04 novembro, 2020

# Entrevista # Grupo Editorial Coerência

O Clube Entrevista :: Rachel Fernandes


Oi, faroleiros!

 

Hoje temos entrevista! E dessa vez é com a autora Rachel Fernandes, que escreveu o maravilhoso livro 457 Milhas (confira a resenha, clicando aqui), livro vencedor do concurso SweekStars 2018 na categoria Melhor Livro. Enfim, vamos à entrevista.


Rachel Fernandes é uma redatora publicitária que escreve ficção entre um anúncio e outro. Formada em Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, é apaixonada por arte, games com tramas interessantes, músicas antigas e piadas sem graça. Atualmente, mora em Porto Alegre com os pais e sete cães.



 Clube do Farol: O que originou a sua vontade de escrever? E o que te vez colocar suas ideias "no papel"? 

 

Rachel: Sempre fui uma leitora voraz. Essa vontade de colocar as ideias no papel surgiu, acredito eu, dessa paixão pelos livros e pelas histórias.



 Clube do Farol: Falando sobre o seu processo de criação, quais são os desafios diários de ser escritora?

 

Rachel: O maior desafio é ter a certeza de que possuo uma narrativa consistente ao final do processo. Não me importo tanto com a consistência nos estágios iniciais, mas é algo que sempre habita minha mente em menor ou maior grau durante o ato de escrever.



 Clube do Farol: Como é a sua rotina de trabalho com a escrita? Você estabelece metas para si mesma? Além de escritora, você é redatora publicitária. Como concilia as duas carreiras? Uma acaba influenciando a outra?

 

Rachel: Estabeleço a meta de 500 palavras diárias, mas sempre acabo passando um pouquinho. Escrevo em qualquer lugar ou horário e divido o processo em analógico e digital: primeiro, escrevo à mão as linhas gerais de uma cena, depois escrevo a cena à mão e só então passo a escrita para o computador. Mas o processo varia bastante. Depende muito do momento e do tempo que tenho. Por trabalhar durante o dia, concentro a escrita no período inverso.

E uma carreira acaba influenciando muito na outra. A redação publicitária me ensinou que preciso ser o mais concisa possível e, ainda assim, transmitir a mensagem de uma forma criativa. Isso é muito útil quando vou escrever minhas histórias. A escrita criativa, por outro lado, altera minha forma de escrever os anúncios e pensar nas campanhas que desenvolvo.



 Clube do Farol: As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira, seguindo depois um esquema previamente traçado?  

 

Rachel: Organizo a história em linhas gerais e, depois, por capítulos e cenas. Mas acredito que todo planejamento deva estar aberto a alterações. Sou do tipo de escritora que muda muito a história antes de ficar satisfeita com o resultado final. 



 Clube do Farol: O que o faroleiro do Clube, que já conheceu aqui o livro “457 Milhas” (e esperamos que tenham adquirido muito), pode esperar de suas outras histórias, publicadas de forma independente?


Rachel: Pode esperar muita diversão, alguns momentos de reflexão sobre a vida e bastante romance. Ah, e pode esperar muito regionalismo! Gosto bastante de trazer histórias que se passam em Porto Alegre, cidade onde nasci e cresci.



 Clube do Farol: Além do seu livro publicado na Editora Coerência, você já tem em mente alguma nova publicação? Conta para a gente os seus futuros planos no mundo literário.

 

Rachel: Sempre! Atualmente estou escrevendo uma ficção histórica que se passa no Brasil da Primeira República e tenho duas novelas que serão publicadas até o final de 2020/1º semestre de 2021 na Amazon. Mal posso esperar pra compartilhar essa novidade com os leitores!



 Clube do Farol: Para finalizar essa entrevista, gostaríamos que você deixasse uma mensagem para seus leitores no Clube do Farol.

E, claro, de antemão agradecer pela generosidade em dispor de tempo para responder nossas perguntas.

 

Rachel: Primeiro gostaria muito de agradecer o convite! É sempre um prazer conversar com o Clube do Farol. Minha mensagem para os leitores é apenas uma: muito, muito, muito obrigada pelo carinho. Minhas histórias existem porque vocês são as pessoas que mais acreditam nelas. Até breve!




Conheça mais sobre a autora Rachel Fernandes
em seu site e redes sociais:
Site │ Instagram │ Twitter │ Wattpad


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!