19 junho, 2017

# @Milly # Editora Novo Conceito

Resenha :: Supernova - O Encantador de Flechas (Supernova #1)


Eu estou muito indecisa com o meu sentimento sobre esse livro, não sei se o classifico como “o melhor livro de literatura fantástica nacional que já li até hoje”, ou simplesmente como “um dos melhores livros de literatura fantástica que já li até hoje”, é muita pressão!

Eu deveria ter me derretido por ele no fim, pois provavelmente já falei o que vocês queriam saber que é “sim, indico, leiam, porque é maravilhoso”, mas não resisti, precisava falar de uma vez! Agora à resenha.

Primeiramente preciso dizer que SuperNova tem um dos universos mais bem construídos que eu tive o prazer de conhecer, eu não sei exatamente em que o autor se inspirou para sua construção, mas no Prólogo em que ele conta em duas páginas a mitologia da “Criação do Mundo” no contexto do livro, ele simplesmente fez que eu me rendesse a escrita dele (é tão sério isso que em todos esses anos dessa indústria vital de resenhas para esse blog, é a primeira vez que falo de um prólogo).

"Sem dúvida a briga é muito desequilibrada. Eles podem matar sem ser punidos. Eles ditam as regras. Quantos o governo já assassinou sem ninguém saber? Dezenas? Centenas?"

O livro é em certo ponto uma mistura de fantasia com ficção cientifica e meio que distopia, parece que não faz sentido, mas posso garantir que faz muito. A história se passa em Acigam que é uma cidade com as fronteiras fechadas em relação ao resto do mundo (ninguém entra e ninguém sai), e nesse lugar existe uma política bem limitante do que a população pode ou não aprender ou saber, dentre uma dessas coisas que a maioria é alheia é a existência dos magos, que o Governo tenta mascarar, e com quem ele vive em uma “guerra” meio que nas escuras, principalmente com a ajuda dos Silenciadores (que é um grupo de elite secreto do governo que são usados para caçar os magos). 

Mas o que me chamou mais atenção em relação a essa existência de magos é o fato de eles não estarem inseridos como “seres fantásticos que existem no submundo e que pessoas racionais não acreditam e não sabem da existência”, mas que nesse contexto a capacidade de ter a magia está relacionada a verdadeira ciência, e tem toda uma explicação científica relacionada a magia com as energias, enquanto a versão difundida para população sobre a criação é na verdade é a mitologia sobre os deuses. 

"Ouvi falar em alguns indivíduos que modificam o ambiente a sua volta (...). Eles eram chamados vulgarmente de magos e, no passado, foram caçados e punidos por essa prática. (...) Meu avô me confirmou que em outros lugares esse magos existiam mesmo, mas em Acigam a prática dessa curiosa ciência é proibida."

É difícil de explicar! Mas basicamente a magia é relacionada a ciência e não a fantasia, e é uma coisa muito complexa, estou tentando ser sucinta. (Se saírem dessa resenha confusos, sugiro que leiam o livro o mais rápido possível ou se não, leiam mesmo assim rs). 

Inserido nesse mundo temos o nosso protagonista Leran Yandel um jovem que está descobrindo que existe mais coisas por trás de todo esse submundo da verdadeira ciência do que ele imagina.

Bom, eu não vou detalhar os acontecimentos do livro passo a passo, mas eu realmente adorei o protagonista e o caminho que esse primeiro livro percorreu, eu estava esperando algo mais clichê (pois até gosto, confesso), mas ele me surpreendeu em vários momentos, principalmente com a construção dos personagens (Judra, Bretor e Luana Yandel e etc, alguns tem um toquezinho na loucura, mas todos são bons personagens), e houve também situações que achei que ocorreram rápido demais em primeiro momento na narrativa, mas acabei mais para frente descobrindo o motivo, e o autor conseguiu interligar tudo muito bem.

Em alguns momentos eu queria mais de Leran e que certos diálogos fossem mais desenvolvidos, mas isso não atrapalhou em nada a leitura, na verdade eu fiquei bastante satisfeita com os diálogos, pois infelizmente em alguns nacionais que li, via uma história muito boa, mas com diálogos fracos, e isso sempre me irritava, e posso falar com toda certeza de alguém que lê muitos livros de fantasia (e em segundo de ficção cientifica), que esse foi um dos livros mais completos em relação a desenvolvimento do enredo, diálogos e de todo o universo criado, e o final me deixou muito ansiosa para ler as continuações, não sei quando vou poder adquirir o segundo livro, mas estou com as expectativas bem altas e vou dar o feedback sobre ele aqui. Mas por enquanto recomendo muito esse livro, vamos dar mais chances para autores incríveis que temos aqui no Brasil, e se você gosta de fantasia não vai se arrepender por dar uma chance para esse. Boa leitura.

P.S: Edição maravilhosa! Com ilustrações lindas demais. Vale muito a pena a aquisição.  

(..) Como meu avô disse: "Isso é só o começo". De quê, eu ainda não sei. Mas estarei pronto para enfrentar o que vier..."


Nota :: 


Informações Técnicas do livro

Supernova - O Encantador de Flechas
Supernova #1
Renan Carvalho
Ano: 2015
Páginas: 440
Editora: Novo Conceito
Sinopse (Skoob):
Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos — nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.
Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

26 comentários:

  1. Olaaa, tudo bom? 😊 Sou apaixonada por distopia/fantasia/ficção! Eu me interessei muito por esse! Adorei sua resenha; ficou bem explicadinha!
    Beijos!

    Blog: literarte.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!Essas são os meus gêneros favoritos também, e esse livro é ótimo.

      Excluir
  2. Adorei o livro e a resenha. O livro me chamou bastante atenção. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dessas aventuras!
    Meu livro favorito é de Tolkien e ele justamente cria um mundo novo! adoro quando os autores tem essa criatividade de formar um novo universo.
    Dica anotadíssima!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim também! adoro esses mundos diferentes, mostra mais ainda a capacidade criativa dos autores. Ainda não entrei no mundo de Tolkien, mas é meta desse ano!

      Excluir
  4. Olá!

    Para mim, a capa deixa a desejar hahaha Mas pelo que tu disse, você realmente gostou desse livro para categorizá-lo desta forma. Se você gosta de autores que criam todo um mundo novo, leia A lenda de Materyalis :D Para mim, 'Quebra" da Vitória Lussari é uma fantasia nacional ótima também!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu até que gostei um pouco da capa (não foi das piores) rs Mas o conteúdo vale a pena, gostei mais ainda por ser nacional, poucas vezes eu li fantasia com essa qualidade escrita por aqui (não que eu leia muitos nacionais também, pois é sempre mais dificil a aquisição). Mas está anotado suas dicas.

      Excluir
  5. Oie!
    Esse é meu gênero preferido!
    Acho o Tolkien uma referencia em livros desse tipo
    Gostei muito da dica
    A resenha ficou ótima!!!

    Partes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah Preciso ler Tolkien! está na minha meta desse ano, mas sempre passa outros na frente. Obrigada por comentar.

      Excluir
  6. Oi, ainda não conhecia o livro, adoro aventuras,ação e isso o livro parece ter de sobra. Gostei muito da originalidade do enredo e já anotei a dica. A respeito da resenha ela está maravilhosa e rica em detalhes.. beijos <<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Deu muito trabalho escrever muitas coisas sem spoiler rsrs Adorei esse livro, indico bastante e fico feliz que gostou da dica.

      Excluir
  7. Oi não sou muito fã de distopia não, mas curti sua resenha que por sinal, ficou ótima, bjus e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já amo esse gênero rs mas tudo bem, fico feliz que tenha gostado da resenha. :)

      Excluir
  8. Oii.
    Eu gosto bastante de ficção cientifica mas quase nunca encontro uma boa brasileira. Acho que esse livro deve ser bem meu estilo. Fiquei com água na boca por ele.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo por isso também, estava difícil alguma literatura brasileira me prender faz um tempo, fico feliz de ter encontrado esse! Espero que leia e goste, ele é bem legal mesmo! Aproveite!

      Excluir
  9. Olá, achei a capa diferente e aepasr da sua bela resenha, animada e que me passa a impressão de que gostou da leitura, não me animei a fazer a leitura, beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não se animou! Mas obrigada pelos elogios e por comentar!

      Excluir
  10. Confesso que só pela capa já me interessei por ele. Não conhecia o título e ler sua resenha só me deixou com vontade de ler e por ser nacional a vontade é bem maior pois temos visto autores de qualidade quando se fala em fantasia.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a literatura nacional fantástica está cada vez melhor, apesar de fazer um tempo que alguma não me encantava tanto. Espero que leia, pois eu gostei de verdade.

      Excluir
  11. Eu amei sua resenha.Amo uma boa distopia e esse livro parece ser exatamente isso. Amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Distopia é vida, e esse livro é excelente!

      Excluir
  12. Oi Jessica!

    Sempre tive vontade de ler este livro e sem dúvidas após esta resenha vou compra-lo imediatamente rsrsrs

    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei "namorando" esse livro por muito tempo também rs mas quando comprei não me arrependi! Obrigada por comentar

      Excluir
  13. Oi

    Parabéns pela resenha ficou bastante clara e a proposta do livro parecer ser muito boa mesmo, capas ilustradas são um charme a parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! amo as ilustrações, e a história é muito boa! indico muito!

      Excluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!