27 janeiro, 2018

# @Carol Finco # Anne de Green Gables

Resenha :: Anne de Green Gables (Anne de Green Gables #1)


Vocês já se fizeram a seguinte pergunta após ler um livro: “Por que eu demorei tanto para ler esta história?” Foi o que aconteceu comigo após ler Anne de Green Gables. Sério, este livro deve ser lido por todos que amam ler, é uma leitura que nos leva a refletir, a sentimentos de alegria e tristeza, como a linda história do “Pequeno Príncipe” e tantas outras fazem conosco. É um livro com uma narrativa bastante fluída, com a sua escrita praticamente poética, mas sem ser poesia, com uma musicalidade fantástica. Uma história que lhe prende desde as primeiras palavras e segue nos tocando a cada capítulo lido. Um verdadeiro clássico.

Temos então uma história que se passa em Avonlea, localizada numa pequena parte da península triangular, no golfo de Saint Lawrence, a ilha de Prince Edward no Canadá, onde Matthew e Marilla Cuthbert, dois irmãos com idade já avançada e que nunca se casaram, moram na linda fazenda Green Gables. Após, muita conversa e ponderação entre os dois, devido à idade e a preocupação com a saúde de Matthew, resolveram adotar um menino órfão, com idade de 11 anos, não muito novo, mas ainda com idade para poder ser educado e moldado conforme eles quisessem, mas eles nunca poderiam imaginar a surpresa que teriam e muito menos, que esta providência do destino, seria a melhor coisa que poderia ter acontecido em suas vidas.

Anne Shirley é uma menina ruiva, sardenta e muito, mas muito tagarela, que desde muito nova com o falecimento dos seus pais não teve uma vida nada fácil e muito menos feliz nas duas casas em que viveu até parar no orfanato. Porém longe de ser uma criança triste e amargurada, ela sempre buscou tirar o melhor proveito da vida que leva através da sua aguçada e brilhante imaginação e quando ela tinha um “escopo”, ou seja, espaço, para exercê-la, tudo ficava bem no final das contas.

Já entenderam a confusão, né? O pedido verbal de lhe trazerem um menino do orfanato, feito aos vizinhos, acabou sendo distorcido e foi trazida uma menina no lugar. Mas, apesar do drama e susto inicial, os irmãos Cuthbert resolvem ficar com a Anne, principalmente porque o Matthew, um senhor tímido, de pouca conversa, principalmente com as mulheres devido a sua aparência, ter se encantado com a tagarelice profundamente culta daquela menina e toda a sua alegria e imaginação, que transformou sua própria visão de si e do lugar onde morava.

Tenho que destacar, que o gênio das ruivas precede e é profundamente destacada nesta história, pois a Anne tem um temperamento super forte quando provocado e é bastante teimosa quando toma uma decisão. Preciso dizer que ela é muito atrapalhada tadinha, ou então alguns a veriam como azarada mesmo, mas ela vê tudo o que lhe acontece como erros próprios e que "amanhã é um novo dia, sem erros cometidos... ainda". Não dá para falar muito, pois não quero dar nenhum spoiler. Mas as coisas só melhoram para ela apesar de tudo o que acontece.

“- Bem, tenho aprendido uma nova e válida lição todos os dias. Desde que cheguei a Green Gables tenho cometido erros, e cada um deles tem ajudado a me curar de alguma grande limitação.(...) Estou certa de que muito em breve verá em mim um grande progresso nesse aspecto, Marilla”.

Estou com dificuldades para escrever pouco, pois eu me apaixonei por todo este livro e para minha sorte, minha irmã tem também o segundo livro para eu poder ler. Dou nota 5/5 com muitos corações e mais do que recomendo a leitura, insisto em dizer que deveria ser uma obrigação para todos que amam uma leitura de qualidade e excelência. Sobre a edição da Pedrazul, bem como capa e tradução, para mim está maravilhosa.

Mais uma vez, me perdoem se mais resumi a história ao invés de resenhá-la, mas ficou impossível falar deste livro sem expressar tudo o que amo nele sem ser com quem já leu o mesmo e desta forma eu não estar dando spoiler, o que fatalmente aconteceria. Quase deixei minha irmã louca comigo, de tanto comentar sobre este livro. Com certeza será uma daquelas histórias que relerei sentido o mesmo prazer da primeira vez, e talvez até mais.

Uma curiosidade sobre este livro é que foi o primeiro publicado por esta autora e ele também se tornou uma série da Netflix, mas a pessoa que vos escreve não teve coragem para assisti-la devida às modificações que eles sempre fazem na história e eu não gostei de uma que foi feita e por isso abandonei a série no segundo episódio. Talvez eu tivesse gostado da série, caso ainda não tivesse lido o livro. Então, pra quem gosta de seriados, sugiro que assista ao mesmo antes de ler o livro. Sem dúvida você achará a história ainda mais fantástica do que ela já é.

Boa leitura,

Carol Finco


Nota :: 



Informações Técnicas do livro

Anne de Green Gables
Anne de Green Gables # 1
Ano: 2017
Páginas: 236
Editora: Pedrazul
Sinopse (Skoob):
Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blyhte. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.


Editora Pedrazul atualmente é a editora que mais se dedica à tradução e à publicação de obras mundialmente consagradas, algumas ainda desconhecidas no mercado editorial brasileiro, como os autores que influenciaram o estilo da mais famosa escritora inglesa de todos os tempos, Jane Austen. Também atua no segmento romance histórico e de época escritos por autores contemporâneos.

35 comentários:

  1. Que resenha linda, Carol! Super concordo que é um livro que deve ser lido por todos que amam ler e acho que até quem não ama ler devia dar uma chance para a Anne também, rs.
    Ah! A série da Netflix (Anne with an E) tem uma história diferente da do livro, a partir do segundo episódio as diferenças aparecem cada vez mais, e quando termina, mesmo tendo lido o livro, você não sabe para onde a história vai, porque as diferenças são gritantes. Mas apesar disso, a série é muitoooo boa, mesmo não sendo fiel ao livro. Se quiser assistir uma adaptação fiel do livro o filme de 1985 é perfeito para isso.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhhh!!! valeu Dani.. obrigada pela dica do filme, vou procurar. Bjs

      Excluir
  2. Oiee. Sabe também acho impossível pensar objetivamente sobre diversos livros. Cada vez mais tenho encontrado obras pelos quais falar se torna praticamente impossível. Não conhecia essa obra, mas amei de verdade toda a expressão que você pôs em sua resenha. Sinto como se estivesse dentro da obra através dos seus olhos. Parabéns pela obra fantástica.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada.. esta história é uma verdadeira lição de vida. É realmente fantástico o que um bom livro pode nos proporcionar. Bjs

      Excluir
  3. Oii Que livro lindo só pela sua resenha, eu percebi que essa história deve ser um amorzinho. Não conhecia o livro vou procurar para ler amei a resenha um beijo Dani !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. leia sim que tenho certeza que irá gostar. bjs

      Excluir
  4. que xodozinho. adoro ver o carinho das pessoas com o livro. transmite um amor fora do comum <3 parabéns pela resesenha <3

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Eu comecei a ler esse livro uma vez na escola, mas eu não estava num momento legal e abandonei a leitura. Pretendo reler qualquer dia e ir até o fim, espero gostar tbm, principalmente porque estou com as expectativas altas, ainda mais agora que tem até série na Netflix. AMei a resenha
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo dele é realmente meio difícil, mas a gente se acostuma super rápido e a leitura vai fluindo de maneira surpreendente. Bjs

      Excluir
  6. Oii, que resenha linda! Havia visto o trailler da série, e não sabia que era adaptação literária. Amo livros com essa temática feita através da percepção das crianças,torna a leitura mais cativante ainda.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... muito obrigada. A série é diferente do livro, mas uma amiga disse que vale a pena assistir, mas tendo isto em mente. O livro é maravilhoso. bjs

      Excluir
  7. Olá!
    Que livro diferente. 😍 A temática e forma mais lírica que vivo descreveu me remeteu as fábulas que tanto amo. Minha segunda paixão são seriados de TV, então é óbvio que irei conferir a Netflix também.
    Beijos!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o livro é maravilhoso e você não se arrependerá de lê-lo. Bjs

      Excluir
  8. Oiê!!!
    Acho a capa desse livro muito fofa mesmo, tenho ele em ebook e você me fez querer lê-lo para ontem hahaha É nítido o amor que você teve/tem por essa leitura e acho lindo quando passamos isso para o próximo. Amei sua resenha, a sinceridade e o carinho de suas palavras pelo livro.

    Vou ler sim, com certeza, doida para conhecer essa ruivinha cheia de imaginação.E provável que diga o mesmo: "por que não li isso antes?"
    Ótima resenha!
    Bjokas!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo carinho!!! Tenho certeza que você amará a leitura também pois o livro é cativante. Bjs

      Excluir
  9. Eitaaa, já quero!
    Que resenha maravilhosa, com certeza me instigou a ler essa história ^^.
    Enquanto lia sua resenha lembrei da série na Netflix, então seguirei seu conselho e vou assistir a ela primeiro e depois ler o livro. kkkkkkk
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Uau, que resenha maravilhosa! Eu ainda não conhecia esse livro, mas acabei de colocá-lo na lista de desejos. Parece ser o tipo de história fofa, com mensagens substanciais. Já quero! Sobre a famigerada pergunta, "Por que eu demorei tanto para ler esta história?", provavelmente é a pergunta que mais faço à mim mesma, mas automaticamente a resposta é ainda bem que eu li, independente de quando. Resenha incrível, parabéns.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, exitem histórias que nos cativam de maneira surpreendente e esta foi uma delas. Bjs

      Excluir
  11. Lindíssima resenha, apesar de não ser meu estilo de leitura fiquei extremamente curiosa e pretendo lê-lo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica. Tenho certeza que você irá curtir esta história da mesma maneira que fez com o Dumplin. Este livro é lindo e você não vai se arrepender de lê-lo. Bjs

      Excluir
  12. Sim, eu já fiz essa pergunta no último livro que terminei de ler hoje, é engraçado que aqueles livros que ficam parados na nossa estante, geralmente são os melhores né kkk.
    Eu tou louca para ler esse livro, assisti a série na Netflix 1º temporada e mal vejo a hora de lançarem a 2ª, sua resenha ficou perfeita, me fez relembrar algumas passagens da série, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, se você gostou da série, vai se apaixonar pelo livro. Bjs e tudo de bom pra você também.

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?
    Aaaaaaaa, eu sempre pego esse livro na livraria e nunca levo para casa. Eu amei muito o seu post, agora da próxima vez será o primeiro livro que irei procurar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo!!
      Tenho certeza que você não irá se arrepender de lê-lo. Bjs

      Excluir
  14. Oi Carol, adorei seu texto. Não conhecia esse livro. É tão gostoso quando amamos tanto assim uma história , e sinto isso de perguntar porque não li antes alguns livros, tem histórias que realmente nos arrebatam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.. é verdade né, algumas histórias nos tocam de forma surpreendente ou nos diverte de maneiras fantásticas. Bjs

      Excluir
  15. Olá.
    Já passei pela série na Netflix, mas nunca procurei informações sobre o livro, agora estou bem interessada em conhecer essa história que parece maravilhosa.

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI.. você precisa ler o livro, já eu tentarei terminar a série... srsrsrsrs.. bjs

      Excluir
  16. Olá, tudo bom?
    Eu nunca havia ouvido falar do livro e gostei bastante, principalmente da sua resenha. Quando eu tiver a oportunidade irei ler. Excelente dica!

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou da resenha, o livro é maravilhoso.
      Bjs

      Excluir
  17. Resenha tão bem feita wue me chamou a atenção para os livros.

    ResponderExcluir
  18. é maravilhoso esse livro, meu preferido

    ResponderExcluir
  19. Eu estou no terceiro livro Anne da Ilha e te enedendo perfeitamente bem a história é muito encatadora eu estou completamente apaixonada pela Anne e por todos os personagens e por todas as aventuraas deles <3 é inspirador a forma como a Anne ve a vida!! Eu tambem não tive coragem de assistir a série... eu não conseguiria assistir depois de já ter criado todos os personagens na minha cabeça ahhahahahaha sua resenha ficou perfeita <3

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!