16 agosto, 2022

# @Danii # Bertrand Brasil

Resenha :: O Coração Atrás da Porta



Oi, serzinho! Não sei se você viu em algum lugar ou não, mas estamos no Agosto Lilás, uma campanha de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Coincidentemente (ou não), nesse mês li um livro com uma capa lilás e que, dentre outros temas, aborda violência contra a mulher. O Coração Atrás da Porta é um livro tão necessário, de tantas formas diferentes, que não sei como escrever algo coerente sobre ele, mas vou tentar.

 

As pessoas se esquecem da efemeridade e brevidade da vida. Elas pensam que têm todo o tempo do mundo e a desperdiçam. Cada dia tem uma beleza única. Até os mais tristes.



Quando era criança, Julia testemunhou a mãe ser uma vítima de violência. Anos mais tarde, no relacionamento que achava que era cheio de amor, ela se encontrou, na verdade, vítima de um relacionamento abusivo e de uma agressão que a levou ao hospital. E isso é só o começo do sofrimento dela.

 

Parece que fui partida e meus pedaços precisam se unir novamente. Será que, se eu ficar quietinha, vou acordar e descobrir que foi apenas um pesadelo?

 

Daniel cresceu enfrentando problemas, que acabava colocando parte para fora escrevendo seus livros. Mas ele sofre uma perda irreparável e não sabe como seguir em frente, se entregando a depressão e ao isolamento. E quando uma outra tragédia acontece, a vida dele e a da Júlia acabam se conectando de certa forma, e acabam se tornando vizinhos de porta.

 

Se eu escrever o que está no meu coração agora, inundarei o mundo em tristeza e desolação. Ninguém precisa disso.



Como se todo o sofrimento deles já não fosse o bastante, eles ainda, como a gente, têm que enfrentar as complicações e dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus. E é com um empurrãozinho da sobrinha do Daniel, Naomi, que eles começam a interagir, e conforme vão se conhecendo, enquanto buscam continuar a viver depois de tudo que sofreram, sentimentos podem ir surgindo, mostrando que até corações quebrados e fechados podem se abrir e voltar a bater novamente.

 

— Como ela pode ser sua amiga? 

— Ela me vê. — Naomi se levanta e ergue a cabeça para olhar nos meus olhos. — Ela me escuta. E ela abriu a porta para mim.

 

Duas pessoas que sofreram na vida, duas pessoas que carregam seus traumas, dores e tristezas. Será que depois de tanto sofrimento, eles conseguirão seguir em frente?



Por mais tempo que eu passe em minhas fantasias de que tudo está bem, quando preciso colocar os pés no chão esmigalho meu coração com a verdade: o tempo não volta.

 

Serzinho do céu, que livro difícil de resenhar! Terminei de ler ele há alguns dias e não conseguia escrever nada sobre ele de tanto que ele mexeu comigo e me fez chorar. E acredite eu chorei muito, desde o primeiro capítulo. Não se engane pela capa fofinha! Confesso que não sei se estava preparada para ler esse livro, não estou nos meus melhores dias, mas foi uma leitura que gostei muito e quero reler quando estiver menos sensível e chorona.

 

Amar alguém em tempos pandêmicos é isto: saber que você precisará confortar e ser confortado; e que haverá situações em que nada poderá ser feito além de um abraço. Dependendo da situação, nem um abraço será permitido.



Gostei bastante da escrita da Bianca Briones, achei bem fluída, como o livro é até curto, dá para ler até em um dia, mas não li tão rápido, porque não queria sofrer tudo de uma vez, e tinha de economizar lágrimas. Gostei da responsabilidade que a autora teve em relação aos temas que abordou. Ela foi super responsável ao tratar da pandemia, falando dos cuidados, dos medos, do negacionismo... De como mulheres precisam ajudar outras mulheres. Foi sensível ao mostrar os personagens em luto. Desenvolve muito bem a importância de procurar ajuda, tanto da família/amigos quanto ajuda profissional, para nossas questões mentais e da importância de não trancar nossos sentimentos atrás de uma porta com cadeado e tudo. 

 

Sobre a pandemia, é um momento horrível. Confuso, para mim. Eu pensei que quisesse ficar quietinho em silêncio, mas e se eu não falar com minha família e eles não estiverem mais aqui amanhã? Sinto como se estivessem me forçando a não viver meu luto, porque a qualquer momento um novo luto pode surgir.



Os personagens são tão queridos. A Julia é uma guerreira, ler ela tentando recomeçar e se abrir para a vida de novo, depois de tudo que passou, é realmente inspirador. O Daniel é um amor, ver ele enfrentando o luto e finalmente lidando com seus sentimentos foi lindo de ler. E a Naomi... o que dizer dessa adolescente apaixonante? Queria que o mundo tivesse mais Naomis.

 

Essa é a questão com as portas. Nem sempre sabemos se devemos ou não abri-las, mas, uma vez abertas, são apenas dois caminhos: atravessá-las ou não.



Esse é um livro importante de várias formas, que mostra a importância de não deixarmos nossas portas trancadas, tanto para o nosso bem, quanto para o das pessoas que precisam de nós. Não sei se posso indicar O Coração Atrás da Porta para todos, porque não sei se seria uma boa ideia para quem pode ter gatilhos ou que já não esteja muito bem, mas se puder leia essa preciosidade. Até! 

 

Cuide do outro, cuide do mundo e cuide de você. Primeiro de você para que possa estar bem, depois do outro. E lembre-se: há sempre um coração atrás da porta. 




Informações Técnicas do livro

O Coração Atrás da Porta 

Bianca Briones 

Ano: 2022 

Páginas: 224 

Editora: Bertrand Brasil 

Sinopse:

O coração atrás da porta, de Bianca Briones – autora da série Batidas perdidas e da duologia Sonhos de Avalon – é um romance carregado de sentimentos, que nos faz rir, chorar e ter esperança no amor. 

  

Julia é auxiliar de enfermagem e acha que Eduardo é o amor da sua vida. Ela planeja constituir uma família, ter filhos Mas, aos poucos, Eduardo vai fazendo com que o relacionamento, antes já abusivo, vire um pesadelo. 

A vida de Daniel está desmoronando diante de seus olhos. Ele é escritor e precisa encontrar forças para enfrentar as recentes perdas. Em luto, Daniel se isola do mundo e se entrega à depressão. 

Em meio às dores e aos problemas de cada um, a pandemia do novo coronavírus chega para complicar ainda mais a situação deles. Apesar de levarem vidas completamente diferentes, quis o destino que Julia e Daniel acabassem morando porta a porta. E atrás de cada porta tem tristezas, traumas, mágoas e saudades, mas há também uma imensa vontade de amar de novo. 

Um romance de enorme poder emocional, O coração atrás da porta discute temas como violência doméstica e depressão de forma sensível e direta, numa história extremamente envolvente e totalmente apaixonante.




Para comprar:

 Livro Físico

 E-book



Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!