01 novembro, 2020

# Entrevista # Grupo Editorial Coerência

O Clube Entrevista :: Natalia Moreno


Oi, faroleiros!

 

Temos entrevista com autora nacional hoje! (Aeeewww!) Dessa vez é com a autora Natalia Moreno, que já publicou alguns títulos, entre eles o livro Horizonte Azul, que já tem resenha aqui no blog,  que vocês podem conferir, clicando aqui. Enfim, vamos à entrevista.



Natalia Moreno nasceu em Porto Feliz em 1986. Formada em Letras e pós-graduada em Literatura, é professora de Língua Portuguesa e Literatura e palestrante sobre a importância da leitura na formação profissional e individual. Apaixonada por literatura, animais, música e natureza, encontrou na escrita uma maneira de extravasar seus sentimentos escondidos pelo seu jeito capricorniano de ser. Já conta com alguns feitos em sua carreira literária: ganhou um concurso de crônica em sua cidade natal e publicou alguns títulos, entre eles Destino Traçado. Adora fazer listas e tem a mania de querer colocar tudo em ordem, desde um quadro torto até o mundo, desesperando-se por este estar fora do seu alcance. 



 Clube do Farol: O que originou a sua vontade de escrever? E o que te vez colocar suas ideias "no papel"?

 

Natalia: Sempre gostei de ler, um dia pensei: eu poderia criar as minhas histórias! As ideias foram para o papel em forma de desabafo de adolescente e depois foram criando vidas! Recebi muito incentivo de professores para seguir adiante com os meus escritos e isso foi muito importante para mim. 



 Clube do Farol: Falando sobre o seu processo de criação, quais são os desafios diários de ser escritora?

 

Natalia: Acredito que criar seja fácil, difícil é colocar tudo no papel e acertar de primeira haha. Têm personagens que são teimosos e querem mudar todo o roteiro! Um dos desafios de qualquer escritora é conseguir ter a sua história reconhecida e levada para inúmeros leitores. O meio literário nem sempre é gentil.



 Clube do Farol:  Como é a sua rotina de trabalho com a escrita? Você estabelece metas para si mesma? Além de escritora, você é professora. Como é conciliar as duas carreiras?

 

Natalia: Sabe que eu até tentei criar uma rotina de escrita, mas não funciona comigo. Eu consigo conciliar bem as duas carreiras. A gente sempre dá um jeitinho e se ajeita, mas confesso que com o Home Office e toda essa pandemia, a criação literária perdeu espaço para as aulas remotas. A inspiração também deu uma sumida...



 Clube do Farol: As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira, seguindo depois um  esquema previamente traçado?

 

Natalia: Geralmente, eu penso na trama inteira, mas durante a escrita os personagens tomam conta do pedaço hahaha e eu sou obrigada a seguir o que eles querem!



 Clube do Farol: O que o faroleiro do Clube, que já conheceu aqui o livro “Horizonte Azul” (e esperamos que tenham adquirido muito), pode esperar do seu outro livro, “Destino Traçado?

 

Natalia: Destino traçado tem uma pegada mais mística, recheado da cultura indígena e mensagens nas entrelinhas. Assim como Antonella, Valentina também tem sonhos, mas ela precisa entender que todas as escolhas que fez foi a vida dando dicas que ela tem uma missão a cumprir e que não é do jeito que ela quer. Valentina é teimosa e guarda muito amor para ser doado, ela só precisa aceitar que o homem e a criança que entram em sua loja de pipas são obras do destino traçado quando ela ainda era uma criança!



 Clube do Farol: Além dos seus dois livros publicados na Editora Coerência, já tem em mente o seu próximo livro? Ou já está concluído? Conta para a gente os seus futuros planos no mundo literário.

 

Natalia: Tenho mais três ideias começadas aqui que fariam uma série com Horizonte Azul, uma dessas histórias já caminha para o desfecho, mas a pandemia me deixou um tanto travada e elas estão guardadinhas para um projeto futuro. Estou numa vibe de contos. Tenho três contos prontos que logo logo vão estar por aí!

 

Um pouco sobre...



Marcas da Vida é um livro que narra a história de Lilian, uma atriz que sofre um acidente e deixa de ter aparência perfeita devido as cicatrizes em seu rosto. Ela precisa enfrentar uma sociedade que julga existir um único padrão de beleza e aceitar o reflexo no espelho. (Editora Novo Século)



Depois da Tempestade é um livro que narra a história de Isabela, uma mulher que é deixada na porta da igreja e não aceita a situação. junto com um amigo ela viaja atrás do ex-noivo para encontrar respostas para a situação. Nessa viagem ela encontra Rafael, mas da maneira como gostaria e se vê sem rumo. Alexandre é o amigo que tenta ajudá-la, mas Isabela precisa aceitar essa ajuda. (E-book na Amazon).



 Clube do Farol: Para finalizar essa entrevista, gostaríamos que você deixasse uma mensagem para seus leitores no Clube do Farol.

E, claro, de antemão agradecer pela generosidade em dispor de tempo para responder nossas perguntas.


Natalia: Meu muito obrigada por permitir que minhas histórias cheguem até vocês e que minhas personagens contem suas histórias. Sem vocês, leitores, nós escritores não seríamos nada! Gratidão! 




Conheça mais sobre a autora Natalia Moreno
em suas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!