09 agosto, 2022

# @Danii # Editora Parceira

Resenha :: Leitura de Verão



Oi, serzinho! Tudo bem? Não sei você, mas quando li a sinopse de Leitura de Verão quis ler esse livro na hora, afinal, como não querer ler um romance protagonizado por dois escritores?

 

Sem saber como tomar as decisões certas, morrendo de medo de tomar as decisões erradas.



January Andrews é uma escritora de livros de romance com final feliz, mas atualmente não consegue escrever nenhuma página, afinal depois de perder o pai e descobrir um segredo dele, que ela nunca poderia ter sonhado, porque achava que o casamento de seus pais era uma história de amor perfeita, e de ter terminado com seu namorado de anos, ela não consegue ser mais muito crente no amor. E como escrever um romance feliz se você não acredita mais nisso? O problema é que ela tem prazos a cumprir, está falida, quase sem teto, e precisa muito terminar de escrever um livro bom para pagar as contas. Mas como superar o bloqueio criativo?

 

Vida perfeita. Mas era só uma história, e, quando apareceu um buraco no enredo, tudo desmoronou. É assim que as histórias funcionam.



Sem ter opção de moradia, ela vai passar alguns meses em uma casa na praia que recebeu de herança de seu pai, uma casa que ela com certeza não moraria se tivesse outra escolha (e dinheiro). O que ela não poderia imaginar é que na casa vizinha mora o seu antigo rival da faculdade, o também escritor Augustus Everett. Diferente da January, os livros dele não tem final feliz, na verdade são o oposto do que ela escreve. E, como ela, também está quase falido e precisa terminar de escrever um livro o mais rápido possível. 

 

O mundo era complicado também, não um filme francês belamente nebuloso, mas uma confusão desastrosa e horrível, salpicada de brilho, amor e significado.



Certa noite, Gus propõe um trato: durante o verão, a January deveria escrever um livro de ficção sombria e ele um livro com final feliz. Sim, devem escrever um livro do gênero do outro, diferente do que escrevem normalmente, e quem vender o livro primeiro ganha. Ela aceita. E nos dias úteis eles escrevem, e no fim de semana darão “aulas” um ao outro. January vai levá-lo a lugares dignos de uma comédia romântica, e ele a levará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio. Quem será que ganhará a oposta? E será que essa proximidade resultará apenas em livros ou em algo a mais?

 

Como acreditar que o certo é certo e o errado é errado quando todo mundo à sua volta diz o contrário? Deveríamos pensar que somos mais inteligentes que todos os outros?



Acho que talvez a primeira pergunta que algumas pessoas fariam é: "Leitura de Verão vale o hype?" Pois bem, vale sim. É um livro muito bom, bem escrito, com personagens que nos conquistam e queremos proteger. Confesso que pensava que esse livro seria algo um pouco diferente do que realmente é. Quando o vi a primeira vez, achei que seria uma comédia romântica mais levinha, que só me arrancaria risos e nenhuma lágrima, mas eu estava errada. Além de ter me feito rir e chorar, essa é uma história que traz uma certa reflexão sobre a vida, sobre expectativas irreais, abordando problemas familiares, luto e recomeços, sobre se aceitar como é, e não tentar se encaixar em um molde que você considera perfeito e nem achar que os outros também são perfeitos, felizes e certos o tempo todo.

 

Às vezes pessoas boas, ou pelo menos decentes, fazem coisas ruins. E às vezes elas realmente acreditam que estão fazendo o que é certo.



A escrita da Emily Henry é muito boa, se eu não tivesse um monte de coisas para fazer na vida, me deixaria ficar lendo sem parar até terminar. Os diálogos são ótimos, a ambientação também, a interação entre os personagens, principalmente os protagonistas, é maravilhosa, tão bem escrita. Gostei dos personagens secundários também, mas acho que alguns poderiam ter aparecido um pouco mais. E se a narração em primeira pessoa não fosse só do ponto de vista da January, mas também do Gus, provavelmente eu gostaria ainda mais do livro. E falando nos nossos protagonistas preciso dizer que amei muito os dois, talvez não de cara, mas conforme as páginas vão passando, é quase impossível não se envolver e se apaixonar por eles, tão diferentes em algumas coisas, mas que combinam muito. Foi excelente ler a construção do relacionamento deles.

 

Outras vezes, ficávamos sentados em silêncio, não exatamente juntos, mas definitivamente não sozinhos.

 

Uma coisa que gostei muito é que, como o livro é sobre dois escritores, temos um pouco do processo de escrita deles aqui, do desenvolvimento de suas histórias, das pesquisas. Terminei o livro da Emily Henry querendo ler integralmente os livros da January e do Gus. E querendo ler mais livros da Emily também, óbvio, mas pelo menos isso eu sei que vou poder, porque a minha querida Verus, que me apresentou a essa excelente autora com Leitura de Verão, vai publicar outro livro dela esse ano. Te amo, Verus!



As pessoas eram complicadas. Elas não eram problemas de matemática; eram coleções de sentimentos e decisões e puro acaso.

 

Um romance envolvente, apaixonante e com final feliz. E, apesar de o livro se chamar Leitura de Verão, eu com certeza o indico para qualquer estação do ano. Até!




Informações Técnicas do livro

Leitura de Verão 

Dois escritores e uma temporada na praia 

Emily Henry 

Tradução: Cecília Camargo Bartalotti 

Ano: 2022 

Páginas: 364 

Editora: Verus 

Sinopse:

Em Leitura de verão, uma escritora de romances que não acredita mais no amor e um escritor literário sufocado pela rotina se envolvem em um desafio que pode subverter tudo o que eles sempre pensaram sobre o que é ser feliz. 

 

Augustus Everett é um aclamado autor de ficção literária. January Andrews escreve romances best-seller. Enquanto ela cria seus “felizes para sempre”, ele mata todos os seus personagens. 

Eles definitivamente são polos opostos. 

A única coisa que têm em comum é que, durante três meses, vão morar em casas de praia vizinhas, ambos falidos e paralisados por um bloqueio criativo. 

Até que, em uma noite nebulosa, uma coisa leva à outra e eles fazem um acordo que tem o objetivo de arrancá-los da zona de conforto: Augustus vai passar o verão redigindo um livro com final feliz, e January vai escrever o próximo clássico da literatura. Ela vai levá-lo a viagens de campo dignas de uma comédia romântica, e ele a acompanhará em entrevistas com sobreviventes de um culto de suicídio (obviamente). 

Cada um vai finalizar um livro e ninguém vai se apaixonar. Será? 

 

“Este livro vai arrebatar os leitores. A narração em primeira pessoa de January é poética e efervescente, o cenário praiano de cidade pequena é encantador, e o romance é de derreter qualquer um.” – Booklist 

“Uma abordagem genuína sobre segundas chances, na vida e no amor.” – Kirkus Reviews 

“Os leitores com certeza vão se apaixonar por esta visão honesta e metalinguística do gênero do romance.” – Publishers Weekly 

“O fato de Emily Henry conseguir, de uma só vez, provocar emoções fortes e manter a qualidade literária é prova de sua imensa habilidade como escritora.” – Entertainment Weekly 

“Leitura de verão é uma lufada de ar fresco. Meu coração doeu por January, e Gus é de tirar o fôlego. Um romance picante, inteligente e perspicaz. Fiquei completamente envolvida!” – Josie Silver, autora de Um dia em dezembro 

“Deliciosamente romântico e sagazmente tocante, Leitura de verão é repleto de provocações ágeis e prosa envolvente. A leitura perfeita para qualquer lugar.” – Christina Lauren, autora de O amor e outras coisas e The Unhoneymooners



Para comprar:

 Livro Físico

 E-book




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!