02 agosto, 2022

# @André Gama # Ali Hazelwood

Resenha :: A Hipótese do Amor



O livro A Hipótese do Amor chegou no Brasil com um hype enorme, causado principalmente pelo BookTok - uma subcomunidade do aplicativo TikTok voltada para livros e literatura.

  

O romance conta a história de Olive Smith, uma aluna do doutorado de biologia da Universidade de Stanford, que acredita mais na ciência do que em algo tão imprevisível quanto o amor. Para ajudar sua melhor amiga Anh a ficar com Jeremy, ela precisa provar que já esqueceu seu ex-namorado, e acaba beijando o primeiro homem que encontra no corredor do laboratório onde trabalha. 

  

O problema é que esse homem é o professor Adam Carlsen, um jovem e prestigiado pesquisador conhecido por levar seus alunos às lágrimas. Olive se surpreende quando o hostil e inacessível professor aceita fingir ser seu namorado.



Este romance contemporâneo é cheio de clichês. Há um namoro de mentira em que o casal começa a ter sentimentos de verdade e problemas que poderiam ser evitados apenas com um pouco de conversa. O que torna este romance interessante é que a autora Ali Hazelwood traz um frescor ao gênero ao contar toda essa história em um ambiente tão isolado e restrito quanto a vida acadêmica. Ela também levanta o debate de como esse ambiente acadêmico pode ser hostil para as minorias. 

  

Este é o primeiro livro da autora Ph.D. em Neurociência. Ali Hazelwood nasceu na Itália, mas já morou na Alemanha e no Japão, antes de se fixar nos Estados Unidos. Ela conhece muito as áreas de ciência e tecnologia, por isso está tão à vontade para escrever sobre esse universo. Os cenários e processos científicos são bem descritos e os dramas dos doutorandos, bem reais. 

  

Olive e Adam são personagens interessantes, mas os amigos de Olive chamaram mais a minha atenção, principalmente Malcolm. Ele é divertido e traz um pouco mais de diversidade para a história. 

  

Hipótese: A Hipótese do Amor é um livro divertido e super gostoso de ler, mas acho o hype um pouco exagerado. 

  

Que tal comprovar se essa proposição é verdadeira ou falsa? Quero saber a sua conclusão sobre o romance do momento. 

  

Com amor, André




Informações Técnicas do livro

A Hipótese do Amor 

Ali Hazewood 

Tradução: Thaís Britto 

Ano: 2022 

Páginas: 336 

Editora: Arqueiro 

Sinopse:

Quando um namoro de mentira entre cientistas encontra a irresistível força da atração, todas as teorias cuidadosamente calculadas sobre o amor são postas à prova. 

Com personagens cativantes e diálogos afiados, este livro engraçado, sexy e inteligente se tornou uma das grandes sensações do TikTok. 

 

Olive Smith, aluna do doutorado em Biologia da Universidade Stanford, acredita na ciência – não em algo incontrolável como o amor.  

Depois de sair algumas vezes com Jeremy, ela percebe que sua melhor amiga gosta dele e decide juntá-los. Para mostrar que está feliz com essa escolha, Olive precisa ser convincente: afinal, cientistas exigem provas. 

Sem muitas opções, ela resolve inventar um namoro de mentira e, num momento de pânico, beija o primeiro homem que vê pela frente. 

O problema é que esse homem é Adam Carlsen, um jovem professor de prestígio – conhecido por levar os alunos às lágrimas. Por isso, Olive fica chocada quando o tirano dos laboratórios concorda em levar adiante a farsa e fingir ser seu namorado. 

De repente, seu pequeno experimento parece perigosamente próximo da combustão e aquela pequena possibilidade científica, que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se em algo totalmente inesperado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!