem capacidade para isso. Neste ponto é interessante ver como a família de Valency reage a sua drástica mudança de atitude, eu ri muito.

 

Tentei agradar as outras pessoas durante toda a minha vida e falhei – disse. – Agora, vou agradar a mim mesma. Nunca mais vou fingir nada. Passei a vida respirando uma atmosfera de mentira, fingimento e desculpa. Que luxo será dizer a verdade! Posso não ser capaz de fazer muito do que quero, mas não vou fazer mais nada que eu não queira.

 

Sua vida muda radicalmente, mas o que é fundamental, muda para melhor. E a autora, à medida que a leitura evolui, nos brinda com uma história linda e surpreendente que vai tocando o nosso coração e nos alegrando com o desenvolvimento da personagem. Ela também nos brinda com um final surpreendente, que eu, talvez em meu desespero em concluir a leitura, não consegui sequer imaginar. 

 

Esta história nos ensina muitas coisas. Uma delas, assim como em Anne, é que a gente nunca deve deixar de sonhar e de enxergar a beleza das coisas, principalmente da natureza. A gentileza e o amor são um presente precioso que podemos gratuitamente compartilhar com todos e que só nos trazem alegria. Não devemos deixar que ninguém nos menospreze por nenhum motivo. Todos as pessoas possuem valores e qualidades diferentes e que devem ser apreciadas, mas principalmente, todo mundo merece respeito. 

 

Como sempre a Lucy só me proporcionou uma leitura espetacular, que realmente merece ser indicada aos amigos e compartilhada, pois é uma história linda.

  

Algumas vezes, trinta segundos podem ser muito longos. Tempo suficiente para operar um milagre ou uma revolução.

 

Boa leitura, 

 

Carol Finco



Informações Técnicas do livro

O Castelo Azul 

L. M. Montgomery 

Tradução: Beatriz Monteiro 

Ano: 2021 

Páginas: 224 

Editora: Pedrazul 

Sinopse: 

Valancy Stirling tem 29 anos, é solteira e nunca se apaixonou. Sua vida é um marasmo. Vive com a mãe autoritária e a tia intrometida, numa rotina exasperante. Sua fuga é ler os livros proibidos de John Foster e seus devaneios sobre o Castelo Azul um lugar onde todos os seus sonhos se tornam realidade e ela pode ser quem realmente quer ser. Depois de receber do médico o diagnóstico de que tem uma doença terminal, ela se rebela contra a família e descobre um mundo novo e surpreendente, cheio de amor, alegria e aventuras, muito além de seus sonhos mais secretos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!