06 dezembro, 2020

# Entrevista # Grupo Editorial Coerência

O Clube Entrevista :: Paula Barros


Oi, faroleiros!

Hoje temos entrevista com autora nacional! A entrevistada dessa vez é a autora Paula Barros, autora de alguns títulos, entre eles o maravilhoso Mistérios e Cupcakes, que já tem resenha aqui no blog, e vocês podem conferir, clicando aqui. Enfim, vamos à entrevista.


Paula Barros nasceu em São Paulo. Formada em Pedagogia, Letras e Psicopedagogia, desde 2002 é uma professora que acredita na transformação das pessoas por meio da educação. De uma família humilde e católica, sempre gostou de estudar e escrever. Ainda criança já sonhava em ser escritora, encontrando inspiração em Agatha Christie, Clive Staples Lewis, Antoine de Saint-Exupéry, Rubem Alves e Machado de Assis. Casou-se aos dezenove anos e teve seis filhos, os quais ama de paixão. É blogueira e youtuber literária no canal Vem pra Nárnia.



 Clube do Farol: O que originou a sua vontade de escrever? E o que te vez colocar suas ideias "no papel"?

 

Paula: Comecei a escrever por causa dos meus filhos e alunos, pois queria despertar neles o prazer da leitura, com histórias instigantes e de fácil interpretação. Inspirei-me na série vaga-lume, que tanto gostava de ler na minha adolescência e também em Ágatha Christie.



 Clube do Farol: Falando sobre o seu processo de criação, quais são os desafios diários de ser escritora? As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira, seguindo depois um esquema previamente traçado?

 

Paula: Sempre começo as minhas ideias em um caderninho comum, colocando todo o esquema (escaleta) e personagens, com suas características e papéis na trama. Depois vou colocando o que vai acontecer em cada capítulo, para depois passar para o computador e começar de fato a história.



 Clube do Farol:  Como é a sua rotina de trabalho com a escrita? Você estabelece metas para si mesmo? Além de escritora, você é professora. Como é conciliar as duas carreiras?

 

Paula: É uma correria, mas procuro conciliar da maneira que puder. Costumo escrever durante a noite e às vezes vou até de madrugada, quando estou inspirada. Para mim é muito prazeroso escrever, então nem vejo o tempo passar.



 Clube do Farol: Em Mistérios e Cupcakes” seu filho foi responsável pelas ilustrações. Como foi trabalhar com ele? Podemos esperar novas parcerias ou em breve teremos um novo autor?

 

Paula: Sim, é muito bom trabalhar com a família, pois tenho liberdade para me expressar e colocar o que acho de acordo com o que quero nas ilustrações. Tenho três filhos que desenham e sonham em criar histórias em quadrinhos. O Rafael (mais velho) que fez as ilustrações de "Mistérios e Cupcakes", e o Vítor acabou de escrever um livro para um concurso e em breve irá publicá-lo. O menor, Henrique, acabou de escrever um livro infantil comigo: "10 gatos". Eles três também fizeram as capas e ilustrações dos meus livros independentes que estão no site da Uiclap. Com certeza teremos mais parcerias, futuramente.



 Clube do Farol: Ficamos impressionados em como você trabalhou bem o drama policial no Brasil, então a pergunta é: como foi o processo de construção desse drama? Envolveu pesquisa, vivência? Os autores costumam colocar alguma característica sua em seus personagens. Qual personagem da sua história tem alguma coisa parecida com você?

 

Paula: Como professora, eu procuro sempre trazer a crítica social para os meus alunos, e achei muito necessário trazer isso também para as minhas histórias, já que vivencio muitas destas situações nas diversas comunidades em que dei aula durante os meus 18 anos de profissão. Alguns personagens são inspirando sim, em pessoas com quem convivi e aprendi muita coisa, como o Pe. Berardo, que auxilia as mulheres grávidas e o Pe. Paulão, que auxilia os moradores de rua. Também tem a criança especial, que veio da minha filha, Maria Júlia, que foi abandonada no hospital e eu a adotei. Creio que a personagem que eu mais me identifico é a Luísa, principal da trama: “Um mistério entre nós”, pois mesmo com medo, vai em busca dos seus ideais e por amar gatos.



 Clube do Farol: Além de “Mistérios e Cupcakes” publicado pela Editora Coerência, já tem em mente o seu próximo livro? Ou já está concluído? Conta para a gente os seus futuros planos no mundo literário.

 

Paula: Já escrevi mais dois livros nesse mesmo universo de personagens: “Doce Mistério” e “Armadilhas do Sucesso” e também estou escrevendo mais um que vai se chamar “Colar de Intrigas”. Escrevi um livro infanto-juvenil: “Caíque e uma aventura no espaço” e um infantil: “Dez Gatos”, com meu filho caçula Henrique. Agora estou participando e organizando uma antologia sobre a pandemia que será lançado em dezembro. Aguardem as novidades.



 Clube do Farol: Para finalizar essa entrevista, gostaríamos que você deixasse uma mensagem para seus leitores no Clube do Farol.

E, claro, de antemão agradecer pela generosidade em dispor de tempo para responder nossas perguntas.

 

Paula: Gostaria de agradecer a atenção de vocês e de quem está lendo esta entrevista e convidá-los a conhecer o meu trabalho nas redes sociais: @paulabarros.autora e @vempranarnia (meu instagram literário). Se você ficou com vontade de ler meus livros, pode adquiri-los no site da Editora Coerência (Mistérios e Cupcakes) ou no site da Uiclap (os outros que eu citei durante a entrevista). Também tem o e-book de todos na Amazon.

Estou à disposição para quem quiser saber mais sobre o universo da escrita. Gratidão.




Conheça mais sobre a autora Paula Barros
em suas redes sociais:
Instagram │ Facebook │ YouTube │ Wattpad

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário!! Bem-vindo(a) ao Clube do Farol!