29 setembro, 2022

# @efinco # Didier Conrad

Resenhas :: Asterix: A Filha de Vercingetorix



Olá, pessoas! Esse quadrinho me chegou a mãos por indicação da Carol, que me garantiu que iria amar a leitura e por isso venho contar se ela tinha razão ou não.

  

Então, já começo avisando para, junto comigo, se preparar para reviravoltas e confusões! Separe o seu menir favorito, deixe pronto o javali e beba a poção mágica de Panoramix. Salve-se o romano que puder!



Caso você não tenha entendido as referências anteriores e esteja se perguntando: “nunca li Asterix, posso começar por esse??” SIM!! Logo na primeira página somos ambientados tanto na história principal, quanto aos personagens e, como é uma HQ, vem com as explicações ricamente ilustradas. Ah, você ter notado outra coisa engraçada, e já adianto que sim, o sufixo "ix" acompanhará o nome dos personagens da Aldeia Gavlesa te ajudando na leitura. Exceto uma personagem que deixo por sua conta descobrir (risos). 

  

A história começa contando sobre Adrenalina, a filha de Vercingetorix (não se preocupe em aprender esse nome, risos) aliado dos Gavleses que, ao ser derrotado em Alésia, prepara meios de fuga para sua única filha e a envia ao rei Gavles.



Algumas palavras são escritas como se fossem pronunciadas por pessoas de outra língua falando uma língua que não a sua pátria. Então, mesmo a história sendo de conteúdo infanto juvenil, meu conselho é para em uma primeira leitura você ler em voz alta, caprichando como faria ao ler as falas do Cebolinha da Turma da Mônica. E depois que passar esse primeiro estranhamento, aí sim, deixar por conta do jovem leitor. 

  

Hum, que curioso, ela não tem o sotaque Arveno... 

  

E porque nós a escondemos por muito tempo em Lutéchia, uma aldeia ainda mais isolada que Nemechos. (*) 

  

A Gália não é mais chegura. Nós a levaremos a Londinium, (*) na Bretanha, onde Chésar não penchará em procurá-la... 

  

Ah! Repare também que alguns nomes entram nessa grafia mais fonética. E os (*) são notinhas explicativas no próprio quadrinho. Gente, tudo de melhor para quem vai ter uma primeira leitura ou já está matando a vontade de ler mais uma aventura de Asterix.



Os quadrinhos de memória ganham um tom de cores terrosos que destacam bem serem fatos passados e auxiliam na compreensão de qual tempo em que as narrativas se passam. Ah! Junto ao rei Abracurcix, descobrimos que não apenas os romanos serão um problema, a própria Adrenalina tem a curiosa mania de fugir. E assim, com esse aviso, começa nossa aventura. 

  

Com um humor simples e cheio de ironias e referências modernas, vamos nos divertindo com as confusões dessa "grande família", ao melhor estilo dos clássicos desenhos infantis, que agradam aos jovens e adultos desde sempre.



Cada detalhe é pensado para uma imersão na história, tanto no uso das cores quanto às fontes que promovem o tom das falas. Desde sussurros às mais acaloradas discussões. Tudo fica fácil, prazeroso e, o melhor, intuitivo. Ok, eu sei que daqui a pouco você abandona essa resenha e vai ler. Prometo não te julgar, talvez eu fizesse o mesmo se não tivesse acabado de ler. 

  

A história não segue bem o rumo esperado, o que torna tudo ainda mais divertido. O final eu adorei por ser o mais inesperado e surpreendente possível e, ainda assim, seguir aquela máxima que tudo termina bem quando acaba bem.



A edição: tem tamanho de revista e papel fotográfico. Ilustrações divertidíssimas e cores que mudam o tom, não apenas da história, mas marcam lembranças e o dia e a noite. Fonte e balões confortáveis para leitura e releitura e um trabalho editorial que merece elogios.




Informações Técnicas do livro

Asterix: A Filha de Vercingetorix 

As Aventuras de Asterix #38 

Jean-Yves Ferri e Didier Conrad 

Tradução: Sofia Soter 

Ano: 2022 

Páginas: 48 

Editora: Record

Sinopse: 

Por Tutatis! O maior pesadelo dos romanos está de volta. A filha de Vercingetorix é a nova e eletrizante aventura de Asterix e Obelix, assinado por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad. 

 

Prepare-se para reviravoltas e confusões! A filha de Vercingetorix, o famoso chefe gaulês, está sendo caçada pelos romanos. Ela encontra refúgio na vila dos nossos irredutíveis gauleses – o único lugar na Gália ocupada que pode garantir a sua proteção. E podemos dizer que esta adolescente pra lá de diferente vai despertar muitas emoções na vida de todos. 

Junte-se a Asterix, Obelix e Ideiafix em mais uma divertida aventura dos mais célebres gauleses dos quadrinhos. Separe o seu menir favorito, deixe pronto o javali e beba a poção mágica de Panoramix. Salve-se o romano que puder! 

  

“Tanto quanto irredutíveis, eles são divertidos. E divertem irredutivelmente há mais de 60 anos.” – Omelete 

  

“Uderzo faz parte do seleto grupo de artistas de quadrinhos que criou um visual único e plenamente reconhecível para um grupo de personagens. As roupas, cabelos, barbas e bigodes dos gauleses são uma marca registrada. Num imaginário hall da fama de HQ, teriam lugar entre os garotos cabeçudos de Mauricio de Sousa e o icônico uniforme do Homem-Aranha criado por Steve Ditko.” – Thales de Menezes para Folha de S.Paulo 

  

“A popularidade duradoura do Asterix intriga os críticos por décadas, mesmo após a série ultrapassar a marca de 380 milhões de livros, ter sido traduzida para 111 idiomas e gerado dezenas de adaptações em várias mídias. Na França, Asterix é um ícone precioso, o sucesso mundial que é uma fonte de orgulho nacional.” – NPR




Para comprar:

 Livro Físico




Conheça mais sobre o Grupo Editorial Record
em seu site e redes sociais:

Site │ Instagram │ Facebook │ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!