14 julho, 2022

# @Danii # Brittainy C. Cherry

Resenha :: Tempestades do Sul (Bússola #1)



Oi, serzinho! Como vai? Hoje resolvi dar o ar da graça para falar sobre o primeiro livro da nova série da minha querida Brittainy Cherry que está sendo lançada pela Record, a Série Bússola, que vai ser composta por quatro livros. E posso dizer que Tempestades do Sul abriu essa nova série muito bem, com boas doses de romance e lágrimas.

  

Aviso: pode conter gatilhos relacionados a ansiedade, ataques de pânico e luto. Eu não achei nada muito pesado, mas cada um tem seus limites, então respeite os seus.



Você está no caminho certo, mesmo nos dias em que não parecer que está.

 

Kennedy Lost está em luto há mais de um ano pela perda de seus pais e sua filha. E junto com o luto, e toda a tristeza e sentimento de culpa envolvidos, ela também sofre com ansiedade e ataques de pânico. Seu péssimo e nada empático marido acha que ela já devia ter superado tudo isso, e que suas crises o envergonham. Após uma crise, ele a faz assinar o divórcio e a expulsa de casa e é a irmã dela, Yoana, que a acolhe e a ajuda encontrando um lugar para recomeçar, uma "casinha fofa" em uma cidadezinha chamada Havenbarrow. 

  

Recomeços deveriam vir acompanhados de um aviso. Atenção: mudar de vida não impede memórias antigas de inundarem seu cérebro, resultando em ataques de pânico, desconforto social e um misto de todos os sentimentos possíveis e imagináveis, começando pela depressão, passando para gratidão e explodindo em surtos de raiva. Nenhuma emoção é ignorada.

  

Lá Kennedy tenta se conectar a si mesma, e a tudo que perdeu de sua essência com o luto. Nessa tentativa ela conhece pessoas que seria melhor não ter conhecido, como também conhece pessoas que a ajudam a dar cor na sua vida e, o principal, ela reencontra Jax, seu antigo melhor amigo, de quem não tinha notícias há muitos anos. Mas ele não é o mesmo de antes, como ela também não é.



— Sou péssimo nisso.  

— Péssimo em quê?  

— Em lidar com gente.

 

Jax(son) Kilter é considerado o "babaca" da cidade, recluso, emocionante inacessível, que vive na defensiva quando se trata de pessoas, mas por baixo de toda rabugice, ele tem um coração enorme e um passado sofrido e meio sombrio que o atormenta. Que talvez precise de um pouco de Sol na vida dele, ao mesmo tempo que ajuda o seu Sol a recuperar ainda mais seu brilho. 

  

Os livros me salvaram nos dias em que minha alma enfrentava as piores tempestades.

 

Duas pessoas quebradas que se culpam, duas pessoas que não se acham dignas de amor, duas pessoas que sofreram perdas irreparáveis. Duas pessoas que precisam descobrir que não precisamos enfrentar todas as tempestades da vida sozinhos. 

 

Saiba seu valor. E então cobre mais caro.



Tempestades do Sul me arrancou lágrimas desde o começo, e por ser narrado em primeira pessoa pela Kennedy e pelo Jax foi mais fácil me apegar a eles e entender suas emoções, tanto nos capítulos no presente, como nos no passado.

 

Era difícil me desviar de uma leitura (...). Minha casa poderia estar pegando fogo, ou eu poderia ter sido abduzida por alienígenas e continuaria tentando ler só mais uma página.

 

É inegável o quanto a escrita da BCherry flui para mim, sério, eu grudo no livro mais do que chiclete gruda em cabelo. É impressionante. Ela me faz chorar, rir, suspirar, passar raiva... Sem nunca querer parar de ler. Amei os personagens desse livro, tanto os protagonistas quanto os secundários (será que é possível não gostar do Connor, da Joy...?). 

 

Eu precisava ir no meu ritmo — mesmo quando o restante do mundo desejava que eu superasse tudo o mais rápido possível. Só que isso não parecia justo comigo. Afinal, o trauma era meu, não dos outros.

 

A Kennedy me deu vontade de abraçar tantas vezes. Principalmente quando ela tinha alguma crise e alguém só a fazia piorar em vez de ajudar, como acontece muitas vezes com quem tem ansiedade, quando quem não tenta entender tenta "ajudar". Sendo sincera, todos precisamos entender que somos seres humanos e não robôs, e não é apenas dizendo para alguém "ficar calma" ou "se controlar", que automaticamente tudo vai sumir, como se bastasse um apertar de botão. Repitam comigo: Todos somos humanos e não robôs, até quem tem ansiedade, depressão... O que é fácil para você deixar para lá, pode não ser para outra pessoa, emoções não são possíveis medir com régua e nem ninguém quer ter crises de propósito, algo como "estou entediada, acho que vou ter uma crise de ansiedade hoje". Por isso tudo, me identifiquei muito com algumas situações da Kennedy e só queria estar perto dela a apoiando e fui me sentindo aliviada conforme ela ia progredindo no superar de seus traumas, no tempo dela. Ela é uma guerreira cheia de cores e luz.

 

Nem preciso dizer que eu não me dava bem com pessoas. Elas eram humanas demais para o meu gosto.

 

Eu amei muito a Kennedy, mas meu coração foi conquistado em maior parte pelo Jax. Meu babaca-não-babaca favorito. Ele sofreu muito, apanhou da vida nos sentidos literal e figurado. Mas apesar de tudo, de o julgarem tanto, ele tem um coração lindo. E preciso confessar que várias coisas que o Jax fala, eu facilmente falaria também, principalmente porque, como ele, não sou a maior fã de seres humanos. E queria muito ter alguém como ele quando tenho minhas crises, alguém que está lá por você sem julgar, sem criticar, sem desmerecer os seus sentimentos e medos, só querendo você bem. Amei ler a evolução dele.

 

Quando uma pessoa permite que você seja você mesma por completo, ela merece todo o seu amor.



Preciso destacar o quanto os personagens secundários são maravilhosos, a Yona, a Joy (encantadora), o Eddie e, principalmente, o Connor, meu amorzinho empreendedor. Este último que, pelo que entendi, é o protagonista do segundo livro da série, então já amo o protagonista de Luzes do Leste antes mesmo de ler o livro (expectativas sendo criadas sim). 

  

— Não tem problema sentir medo, querida — disse Joy. — Você pode sentir medo e ser corajosa ao mesmo tempo.

 

Uma coisa que gostei bastante é que não tem apenas romance, tem amizade, apoio, atos como ficar ao lado de alguém apoiando mesmo que em silêncio, demonstrações de amor em coisas até mesmo pequenas, mas verdadeiras. 

   

No fim das contas, palavras não eram necessárias para trazer conforto. Às vezes, você só precisa que alguém se sente ao seu lado no meio das suas tempestades de pânico.

 

Só não digo que é um livro perfeito, porque senti falta de um certo aprofundamento em algumas questões, mas nada que torne o livro ruim, só quer dizer que eu, Dani, queria mais detalhes.

 

Um passo de cada vez. É o que consigo fazer.

 

Um ótimo romance que você encontra de tudo, que leva às lágrimas e traz risadas, que te faz sentir compaixão, mas também tendências homicidas, que tem boas referências. Um livro sobre perdão, recomeço e sobre enfrentar as tempestades da vida. Se você gosta de um bom romance com doses de drama, tem uma caixinha de lenços e precisa fugir para um livro, fuja para Tempestades do Sul. Até! 

 

Algumas tempestades parecem que vão durar pra sempre, mas eu aprendi, por experiência própria, que elas passam, não importa o que aconteça.




Informações Técnicas do livro

Tempestades do Sul 

Bússola #1 

Brittainy Cherry 

Tradução: Carolina Simmer 

Ano: 2022 

Páginas: 336 

Editora: Record 

Sinopse:

Brittainy Cherry, inicialmente conhecida como Brittainy C. Cherry e autora que é um fenômeno de vendas no Brasil, é sinônimo de fortes emoções. Em Tempestades do Sul, primeiro livro da série Bússola, vamos nos apaixonar pela história de Jax e Kennedy, duas almas atormentadas em busca de redenção. 

 

Tudo o que Kennedy queria era fugir. Fugir de um casamento fracassado e sem amor, cheio de traumas e mágoas. E é na pequena cidade de Havenbarrow que ela busca um recomeço. Ao lado da irmã, ela acredita que finalmente está em paz para passar por seu processo de cura. 

O que ela não imaginava era que acabaria caindo logo de cara nos braços do sujeito considerado a ovelha negra da cidade. E o pior, eles já se conheciam de um passado muito remoto. Jax e Kennedy frequentaram o mesmo acampamento de verão quando eram mais novos, mas os dois não se viam fazia muito tempo. Hoje, são duas pessoas completamente diferentes. 

Um homem frio, com um passado sombrio, Jax é um cara bem diferente do jovem que Kennedy um dia conheceu. Só que ninguém imagina que até a ovelha negra da cidade precisa de um ombro amigo em algum momento. Por trás de toda aquela pose de bad boy de Jax, existe um enorme coração, que já sofreu muito. 

Quando o passado dos dois volta para assombrá-los, eles se dão conta de que precisam encarar de frente a tempestade que os espera. 

Fãs de Colleen Hoover, Nicholas Sparks, Jojo Moyes, Carina Rissi, Bianca Briones e Marian Keyes vão se apaixonar por Tempestades do Sul, o primeiro livro da série Bússola, de Brittainy Cherry, que promete fortes emoções.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Um comentário:

  1. Oi Dani, amei a resenha e vou seguir sua dica de viagem! Em breve parto para Tempestade do Sul!

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!