28 março, 2023

# @efinco # coleção Mistérios em série

Resenha :: Maisie Dobbs

Eu me senti arrebatada pela ideia da coleção Mistérios em série, desde que foi lançado, confesso que já li os 9 primeiros livros da série publicados e vou começar a contar sobre minhas leituras, por Maisie Dobbs. Caso você não tenha lido ou saiba muito a respeito dessa série, começo te dizendo que cada autora tem uma linha única de escrever sobre mistérios e investigações e caso você não curta uma autora, sugiro que leia a próxima e a próxima porque com certeza nessa série existe um livro pra você.

“Maurice diz que apenas quando soubermos respeitar o tempo teremos aprendido alguma coisa sobre a arte de viver”

Minhas primeiras impressões sobre essa personagem me levaram em minha memória a Rua Baker, 221B. Claro que esse não é o endereço de Dobbs, porém a minha impressão honesta era quase de por imaginar como seria caso Holmes houvesse se aposentado e Watson sendo mulher (e por isso mesmo não médica, mas sim enfermeira) houvesse assumido as investigações se baseando em suas próprias impressões e observações e alicerçada nos ensinamentos de seu mestre.

Com o primeiro caso a sua porta logo, vamos em busca de desvendar o mistério, contudo, nesse primeiro livro o grande mistério foi para mim a própria Maisie. Vamos voltar no tempo e ver como uma menina órfã de mãe e filha amada e querida começa a construir seu caminho e sua inteligência e amor pelos livros e ensinamentos a faz dar um passo além do que era concedido as mulheres de seu tempo, como estudar na prestigiosa Girton College, em Cambridge.

"Ah, Deus, depois de todo o seu treinamento, sua formação, seus casos bem-sucedidos com Maurice Blanche, tinha que dar nisso? Um triângulo amoroso? Mas ela prestou atenção para ouvir com cuidado, lembrando-se do conselho de seu mentor: ‘O extraordinário se oculta sob o disfarce do ordinário. Não presuma nada, Maisie.”

Tudo costurado no cenário da Inglaterra pós-1ª guerra, porém diferentemente dos livros da Rhys Bowen, não estamos em meio a nobreza britânica e sim dentre os comuns, a classe trabalhadora que vive uma realidade muito diferente. Vemos uma investigação aparentemente superficial de fidelidade ou não se transformar em um emaranhado de outras histórias, onde traumas de guerra, feridas físicas e emocionais constroem uma trama repleta de poder e loucura, levando a própria Dobbs a encarar seus medos e traumas pessoais e ser o início do que colocará o leitor dentro e fora da guerra e de sua realidade que não termina quando a guerra acaba e sim continua e continua nos vivos que choram seus mortos e nos sobreviventes que tentam saber quanto de si morreu no campo de guerra e o quanto realmente sobreviveu para voltar para casa.

“Casais de namorados e de recém-casados abraçavam-se com força em meio à multidão apinhada na plataforma. Mães choravam em lenços encharcados, os filhos faziam promessas – “Antes que você perceba, estarei de volta” – e pais mantinham silêncio, resignados.”

Para você que simplesmente ama romance, mesmo que seja migalhas, prepara-se para amar, perder e não estar preparada para viver um amor num lugar onde apenas lutar é permitido e nada além do amor a pátria é permitido. Nesse momento da resenha eu tive que respirar, me lembrar do que aguardava Maisie no fim desse livro mexe comigo, mesmo agora, eu sinceramente não sei lidar. Porém, preciso dizer que é impossível ler e não se emocionar com o papel das mulheres na guerra, seja em casa aguardando o retorno dos que partiram, seja no front, a homenagem às enfermeiras, freiras, socorristas e demais funções é simplesmente emocionante demais pra ser imune e não se sentir orgulhosa de saber o quão importante elas foram e continuaram como inspiração as que vieram depois delas. Afinal, sabemos que infelizmente não ocorreu "apenas" uma grande guerra e as datas e fatos históricos vão nos lembrando os horrores ainda maiores que estariam por vir, mas esse é um assunto para os próximos livros.

Por ser um livro baseado em fatos históricos é incrível ir vendo os grandes autores que publicaram livros, hoje clássicos da literatura, personagens históricos que fizeram do pós-guerra um momento de evolução nos campos de estudo e principalmente o surgimento de novas áreas da medicina. Termino dizendo que mal pude aguardar para começar o segundo livro e já adianto, que após ele logo comecei o terceiro e por favor arqueiro, traga o quarto!! Boa leitura, divirta-se!!


Informações Técnicas do livro

Maisie Dobbs

Jacqueline Winspear

Tradução:
Nina Schipper
Ano: 2022

Páginas: 304

Editora: Arqueiro

Sinopse: 

Em seu primeiro caso, na Inglaterra dos anos 1920, a brilhante psicóloga e investigadora Maisie Dobbs mostra por que merece figurar entre os detetives mais célebres da literatura.

Aos 13 anos, Maisie Dobbs começa a trabalhar como criada em uma residência da aristocracia londrina. Sua patroa, a sufragista lady Rowan Compton, logo descobre a sede de conhecimento da menina e resolve patrocinar seus estudos.

Seu tutor é o famoso investigador Maurice Blanche, que percebe os dons intuitivos da moça e a ajuda a ser admitida na prestigiosa Girton College, em Cambridge.

O início da Primeira Guerra acaba mudando seus planos. Maisie se alista como enfermeira e parte para a França, servindo no front, onde perde – e também encontra – uma parte importante de si mesma.

Anos depois, na primavera de 1929, ela abre seu escritório como investigadora particular, seguindo os passos de Maurice, que lhe ensinou que coincidências são sempre significativas e a verdade, ilusória. Seu primeiro caso parece apenas uma trivial questão de infidelidade, mas acaba se revelando algo muito diferente, que a obrigará a enfrentar o fantasma que a assombra há mais de uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!